TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS, DEMANDA, MERCADO E DEMAIS FATORES QUE IMPACTAM NA FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDAS

Por:   •  27/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  3.483 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE PRÁTICA

SUPERVISIONADA

CUSTOS, DEMANDA, MERCADO E DEMAIS FATORES QUE IMPACTAM NA FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDAS.

SÃO PAULO

2019

SUMÁRIO

1. ANÁLISE DA GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS EM ORGANIZAÇÕES AGROINDUSTRIAIS.......................................................................3

2. ANÁLISE DA GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS EM EMPRESAS VAREJISTAS..............................................................................................4

3.  CONCLUSÃO..............................................................................................................5

4.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................6

  1. ANÁLISE DA GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS EM ORGANIZAÇÕES AGROINDUSTRIAIS

Esta análise tem por objetivo analisar os custos e formação de preços das agroindústrias paraibanas. A pesquisa relacionada as organizações agroindustriais busca abordar preços sob a ótica da contabilidade com ênfase na gestão de custos como fator para determinar os preços para a agroindústria.

Poucas empresas na agroindústria utilizam a contabilidade, pois é vista como uma técnica que tem um retorno prático baixo e é reconhecida quase sempre por sua finalidade fiscal, não sendo utilizada pela equipe gerencial da empresa.

Como nos assegura Crepaldi (1993), pode se dizer que a precariedade da contabilidade nas empresas rurais brasileiras não é um problema apenas de pequenas empresas, mas também as de médio e grande porte. Neste contexto, fica claro que a meta de resultados financeiros fica comprometida diante do processo de globalização dos mercados.

Segundo Batalha (1997), pode se dizer que a agroindústria consiste na distribuição de suprimentos agrícolas e a soma de operações de produção, como armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas. Neste contexto, fica claro que este conceito é amplo e abrange diversas áreas da cadeia produtiva.

Já na visão de Pereira (1996), a agroindústria transforma o produto agropecuário manufaturado ou natural para tanto sua utilização final quanto intermediária.

Entretanto, este conceito se limita somente a transformação e processamento dos produtos de origem animal ou vegetal.

A definição de preço é a quantidade de dinheiro que o consumidor paga para adquirir um produto e o que a empresa recebe em troca da venda do produto segundo Sardinha (1995).

Partindo da afirmação acima, podemos dizer que preço é o valor monetário pago pelo consumidor ao fornecedor de serviços e/ou bens, para satisfazer suas vontades, enquanto o fornecedor visa lucro.

Outra forma de precificação é a partir do mercado, onde o lucro é calculado pelo preço aceito pelos consumidores menos os custos e despesas variáveis como nos asseguram Bernardi (1996) e Cogan (1999). Desta forma, para que a margem de contribuição seja maior, as empresas precisam diminuir seus custos e despesas, elaborar estudos, para que os preços de seus produtos e/ou serviços não sejam inferiores aos custos e despesas não gerando lucro para a empresa.

Já Datar, Foster e Horngren (2004) dizem que o preço depende da oferta e da procura de um produto ou serviço. Os clientes, os custos e os concorrentes são as influencias que incidem sobre a oferta e a procura.

De qualquer maneira, o segredo é diferenciar o produto ou serviço dos concorrentes para que ele tenha um valor maior, abaixar os preços não irá trazer valor para o produto.

E entre a maioria das empresas de agronegócio o principal método de formação de preço de vendas foi o mark-up sobre o custo de produção. Mas algumas empresas utilizavam o método mark-up sobre valor de matéria-prima.

  1. ANÁLISE DA GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS EM EMPRESAS VAREJISTAS

Nas empresas varejistas a formação de preços é mais utilizada e considerada como essencial para o crescimento dos negócios. Segundo a análise, a formação de preço deve considerar os custos, despesas, tributação entre outros que irão variar de acordo aos objetivos do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com