TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS

Por:   •  8/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 3

UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS - UNILAGO

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

AKYSANA LUIZA

AMARILDO FERREIRA

JULIANE FERREIRA

PATRICIA ALVES MOREIRA

ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS: Relatório aula prática: Teste de comparação pareada.

São José do Rio Preto

2017

AKYSANA ALVES

AMARILDO FERREIRA

JULIANE FERREIRA

PATRICIA ALVES MOREIRA

ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS: Relatório aula prática: Teste comparação pareada

.

Relatório aula prática, sobre Teste comparação pareada, Disciplina de Análise Sensorial de Alimentos do Curso Engenharia de Alimentos, da União das Faculdades dos Grandes Lagos - UNILAGO.

Docente: Patrícia de C. Damy Benedetti

São José do Rio Preto

2017

1. Introdução

1.1 Teste de Comparação pareada

Análise sensorial é a disciplina científica que evoca, mede, analisa e interpreta reações das características de alimentos e materiais como são percebidas pelos órgãos da visão, olfato, gosto, tato e audição.

(INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 2008)

Os testes de comparação pareada são relativamente simples – nele avalia-se um determinado atributo sensorial (doçura, acidez, etc.), por isso a interpretação sobre a diferença se dará apenas para o atributo específico que foi solicitado ao julgador. O teste consiste na apresentação de duas amostras e o julgador deve apontar qual das duas tem maior intensidade com relação a um atributo específico. A probabilidade de acertos é de 50% (p = 1/2). A interpretação do resultado se baseia no número de julgamentos totais versus o número de julgamentos corretos. Se o número de julgamentos corretos for maior ou igual ao valor tabelado conclui-se que existe diferença significativa entre as amostras ao nível de probabilidade correspondente. Para que a análise possua uma boa representatividade, recomenda-se o uso de no mínimo 15 julgadores selecionados (OLIVEIRA; RIBEIRO; BATISTA, 2014).

1.2 Doce de Leite

O doce de leite é um produto típico da américa latina, produzido e consumido em grande escala no Brasil. É basicamente um produto resultante da cocção do leite com açúcar até a concentração e caramelização desejada

(MACHADO 2005)

A legislação define o doce de leite como um produto, com ou sem adição de outras substancias alimentícias, obtido por concentração e ação do calor, a pressão normal ou reduzida do leite ou leite reconstituído, com ou sem adição de sólidos de origem láctea e/ou creme, e adicionado de sacarose (parcialmente substituída, ou não, por monossacarídeos e/ou outros dissacarídeos). Quanto aos aditivos permitidos, estes devem ser incorporados nas concentrações estabelecidas pela legislação.

(RIISPOA, 1996).

2. Objetivo

Aplicação de teste Comparação pareada para se descobrir qual a preferência das amostras de doce de leite.

3. Material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com