TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ESTRATÉGICA: UM ESTUDO NA PANIFICADORA “DEUS É FIEL”

Por:   •  25/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE ESTRATÉGICA: UM ESTUDO NA PANIFICADORA “DEUS É FIEL”

RESUMO  

Este trabalho faz análise de qualidade de serviços em uma empresa de panificação situada na cidade de Castanhal-PA, baseado numa vasta pesquisa bibliográfica e na Pesquisa de Campo feita na panificadora “Deus é Fiel”, identificando o tipo de consumidor e a forma de administração dessa empresa de panificação. Foram coletados dados referentes ao processo produtivo, buscando compreender sua organização, procedimentos, metas e a métodos, ou as tarefas prescritas. No entanto, a atividade não se resume ao que se pretende atingir, nem ao que pode ser manifestado verbalmente, é necessário realizar observações sistemáticas do processo de trabalho real, buscando identificar as dificuldades, as variações e os possíveis problemas (ABRAHÃO et al., 2009). A partir deste pré-diagnóstico inicial foram elaboradas as primeiras hipóteses sobre as causas e consequências dos problemas encontrados. Para melhor entender as causas, foi escolhida a ferramenta da qualidade Diagrama de Ishikawa. O diagrama utilizado permite o levantamento de determinantes, estabelecendo a relação entre os efeitos e suas causas, além de ser um método visual. Por fim, após o procedimento de auto confrontação foi elaborado o diagnóstico final, bem como recomendações de melhoria (GUÉRIN, 2001). A empresa tem como principal objetivo o atendimento e a qualidade no seu produto final.

Palavras - Chave: Panificação, Pesquisa de campo, Diagrama de Ishikawa, Qualidade.

ABSTRACT

This work makes analysis of quality of services at a bakery company located in the city of Castanhal-PA, based on a comprehensive bibliographic research and in the field research done in the breadmaker "God is faithful", identifying the type of consumer and the form of administration of this company bakery. Data were collected regarding the productive process, seeking to understand your organization, procedures, goals and methods, or the tasks prescribed(ABRAHÃO et al., 2009). From this pre-initial diagnosis were elaborated the first hypotheses about the causes and consequences of the problems found. To better understand the causes, has chosen the tool of quality of Ishikawa Diagram. The diagram used allows the lifting of determinants, establishing the relationship between the effects and their causes, in addition to being a visual method. Finally, after the procedure of auto confrontation was drawn up the final diagnosis, as well as recommendations for improvement (GUÉRIN, 2001). The company has as main objective the service and quality in your product last.

Keyword: Bakery, field research, diagram of Ishikawa, Quality.

INTRODUÇÃO

METODOLOGIA

Neste presente trabalho foram feitas pesquisas sobre o funcionamento de uma empresa no setor de confeitaria. Dentre os resultados obtidos foram sincronizados com a criatividade dos elementos que compõem o grupo.

REVISÃO DA LITERATURA

ESTUDO DE CASO

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com este diagnóstico da atividade buscou-se, então, elaborar recomendações de melhorias para: 1. Amenizar os efeitos sofridos pelos trabalhadores no desempenho da atividade e 2. Buscar solução para as causas de sobrecarga física (demanda). A primeira opção possui duas vertentes: a) Contratação de novo funcionário para trabalhar na produção, de forma a agilizar o processo produtivo e reduzir a carga de trabalho do padeiro, o que já se sabe que possui limitantes; b) Contratação de funcionário que fique responsável pela parte administrativa, fazendo a contabilidade, lidando com fornecedores, agendando e fazendo entregas, e programando a produção. Com alguém responsável por essas funções, o padeiro poderia organizar melhor seu tempo, inclusive seu horário de descanso. A segunda sugestão foi a automatização na produção de alguns salgados, porém, ela foi rejeitada, pois o padeiro informou que por meio de pesquisa prévia o investimento é elevado e a qualidade dos produtos, hoje feitos manualmente, pode ser afetada; o que é incompatível com a missão da empresa de primar pela qualidade e não pela quantidade de produtos produzidos diariamente. Algumas causas identificadas afetam de forma secundária a demanda, como o layout e a temperatura do ambiente. O layout pode ser melhorado, mas há limitação do espaço físico da empresa. No entanto, existem planos da empresa de expansão do local de produção para o segundo andar do prédio, uma sugestão de arranjo deve ser elaborada para este fim, seguindo o fluxo e sequenciamento da operação, buscando reduzir as distâncias percorridas e os desperdícios de movimentação (NUNES et al., 2012). Deve-se considerar, também, uma medida em relação aos fornos. Sugere-se que eles fiquem próximos e que seja fechada uma área de forma que só a parte frontal dos mesmos seja ligada ao ambiente da cozinha, deixando parte da estrutura do forno em um ambiente separado com um exaustor, assim a temperatura ambiente sofre menos influência do calor, favorecendo o conforto térmico dos trabalhadores. No entanto, a causa primária do problema é a quantidade de tarefas sob responsabilidade do padeiro e sua extensa jornada de trabalho. Duas recomendações podem ser propostas. A segunda seria a redução da quantidade de serviço, feita recusando entregas e até mesmo diminuindo as metas diárias de produção, o que pode não ser vantajoso, pois leva a perda clientes, e redução do faturamento ou estagnação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com