TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE TÉCNICA DOS INDICADORES

Seminário: ANÁLISE TÉCNICA DOS INDICADORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  Seminário  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 8

PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ETAPA 3: TÉCNICAS DE ANÁLISES POR ÍNDICES.

PASSO 1 e 2

ANÁLISE POR ÍNDICES, FUNÇÃO DOS ÍNDICES FINANCEIROS, CATEGORIA DOS ÍNDICES E FÓRMULA DOS ÍNDICES.

A análise de índices envolve métodos, cálculos e interpretações para compreender, analisar e monitorar o desempenho da empresa, ou seja é uma relação de contas que levam em consideração o presente e o passado da empresa.

A Demonstração de Resultado do exercício (DRE) e o Balanço Patrimonial, são os demonstrativos fundamentais para a analise; ela tem como objetivo esclarecer a situação econômica ou financeira da empresa.

Os indicadores podem ser agrupados em quatro categorias e subdivididos em dois índices: o financeiro composto pela Estrutura ou Índice de Endividamento e Liquidez, e o índice econômico, composto pela rentabilidade e capital de giro.

Índice financeiro

• Estrutura

Índice de endividamento, composição do endividamento e Imobilização do PL

• Liquidez

Índice de Liquidez Geral, Liquidez Corrente, Liquidez Seca.

Índice Econômico

• Rentabilidade

Rentabilidade do Ativo, Rentabilidade do PL, Margem Liquida.

• Capital Giro

Giro do Ativo.

Índice de Endividamento Geral

O endividamento geral é o indicador que nos informa se a empresa esta utilizando mais recursos de terceiro ou recursos próprios. Há duas situações de endividamento: a primeira é quando a empresa recorre a dividas como um complemento dos capitais próprios, seja para ampliação, expansão ou modernização da empresa e com as aplicações produtivas deverão gerar recursos para saldar o compromisso assumido. A segunda é quando a empresa recorre a dividas para quitar outras dividas que estão vencendo.

Composição do Endividamento

Mostra o desdobramento do endividamento em curto e longo prazo. Quanto maior for esse índice, maior será a pressão no caixa para pagar os compromissos no curto prazo. Quanto menor for, maior será a folga da empresa para honrar suas obrigações de curto prazo.

Imobilização do Patrimônio Liquido

Este mostra quanto do patrimônio liquido esta investido no ativo permanente. Representa quanto a empresa aplicou no ativo permanente ou imobilizado. Quanto menor for o índice melhor é para a empresa. Quanto mais a empresa investir no ativo permanente, menos recursos próprios sobrarão para o ativo circulante e maior será a dependência de capitais de terceiros para financiamento do ativo circulante.

Índice de Liquidez Geral

Compara todas as dividas a curto e a longo prazo, com a soma de todos os valores disponíveis e realizáveis. Mostra a saúde financeira de longo prazo e mede quanto a empresa possui de recursos não aplicados em ativos permanentes para cada real da divida.

Índice de Liquidez Corrente

Mostra a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo. Por este índice podemos ver se a empresa esta tendo condições de honrar com suas dividas de curto prazo, este indicador deve ser sempre maior a 1,00. Apresentando melhor resultado acima de 1,50.

Índice de Liquidez Seca

Demonstra a capacidade que a empresa tem de pagar suas dividas a curto prazo, mesmo que não consiga vender seus estoques. É uma análise mais conservadora e realista, no sentido que a exclusão dos estoques do ativo circulante transforma essa parcela do ativo em valores recebíveis, porém tem o mesmo objetivo da Liquidez corrente.

Giro do Ativo

Representa quanto a empresa vendeu para R$ 1,00 de investimento total. Quanto maior for o índice de giro do ativo melhor é para a empresa, ele indica quantas vezes a empresa recuperou o valor do seu ativo por meio de suas vendas, de um determinado período. É um retorno de investimentos.

Margem Líquida

Mostra o quanto a empresa obteve de lucro líquido em relação a receita lìquida, indicando também a capacidade da empresa gerar lucro.

Rentabilidade do Ativo

Mostra quanto a empresa conseguiu rentabilizar sobre seu ativo, se conseguiu gerar rendas e lucros suficientes

Rentabilidade do Patrimônio Líquido

Demostra quanto rende o capital aplicado na empresa, pelos proprietários. Indica quanto a empresa obteve de lucro de capital próprio investido.

PASSO 3 e 4

Índice de Endividamento Geral

O endividamento geral mede o quanto à empresa está endividada junto aos seus credores, ou seja, quanto maior este índice maior será o grau de utilização e dependência de capital de terceiros. Do ponto de vista estritamente financeiro, quanto maior a relação Capitais de Terceiros / Patrimônio Liquido, menor a liberdade de decisões financeiras da empresa ou maior a dependência a esse terceiros. Do ponto de vista da obtenção de lucro, pode ser vantajoso para a empresa trabalhar com capitais de terceiros, se a remuneração paga a esses capitais for menor do que o lucro conseguido com a sua aplicação nos negócios.

A Petrobras em 2012 teve 11,13% e em 2011 teve 25,12% de seu ativo financiado com capital de terceiros.

Endividamento Geral = Passivo circulante + Passivo não circulante

Ativo Total

2012 2011

Endividamento Geral = 240.064,00 495.244,00

2.156.085,00 1.971.876,00

Endividamento Geral = 11,13% 25,12%

Composição do endividamento

A composição de endividamento indica quanto da dívida total da empresa deverá ser pago a curto prazo, isto é, as obrigações a curto prazo comparadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com