TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil

Por:   •  5/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.846 Palavras (20 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

UNINOVE

Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil

PGRCC

SÃO PAULO

2015

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

UNINOVE

Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil

PGRCC

Grupo de Trabalho

ANDERSON MEIRA SANCHES RA 311104691

EDUARDDO JOSÉ RIBEIRO DOS SANTOS RA - 2211200205

VANESSA SOUSA SILVA RA - 311102309

Sumário

1. Introdução 4

2. Identificação do empreendimento 5

2.1 Características do zoneamento 5

2.1 Finalidades do Empreendimento 5

3. Identificação do responsável 7

4. Caracterização do empreendimento 7

5. Quantidade de resíduos gerados na construção / demolição 7

5.1 Distribuições por classe - Resíduos da Demolição 7

5.2 Resíduos da Demolição 8

5.3 Resíduos da Construção 8

5.4 Volume de Material Gerado na Terraplanagem 8

5.5 Estimar a quantidade de resíduos gerados por classe com a seguinte relação...8

6. Reutilização e/ou Reciclagem de resíduos para uso na própria obra 9

7. Anexos 10

7.1 Anexo I – Localização do Terreno 10

8. Glossário do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil........12

1. Introdução

Perante a elevada geração de resíduos originados de obras civis, faz-se necessário o Programa de Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil (PGRCC).

Neste programa descrevemos na forma mais clara e objetiva os tipos de resíduos com os quais estamos lidando, suas classes, destinação, reutilização, enfim. Todos os processos necessários para minimizar os impactos são tomados da maior forma racional possível, assim podendo muitas vezes reutilizar resíduos dentro da sua própria obra em alguns locais específicos. Existem também empresas coletoras que destinam os resíduos impróprios à reutilização no próprio canteiro de obras, para seu devido descarte e reutilização, quando possível.

Todo procedimento descrito e elaborado, visa diminuir o máximo possível os impactos ambientais causados pelos resíduos gerados na construção. Desencadeia também certa economia financeira devido ao processo de reutilização de matérias no próprio canteiro de obras e até mesmo no momento de descarte, selecionando empresas qualificadas para tal serviço acaba isentando-se de gastos excessivos com métodos de descarte impróprios.

2. Identificação do empreendimento

O projeto aqui apresentado é um empreendimento imobiliário com fim comercial em implantação ao loteamento de uso originalmente e restritamente empresarial, conforme o projeto aprovado pela prefeitura.

O projeto do Edifício de Escritórios e Serviços Legrand tem por diferencial boas acomodações aos colaboradores tendo em disposição uma fácil circulação. Os acessos têm uma forte marcação em relação ao terreno facilitando o direcionamento dos futuros usuários em torno da edificação.

O nosso público alvo será de funcionários, com o funcionamento no período comercial, com serviço de portaria 24horas/dia e 7dias/semana.

O terreno está localizado entre à Rua João Jabotam e a Praça Araçariguama.

2.1 Característica do zoneamento

A Lei Complementar Nº 13.430, conhecida como Plano Diretor do Distrito Sede de São Paulo, dispõe sobre o zoneamento, o uso e a ocupação do solo em outras providências, o incide sobre a área urbana em estudo.

A quadra urbana onde se localiza o empreendimento em estudo está em uma área mista predominante. As áreas residenciais, as mistas e as áreas verdes são áreas de usos urbanos.

As Áreas Residenciais, AR, são áreas “destinadas à função habitacional, complementadas ou não por atividades comerciais e de serviços vicinais de pequeno porte”. Podem ser: ARE as áreas residenciais exclusivas; e ARP, áreas residenciais predominantes.

As Áreas Mistas, AM, são áreas que concentram atividades complementares à função residencial. Podem ser de várias classes. As AMC são áreas mistas centrais destinadas a atividades comerciais.

As Áreas Verdes (AV) são os espaços urbanos ao ar livre, de uso público ou privado, que se destinam à criação ou à preservação da cobertura vegetal, à prática de atividades de lazer e recreação, e à proteção ou ornamentação de obras viárias, subdividindo-se em:

• Áreas Verdes de Lazer (AVL);

• Áreas Verdes do Sistema Viário (AVV);

• Áreas Verdes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com