TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE PROSPECÇÃO DE DEMANDA E DE MERCADOS PARA UM PRODUTO/SERVIÇO: O CASO DO O BOTICÁRIO LOJAS FÍSICAS

Por:   •  5/12/2019  •  Monografia  •  2.241 Palavras (9 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE POSITIVO

GESTÃO FINANCEIRA, CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

DISCIPLINA: INTELIGÊNCIA DE MERCADO E PREVISÃO DE DEMANDA

ANÁLISE DE PROSPECÇÃO DE DEMANDA E DE MERCADOS PARA UM PRODUTO/SERVIÇO: O CASO DO O BOTICÁRIO LOJAS FÍSICAS

CURITIBA

2019

CHRISTOFER FACCIN[pic 1]

CRISTIANE FERREIRA

IGOR CAVALLIM

REGIS DANTAS

RICARLOS BATISTA

ANÁLISE DE PROSPECÇÃO DE DEMANDA E DE MERCADOS PARA UM PRODUTO/SERVIÇO: O CASO DO O BOTICÁRIO LOJAS FÍSICAS

Prof. Dr: Hugo Eduardo Meza Pinto

CURITIBA

2019

RESUMO[pic 2][pic 3]

[pic 4]

O presente documento consiste em  uma análise de prospecção de mercado medindo o desempenho do canal loja da empresa O Boticário. Tem como objetivo avaliar a viabilidade em se manter o canal loja frente às inovações alternativas crescentes no mercado de cosméticos atual. Para isso apresenta um descritivo,  principais fatores legais, políticos, econômicos, ecológicos e tecnológicos do negócio. Também define as principais variáveis que afetam direta ou indiretamente, endógenas e exógenas, além de mapeá-las, situando a posição da empresa. Por fim, com base na análise dos dados de pesquisa de mercado, oferece como considerações finais as expectativas quanto ao futuro do negócio.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES[pic 5]

DIGITE AQUI OS TÍTULOS DOS GRÁFICOS, TABELAS, QUADROS E OUTRAS ILUSTRAÇÕES, SEGUIDAS DE SUA NUMERAÇÃO DE PÁGINA CORRESPONDENTE. EXEMPLO:

GRAFICO 1 – A DEMANDA AGREGADA NO BRASIL 2000 – 2010........................1

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

2. DESCRITIVO DO NEGÓCIO        7

3. IDENTIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS QUE O AFETAM        8

4. TIPIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS         9

5. CLASSIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS POR ESSÊNCIA         11

6. PESQUISA DE MERCADO        12

7. CONSTRUÇÃO DO MAPA VAN        13

8. CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS PARA 2019 E 2020        16

9. ESCOLHA DE UMA ESTRATÉGIA         17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19


INTRODUÇÃO


2. DESCRITIVO DO NEGÓCIO

A análise de prospecção trata do Grupo Boticário, focando no ponto de venda físico da sua principal marca “O Boticário”.

A empresa iniciou em 1977, fundada pelo bioquímico Miguel Krigsner ao abrir uma farmácia de manipulação na rua Saldanha Marinho em Curitiba-PR. Como franqueadora a história iniciou em 1980, com a primeira loja no Aeroporto Internacional de Curitiba e já em 1982 estreou a fábrica em São José dos Pinhais-PR, onde opera até hoje.

Em 2010 foi criado o “Grupo Boticário” que atualmente opera com as marcas O Boticário, Eudora, quem disse, berenice?, Beauty Box, Vult e Multi B. Desta forma, a marca se faz presente em mais de 40 mil pontos de vendas divididos entre lojas, quiosque, venda por catálogo, farmácias, lojas multimarcas e e-commerce.

Para suprir a demanda, o grupo conta com 12 mil colaboradores distribuídos em fábricas, centro de pesquisas, escritórios nacionais e internacionais. Hoje o Grupo Boticário está entre os 10 maiores varejistas do país, com faturamento anual de 12 bilhões.

A marca O Boticário está presente em 1708 municípios no país com mais de 4000 pontos de venda ativos. A operação hoje se divide em lojas que são administradas pelo próprio grupo, sendo estas classificadas como lojas próprias, e, franqueados. O canal loja é o maior responsável pelo faturamento do Grupo.

A nível nacional os principais concorrentes são Natura e Avon.  Vale lembrar que Avon atua apenas em vendas por catálogos e internet, ainda assim representando um grande potencial de concorrência.

[pic 6]


3. IDENTIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS QUE AFETAM O NEGÓCIO/ PRODUTO/SERVIÇO (IVAN) (ECONÔMICAS E NÃO ECONÔMICAS).

INOVAÇÃO

O mercado de consumo brasileiro evoluiu tremendamente desde meados dos anos 90, e vimos o surgimento de novas redes de lojas de cosméticos e perfumaria e a vinda de concorrentes estrangeiros. Essa mudança mexeu com as estratégias do  O Boticário, que inclui novas empresas ao grupo. Quem disse, Berenice?, Eudora e The Beauty Box e Vult são empresas que hoje pertencem à holding O Boticário.

Ainda que a situação econômica não esteja muito propícia a investimentos,  a marca tem um enorme potencial de crescimento no mercado de franquias

FATORES POLÍTICOS E LEGAIS O BOTICÁRIO:

          A legislação nacional e internacional e os fatores políticos interferem de forma positiva ou negativa em todos os setores da economia tais como (fiscalização, mudanças de leis, aumento de impostos), etc.. O  Grupo Boticário, constituído em março de 2010, é uma organização multi site e multicanal com vocação empreendedora, que realiza investimentos constantes e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento do país. Obedece às leis vigentes no Brasil e demais países onde atua. Para se manter como uma empresa sólida e competitiva é necessário acompanhar as transformações do mundo, que ocorrem mais rapidamente, o que exige decisões rápidas. O Grupo  é unido ao governo diretamente relacionado às organizações ambientalistas. Fatores políticos e legais não interferem negativamente, já que trabalha com muita transparência, principalmente na obtenção de áreas para suas instalações, pois o mesmo busca acima de tudo beneficiar o meio ambiente. (https://tipoasim.wordpress.com/2013/08/27/fatores-gerais-de-uma-organizacao/)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (461.6 Kb)   docx (285.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com