TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS PATOLÓGICOS ANATOMIA PATOLÓGICA

Trabalho Universitário: PROCESSOS PATOLÓGICOS ANATOMIA PATOLÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  4.845 Palavras (20 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 20

PROCESSOS PATOLÓGICOS

ANATOMIA PATOLÓGICA

Adriano Guedes

Alexia Zeni

Ana Maria Massariol

Andressa Schoereder

Angelica Arboit

Bruna B. Machado

O que é patologia?

Estudo e diagnóstico das doenças, através do exame de órgãos, dos tecidos, de líquidos corporais, e de corpos inteiros (autópsias) este estudo pode ser feito com vários métodos sendo eles( clínicos, bioquímicos, fisiológicos, bacteriológicos, imunológicos, morfológicos...) Portanto o termo patologia tem um significado amplo e abrange o estudo completo da doença.

 Segundo FARIA : “É frequente em nós o uso do termo patologia em lugar de doença, errado porque a patologia é o estudo da doença”

Origem grego - Pathos= doença, sofrimento; Lógos = estudo, ciência

Anatomia patológica, o que é?

É o estudo das doenças por métodos morfológicos, suas alterações ou lesões macro e microscópicas dos tecidos e órgãos causadas por diversos agentes lesivos. (Conhecendo-se as lesões pode-se compreender o aparecimento de doenças, seus sintomas e sinais, sua evolução e sai cura espontânea ou a custa de medicamentos)

A anatomia patológica é dividida em dois grupos:

 ANATOMIA PATOLOÓGICA GERAL- estudos dos processos patológicos de um modo geral das células e nos tecidos, sem considerar em que órgão estão localizados (ex.: Inflamações)

 ANATOMIA PATOLOGICA ESPECIAL - tem como base a anatomia patológica geral. Esta vai examinar as respostas específicas de órgãos especializados e tecidos a estímulos mais ou menos bem definidos .

Toda e qualquer doença que é desenvolvida ou adquirida foi causada por algo e agirá em um determinado órgão ou tecido. A anatomia patológica é a área que irá estudar e analisar determinado fenômeno, sendo assim ela engloba diferentes áreas :

 ETIOLOGIA – estudo da causa da doença (agentes vivos: vírus, ou até mesmo vermes), desconhecida (câncer) mas conhecendo-se fatores que favoreceram o aparecimento da mesma

 PATOGÊNESE – Origem da doença, processo de eventos do estímulo inicial até a expressão morfológica da doença

 ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS – São as alterações estruturais em células e tecidos característicos da doença. É o que pode ser visualizado macro ou microscopicamente;

 FISIOPATOLOGIA – estuda os distúrbios funcionais e significado clínico (Natureza das alterações morfológicas sua distribuição nos diferentes tecidos, características clínicas, ou seja dará o prognóstico da doença

NOÇÕES DE LESÃO

PROCESSOS PATOLOGICOS: PORQUE SÃO SUCESSÕES DE EVENTOS....

 todas as doenças tem causas que age por determinados mecanismos, os quais produzem alterações morfológicas ou moleculares nos tecidos, que resultam em alterações funcionais no organismo ou em parte dele.

 os transtornos funcionais manifestam-se por alterações no funcionamento das células, teciso, orgãos ou sistemas e representam os fenomênos fisiopatológicos definidos.

 o aspecto morfologico de uma lesão seja diferente em cada fase de sua evolução. Toda lesão inicia-se ao nível molecular surgindo de consequência de modificações na estrutura do citoesqueleto e de outros componentes.

 a ação dos agentes agressores se dá: a) Ação direta, por meio de alterações moleculares que se traduzem em modificações morfológicas. b) Ação indireta, através de mecanismos de adaptação que ao serem acionados, induzem a alteração molecular que resulta a modificações morfológicas.

 assim, até os mecanismos de defesa podem gerar morte celular, já que tem função de destruir invasores vivos, formados por células semelhantes às do tecido (caxumba)

ex. a ação do calor de um agente químico corrosivo ou de uma bactéria que invade o organismo é seguida de respostas teciduais. há uma reação inflamatória inespecifica, que é comum e muito frequente de respostas do organismo.

 toda a agressão gera estímulsos que induzem, nos tecidos, respostas adaptivas que visão torna-las mais resistentes a agressões subsequentes. As proteínas do estresse induzem certas respostas adaptivas, como o aumento da desnaturação de proteínas, aumentando a estabilidade das membranas, aumentando a resistência das células às agressões.

Nomenclatura

as lesões se dividem em grupos.

 lesões celulares: lesões não letais: são aquelas compativeis com a recuperação do estado de normalidade após cessada a agressão. Esta ligada à qualidade, intensidade, e à duração. A agressão pode modificar o metabolismo celular (degeneração) ou podem alterar os mecanismos que regulam o crescimento e a diferenciação celular (neoplasias...)

 lesões letais: são representados pela necrose (morte celular seguido autólise, autodestruição das células) e pela apoptose (morte celular, sem autólise).

 alteração do intersticio: englobam as modificações das substâncias fundamentais amorfas, fibras elásticas , que podem sofrer alterações estruturais ou originadas da circulação.

 distúrbios da circulação: aumento, diminuiçao e cessação do fluxo sanguineo (isquemia)

alteração da inervação:

 inflamação: modificações locais da microcirculação e pela saída de céulas do leito vascular, está frequentemente acompanhada por lesões celulares e do intersticio provocadas principalmente pela ação das células fagocitárias e pelas lesões vasculares que acompanham o processo.

AGENTES PATOGÊNICOS

 Hipóxia (oligoemia) e Anóxia (isquemia), grandes altitudes. Os agentes agressores que inibem a utilização de O² na respiração celular provocam lesões semelhantes aquelas decorrentes da cessação de seu fornecimento por obstrução vascular.

Agentes físicos como causa de lesão: dependendo da intensidade e da duração de sua ação, qualquer agente físico pode produzir lesões no organismo (úlcera por pressão)

 Lesões traumáticas: a)abrasão ou ferida abrasiva; b)laceração, ou separação de tecidos; c) contusão, levando à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com