TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO RUÍDO OPERACIONAL EM UMA EMPRESA DE MINERAÇÃO NA CIDADE DE GOVERNADOR VALADARES/MG

Por:   •  13/4/2021  •  Artigo  •  3.663 Palavras (15 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 15

ANÁLISE DO RUÍDO OPERACIONAL EM UMA EMPRESA DE MINERAÇÃO NA CIDADE DE GOVERNADOR VALADARES/MG

André Vergílio Valbusa

João Paulo Jardim Damasceno

Maria Eduarda Nascimento Resende

Pedro Henrique Ferreira de Vasconcelos

Resumo

Este trabalho procura mostrar os níveis de ruído em uma empresa de mineração situada na cidade de Governador Valadares - MG, avaliando se os níveis de ruídos apresentados por meio de medições estão dentro dos padrões exigidos pela NR-15. Para coletar os dados quantitativos foi usado um decibelímetro para então ser elaborada uma análise comparativa de todos os dados obtidos. Um dos fatores que motivaram a realização da presente pesquisa é o risco a que  fica exposto o trabalhador ao referido agente, o que pode causar-lhe sérios danos à saúde a curto, médio e longo prazo. A ergonomia estuda a adaptação do homem ao trabalho e sua relação com o equipamento, buscando minimizar os efeitos das condições de trabalho sobre a saúde do trabalhador. Sendo assim o objetivo do trabalho foi averiguar se os níveis de ruídos coletados dentro da empresa são aceitáveis.

Palavras-chave: Ruídos, níveis, ergonomia, NR-15, trabalho.

Abstract

This work seeks to show the noise levels inside in a mining company located in the city of Governador Valadares-MG, evaluating whether these levels of noise introduced by means of measurements are within the standards required by NR-15. To collect quantitative data was used the decibel meter equipment to then be prepared a comparative analysis of all the data obtained. One of the factors analyzed in this research is the risk in that is exposed by this agent which can cause serious damage to health in the short and long term depending on the levels. The ergonomics as a very important factor, studies the adapting work to the worker with respect to equipment, seeking to minimize the effects of working conditions on workers ' health. Therefore the aim of this study was to find out if noise levels collected within the company are acceptable.

Keywords: sounds, levels, ergonomics, NR-15, work.

Introdução

O presente artigo visa avaliar se os ruídos ocupacionais existentes na área de oficina mecânica da empresa de mineração na cidade de Governador Valadares estão dentro dos limites de tolerância da Norma Regulamentar nº15. Vale salientar que os níveis de ruídos estão diretamente relacionados a inúmeras causas de enfermidades ocupacionais. Nesse sentido, Ruiz (2000), afirma que:

A exposição ao ruído no trabalho tem gerado grande parte dos problemas dos profissionais das áreas de saúde e administração. Decisões são tomadas a todo o momento, e que podem comprometer a vida pessoal dos indivíduos envolvidos, e o futuro das instituições. Não parece haver o desejado consenso entre as partes. Desconforto e insegurança surgem fortes num contexto perverso, onde o mais fraco acaba por assumir o ônus do prejuízo, que pode se apresentar de várias formas.

Os danos causados à saúde dos trabalhadores em função da exposição constante a níveis elevados de ruídos vêm sendo cada vez mais comuns no ambiente de trabalho, sendo a principal causa de perdas parciais ou definitivas da audição.

É claro que, falando-se em ruídos, ligamos diretamente à audição, mas diversas outras complicações são causadas por esse fator, onde podemos identificar ligações diretas ao sistema nervoso, implicando no nervosismo, mal humor constante, irritabilidade, e além disso, vêm a ser prejudicial a pressão arterial, acarretando em contração de vasos sanguíneos, contração de músculos do estômago, entre outros.

Para que haja um controle e fiscalização dentro dessa situação, temos a Norma Regulamentadora N° 15 – Atividades e Operações Insalubres, que tem estabelecida níveis aceitáveis de ruído em relação ao tempo máximo de exposição ao mesmo e EPI’s – Equipamento de Proteção Individual – necessários para atuar em áreas insalubres.

Nesse sentido, o presente estudo possui como problema de pesquisa a seguinte questão: O ruído operacional emitido pela empresa está dentro dos limites toleráveis pela NR-15?

Como objetivos específicos, este artigo buscou: a) Realizar a medição e descrição dos ruídos nos diferentes horários de trabalho dentro da área de oficina de máquinas de via. b) Listar e descrever a eficácia dos EPIs que são fornecidos pelo empregador; e c) Apontar os riscos a que o trabalhador está vulnerável na hipótese de ruídos elevados.

A realização deste estudo justifica-se na medida em que a análise do nível de ruído em determinada empresa afetará diretamente a saúde do trabalhador, sendo que no caso em questão serão analisados não apenas o setor de produção da empresa, mas também os EPI’s fornecidos e sua eficácia.

Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, onde por meio de um decibelímetro digital foi auferido o grau de ruído emitido em diferentes pontos da oficina mecânica da empresa em questão, e também em diferentes ocasiões. No estudo em questão também foi utilizado um referencial bibliográfico com riqueza ampla de informações que sustentou a base teórica e definiu conceitos imprescindíveis para a realização do trabalho.

  1. Alguns Conceitos Importantes

Antes de adentrarmos na análise dos dados propriamente dita, torna-se imprescindível definir alguns conceitos básicos necessários à melhor compreensão do assunto.

Segundo Bevigliero (2011), ruído é o fenômeno físico vibratório com características indefinidas de variações de pressão (no caso, ar) em função da frequência, isto é, para uma dada frequência podem existir, em forma aleatória através do tempo, variações de diferentes pressões.

Por sua vez, Ruiz (2000), em seu Manual de Consenso, assim define:

  • Som:

Qualquer oscilação de pressão (no ar, água ou outro meio) que o ouvido humano possa detectar. Quando o som não é desejado, é molesto e incômodo, pode ser chamado de barulho.

  • Faixa Audível:

O alcance da audição humana se estende de aproximadamente 20 Hz a 20.000 Hz.

  • Frequência:

É o número de vezes que a oscilação (de pressão) é repetida, na unidade de tempo. Normalmente, é medida em ciclos por segundo ou Hertz (Hz). Por exemplo:

Alta frequência: são os sons agudos

Baixa frequência: são os sons graves

  • Comprimento de Onda:

Conhecendo a velocidade e a frequência do som, podemos encontrar o seu comprimento de onda, isto é, a distância física no ar entre um pico de onda até o próximo, pois: comprimento de onda = velocidade / frequência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (430.2 Kb)   docx (338.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com