TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE PCMSO

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE DE PCMSO

Para esta análise, foi considerado o PCMSO de 2009 da empresa IMONOTECH SISTEMAS DISGNOSTICOS LTDA enviado pelo professor tutor da matéria.

Para realizar a análise do PCMSO, tomaremos como base a apostila de leitura fornecida pelo curso, e a NR 07 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Componentes encontrados no PCMSO analisado

Na página 1 podemos encontrar encontra-se informações necessárias para identificação do arquivo como nome da empresa, data de renovação do arquivo, endereço e CNPJ.

Na página 2 do arquivo, conseguimos encontrar o nome da empresa, CNPJ, endereço, telefone, CNAE, a atividade, grau de risco e por ultimo o nome da médica coordenadora.

Da página 3 a página 6 do arquivo, temos alguns conceitos, que são:

Introdução: Visa atender a norma regulamentadora 7 (NR 7).

Finalidades: explica o motivo da existência do PCMSO, como garantir ações necessárias visando a promoção da saúde.

Objetivos: Mostra a importância de elaborar um PCMSO;

Atividades: explica quais são as atividades (exames médicos e prevenções) realizadas, que são divididas em ações primárias (promoção de saúde, proteção de saúde/prevenção de doenças, imunização, prevenção dos agravos ocupacionais e prevenção dos agravos ocupacionais) e as ações secundárias (exame admissional, exame periódico, exame de retorno ao trabalho, exame de mudança de função e exame demissional).

Relatório anual: estabelece que ao final de cada ano, seja emitido um relatório contendo as atividades exercidas pelo PCMSO.

Da página 7 a página 10, encontra-se o anexo sobre as  recomendações gerais, que são:

Organização do trabalho e higiene: diz respeito a organização do local de trabalho, considerando a identificação de produtos, a forma de armazenar e movimentar materiais e algumas proibições no local de trabalho, além de informar sobre a limpeza do loca de trabalho.

Organização do trabalho e fluxo de tarefas: tem por objetivo adequar o trabalho ao individuo, que  diz respeito a divisão do trabalho e ao conceito de ergonomia no trabalho.

Principais riscos ocupacionais específicos: diz respeito sobre a insalubridade do tipo de serviço prestado.

Identificação antecipada de riscos: diz respeito a qualificação do funcionário e a manutenção periódica de equipamentos.

Risco ergonômicos: diz respeito a ergonomia do trabalho, recomenda o uso da NR 17.

Medidas de proteção coletiva: diz respeito ao PPRA e a proteção coletiva.

Utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) : diz respeito a necessidade do EPI, caso não consiga mitigar o problema com o uso de um EPC.

Relações de trabalho: relata sobre as relações entre trabalhador e empresa, fala sobre respeito mútuo e integralização do funcionário.

Na página 11, encontra-se  ANEXO 3 (Ficha de controle de equipamento de proteção individual) , é uma ficha que  o funcionário declara receber o EPI e saber utilizá-lo, com controle de nome, data, numero de  CA do EPI e assinatura do funcionário e de uma testemunha.

Na página 12, encontra-se  o anexo 4 que é  sobre os procedimentos de primeiros socorros, com os itens da caixa de primeiros socorros e algumas recomendações de primeiros socorros.

Na página 13 e 14, encontra-se o anexo 1 que é uma síntese do PCMSO, onde apresenta informações sobre a empresa e de  cada setor da empresa, a função de cada funcionário neste setor, a quantidade de funcionários e se existe algum risco ocupacional específico.

Análise dos componentes encontrados e do PCMSO

Considerando o estudo da unidade , podemos perceber que na segunda página do arquivo, a qual contém as informações iniciais do PCMSO, está faltando a razão social, o número de trabalhadores distribuídos por sexo, horário de trabalho e os turnos. Observa-se também que o GR – Grau de Risco, está incorreto, segundo a NR 4 o grau de risco estabelecido para este tipo de atividade é 3, e não 2 como mencionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com