TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E COMPARAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO E DAS DOENÇAS PROVENIENTES PELA FALTA DO SERVIÇO

Por:   •  12/9/2018  •  Artigo  •  3.691 Palavras (15 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 15

ANÁLISE E COMPARAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO E DAS DOENÇAS PROVENIENTES PELA FALTA DO SERVIÇO DE QUALIDADE NOS MÚNICIPIOS DE CAMETÁ E TUCURUÍ

Aila Mille Coelho Lopes¹; Caroline da Costa de Melo²; Eliane da Silva Pinto³; Joana Alicia Pantoja Lima4 & Thais dos Reis Muerza5

Resumo – Este artigo visa a verificação dos sistemas de saneamento básico nos municípios de Cametá e Tucuruí, no período de 2011 a 2013, juntamente com os dados de incidência de doenças tais como malaria, chagas e dengue que estão relacionados com a precariedade dos serviços prestados pela gestão de cada cidade para a sua população, dados esses analisados a fim de serem comparados entre si. Nos resultados obtidos percebeu-se que o munícipio de Tucuruí apesar de possuir um número menor de pessoas os serviços prestados de saneamento atingem um número maior da população (menos na parte de coleta de esgoto) do que em Cametá, isso pode estar associado com a urbanização de cada um, pois a primeira teve uma parte da cidade planejada e a segunda foi considerada, por muito tempo, uma cidade especificamente ribeirinha. Porém a incidência de doenças em Tucuruí foi maior (menos dengue que não houve registros nas famílias pesquisadas) que em Cametá. Os dois municípios mostraram dados preocupantes de casos de malária muito maior que a média nacional que pode estar relacionado com a endemia da doença ser da região Norte, englobando os dois municípios aí.

Palavras-Chave – saneamento básico; doenças parasitarias; municípios do estado do pará.

ANALYSIS AND COMPARISON OF BASIC SANITATION AND DISEASES CONCERNING THE LACK OF QUALITY SERVICE IN THE MUNICIPALITIES OF CAMETÁ AND TUCURUÍ

Abstract – This article aims to verify basic sanitation systems in the municipalities of Cametá and Tucuruí, from 2011 to 2013, together with data on the incidence of diseases such as malaria, sores and dengue that are related to the precariousness of the services provided by the management of each city for its population, data analyzed in order to be compared to each other. In the obtained results it was noticed that the municipality of Tucuruí, despite having a smaller number of people, the sanitation services reach a greater number of the population (less in the part of the sewage collection) than in Cametá, this may be associated with urbanization of each one, since the first one had a part of the city planned and the second one was considered, for a long time, a city specifically riverside. However, the incidence of diseases in Tucuruí was higher (less dengue than there were no records in the families surveyed) than in Cametá. The two municipalities showed worrying data of malaria cases much larger than the national average that may be related to the endemic disease of the Northern region, encompassing the two municipalities there.

Keywords – basic sanitation; parasitic diseases; municipalities of the state of pará.

INTRODUÇÃO

        

Com o aumento da população juntamente com a urbanização desorganizada acarretou em muitos problemas, tais como: lixo em maior quantidade, poluição sonora, poluição dos recursos hídricos, proliferação de doenças, entre outros.

        Silva e Travassos (2008) dizem que os problemas ambientais urbanos são provenientes do relacionamento dos assentamentos humanos e seu suporte físico e que esses problemas implicam o comprometimento dos recursos naturais das cidades e se associam à precarização da qualidade de vida das populações urbanas.

        Diante desses problemas deve-se buscar medidas no saneamento básico tendo que atender à todos da cidade, já que essas elas são o mínimo para garantir a qualidade de vida e o bem-estar pessoas em todos os âmbitos. Essas medidas devem compreender: abastecimento de água de qualidade, coleta e disposição final dos resíduos sólidos e colhimento, tratamento e um despejo adequado para os esgotos.

        O saneamento constitui um conjunto de ações sobre o meio ambiente físico, portanto de controle ambiental, cujo objetivo é proteger a saúde do homem. Sua oferta associa sistemas constituídos por uma infraestrutura física (obras e equipamentos) e estrutura educacional, legal e institucional que abrange alguns serviços Bovolato (2010).

        Por ser um fator fundamental para a sobrevivência a preocupação com o saneamento, ao longo da história, esteve quase sempre relacionada à transmissão de doenças e na prevenção de delas, principalmente de parasitas Ribeiro e Rooke (2010).

        Ribeiro e Rooke (2010) ainda destacam que a maior parte das doenças transmitidas para o homem é causada por microrganismos e que os principais são: vírus, bactérias, protozoários e helmintos e cabe aos profissionais da área de Engenharia Sanitária e Ambiental conhecer as formas de transmissão e as medidas de prevenção dessas doenças, comumentes relacionadas com a água, com as fezes, com o lixo e com as condições de habitação.

        Visando tudo isso, este trabalho tem por objetivo analisar as condições de saneamento nos municípios de Tucuruí e Cametá nos anos de 2011, 2012 e 2013 e as doenças causadas pelas precariedades dos serviços nos mesmos anos.

[pic 3]

Universidade Federal do Pará, Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental – FAESA, ailamille1418@gmail.com

2Universidade Federal do Pará, Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental – FAESA, caroline-cmelo@hotmail.com

3Universidade Federal do Pará, Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental – FAESA, elianepintooo@gmail.com

4Universidade Federal do Pará, Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental – FAESA, joanaaliciap@gmail.com

5Universidade Federal do Pará, Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental – FAESA, tmuerza@gmail.com

MATERIAL E MÉTODOS

Caracterização da área de estudo

        De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e com o Cidade-Brasil o município de Cametá faz parte da região Norte, estado do Pará, possui uma área de 3.081,367 km2 com coordenadas geográficas de latitude 2° 15’ 15” sul e longitude 49° 30’ 44” oeste. Possui uma população de 120.896 habitantes (segundo o último senso) com densidade demográfica de 39,23 hab/km2, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,577 (médio) e PIB per capita nominal (2014) de 6.518,87.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (223.5 Kb)   docx (362.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com