TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE REDE DE ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA

Por:   •  17/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA

BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

VITÓRIA ALMEIDA GOMES

Relatório

João Pessoa
12 / 2015

VITÓRIA ALMEIDA GOMES

Relatório

Relatório apresentado como conclusão do 3ª estágio do componente curricular Informática para Engenheiros do Curso de Engenharia Civil.

Professor: Lidiano Germano

João Pessoa
12 / 2015

RELATÓRIO DE INFORMÁTICA

O nosso entrevistado foi o responsável e dono da empresa DMA Engenharia LTDA, o próprio nos relatou que sua empresa tem escritório situado no munícipio de Teresina, estado do Piauí, mas possui obras de pequeno porte em algumas outas regiões do estado. Sua empresa foi responsável pela construção de adutoras no munícipio de Ribeiro-PI e loteamentos de terrenos em Corrente- PI.

Ele e seu estagiário fazem o uso do programa Autocad para elaboração de projetos.  Possui em seu escritório três máquinas, dentre elas, um notebook DELL com processador core i5, placa de vídeo dedicada de 1Gb, HD DE 1TB e memória RAM de 4GB e sistema operacional Windows 8 para seu uso, e dois computadores, um da Dell  com processador intel core i5, 4GB de memória RAM, 1TB de HD, placa de vídeo dedicada de 1GB e seu sistema operacional é o Windows 8 destinado ao uso do estagiário, o outro computador da Samsung de processador core i3, HD de 1 TB, memória RAM de 4GB e placa de vídeo integrada e sistema operacional Windows 10 utilizado por sua assistente em operações simples comparadas ao que poderia ser feito com a potência de processamento do mesmo. É realizada operações como recebimento e gerenciamento de notas fiscais, transferência de arquivos para os clientes. Conta também com uma impressora multifuncional HP que fica conectada ao computador que a secretária utiliza e o deixa ligado todo o expediente. O escritório conta com cobertura de sinal wifi para utilização internet por aparelhos móveis. Seu estagiário faz uso de uma planilha para controle do almoxarifado. Ele informa o que a construtora já possui no estoque, o que foi comprado durante a semana e o que foi usado, assim obtendo o resultado do que resta de material.

Observamos que o controle ainda é feito com poucas ferramentas computacionais. O nosso entrevistado justificou como sendo o alto custo de mão de obra especializada para administrar ferramentas mais precisas e modernas o fator principal para não ter adquirido tais ferramentas.

Apresentamos um programa estudado no decorrer do primeiro estágio, o BIM, podendo ele optar em contratar funcionários capazes de opera-lo ou investir na qualificação dos atuais, assim tendo acesso rápido e mais exato de dados como previsões para conclusão de partes ou até mesmo o total da obra, orçamentos de materiais que serão necessários e outros dados acerca da obra gerenciada, dando significativo retorno de informações que o levará a ter mais controle sobre seus investimentos e até mesmo ser capaz de economizar materiais, sendo assim possível um maior lucro ao final da obra. Então, os investimentos necessários para a implantação desse soft em sua construtora seriam, em médio espaço de tempo, inferiores aos benefícios alcançados através do seu uso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com