TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE MANIFESTAÇÕES PATOLOGICAS OCASIONADAS PELA UMIDADE NAS EDIFICAÇÕES .

Por:   •  27/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.421 Palavras (10 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Campo Grande -MS

2017


EWERTON DE SOUZA LOPES[pic 6]

[pic 7]

ANÁLISE DE MANIFESTAÇÕES PATOLOGICAS OCASIONADAS PELA UMIDADE NAS EDIFICAÇÕES

Trabalho de conclusão de curso de Engenharia Civil apresentado como requisito para obtenção do grau de Engenheiro Civil .
Orientador:Wallid Val Jr


Campo Grande -MS

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

1.1 O Problema        3

2 OBJETIVOS        4

2.1 Objetivo Geral ou Primário        4

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        4

3 JUSTIFICATIVA        5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

4.1 UMIDADE ..............................................................................................................6

4.1.1 UMIDADE ORIUNDA DO SOLO ........................................................................7

4.1.2 UMIDADE PROVINDA DA PRÓPRIA CONSTRUÇÃO .....................................8

4.2 TIPOS DE INFILTRAÇÃO .....................................................................................8

4.3 MANIFESTAÇÕES PATOLOGICAS EM EDIFICAÇÕES .....................................9

4.3.1 PATOLOGIAS CAUSADA PELA UMIDADE ......................................................9

4.3.2 PATOLOGIAS ORIGINÁRIAS DO PROCESSO CONSTRUTIVO ...................10

4.4 DEFINIÇÃO DE IMPERMEABILIZAÇÃO ............................................................11

5 METODOLOGIA .....................................................................................................12

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        13

REFERÊNCIAS        14

1 INTRODUÇÃO

Desde a antiguidade o homem vem se preocupando em saber mais e mais a respeito da construção civil, sempre buscando melhorar a forma de construir e prolongar a vida útil dessa edificações.

Mesmo havendo essa busca por conhecimento, muitas vezes as construções que vemos hoje assim como sempre aconteceu no passado, apresentam defeitos que comprometem vários pontos como durabilidade, conforto ao usuário em como sua segurança. Portanto a busca por conhecimento de como melhorar a forma de construir amem envolve estudar causas e origens de problemas que impedem a melhora das construções.

Diante desta necessidade, especialistas desde o último século começaram a usar o termo internacionalmente conhecido como Patologia para definir o estudo de manifestações patológicas. O nome faz exatamente alusão às enfermidades da medicina, pois assim como o corpo humano quando está doente apresenta sintomas do que está causando a doença, assim também agem as manifestações patológicas na construção civil.

Na engenharia, este termo está sendo utilizado para estudar diretamente as origens e causas de manifestações, mecanismos ou negligencias que aumentam a ocorrência de defeitos e falhas. Conhecer a causa de uma doença é chave importante para se ter uma solução e também criar meios de prevenir que em primeiro plano a manifestação ocorra. Por isso é indispensável que odos os envolvidos com construção tenham um conhecimento a respeito do assunto, pois as chances de se cometer erros quando já se conhece o que pode dar origem a uma falha é menor.

Na atualidade os meio construtivos desenvolvidos favorecem muito o aparecimento de manifestações patológicas. A busca por economia nas construções faz com que materiais sejam de má qualidade, a segurança seja reduzida e o cuidado com a execução de serviços sejam negligenciados.


1.1 O Problema

A infiltração e umidade nas edificações vem sendo causa de varias anomalias que podem ser chamadas de manifestações patológicas.Diante deste cenário é possível catalogar os principais aparecimentos patológicos  e quais são os principais efeitos que a umidade origina em uma edificação?  


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Analisar manifestações patológicas ocasionadas devido a infiltração e umidade, principalmente em prédios residenciais, mostrando seu diagnostico e resolução do problema.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

Classificar as manifestações patológicas observadas em edifícios residenciais de Campo Grande.

Montar sintomatologia das manifestações ocasionadas por umidade.

Estudar os efeitos devido a umidade e classificar os possíveis métodos de prevenção e/ou correção.


3 JUSTIFICATIVA

É comum relacionar a construção civil ao arcaísmo. As técnicas, sistemas e ferramentas utilizadas estão evoluindo aos poucos, mas o processo construtivo continua o mesmo: a mão-de-obra artesanal. Intervêm ainda, em meio a esse processo, os fatores pessoais, de planejamento, administrativos, de execução e climáticos. Estes e outros fatores são fundamentais para o aparecimento de patologias, decorrentes da não prevenção ou de má execução das etapas construtivas.

A umidade é uma das grandes responsáveis pelo surgimento de muitas patologias no ramo da construção civil, por isso é importante se conhecer os efeitos causados por ela, e encontrar a melhor forma de principalmente prevenir, sem precisar assim ter gastos não contabilizados para corrigir problemas com infiltração.

Se analisarmos o custo de uma boa impermeabilização, veremos que ele varia de 1% a 3% em média do custo total da obra. Se os serviços forem executados apenas depois de serem constatados problemas com infiltrações na edificação já pronta, o custo com a impermeabilização ultrapassa em muito este percentual: refazer o processo de impermeabilização pode gerar um acréscimo de 10% a 15% em média do valor final.

A função da impermeabilização é proteger a edificação contra patologias que poderão surgir com possíveis infiltrações de água e também prevenir contra vazamentos ou perda de fluidos (ex. reservatórios). A falta ou uso inadequado da impermeabilização compromete a durabilidade da edificação, causando prejuízos financeiros e danos à saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (295.5 Kb)   docx (184.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com