TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO LINEAR NA BUSCA DA MAXIMIZAÇÃO DOS LUCROS EM UMA PIZZARIA

Por:   •  20/2/2020  •  Monografia  •  9.038 Palavras (37 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 37

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ

Curso de Engenharia de Produção

Anatalia Amália dos Santos Monti

Bianca Oliveira Lopes

APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO LINEAR NA BUSCA DA MAXIMIZAÇÃO DOS LUCROS EM UMA PIZZARIA

ITAJUBÁ

2019


Anatalia Amália dos Santos Monti

Bianca Oliveira Lopes

APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO LINEAR NA BUSCA DA MAXIMIZAÇÃO DOS LUCROS EM UMA PIZZARIA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário de Itajubá – FEPI como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção.

Orientador (a): Profa. Ma. Danielle Mayumi Campos Tamaki Nunes

ITAJUBÁ

2019

Monti, Anatalia Amalia dos Santos

Lopes, Bianca Oliveira

Aplicação da técnica de programação linear na busca da maximização dos lucros em uma pizzaria. Anatalia Amalia dos Santos Monti e Bianca Oliveira Lopes. Itajubá, 2019, 43p.

Orientadora: Profa. Ma. Danielle Mayumi Campos Tamaki Nunes. Trabalho de Conclusão de Curso. Engenharia de Produção. Centro Universitário de Itajubá - FEPI.

1. Programação Linear. 2. Maximização dos Lucros.

I. Nunes, Danielle Mayumi Campos Tamaki. II. FEPI – Centro Universitário de Itajubá. III. Aplicação da técnica de programação linear na busca da maximização dos lucros em uma pizzaria

[pic 1]

Em sessão às ____horas do dia ___ do mês de ______as alunas Anatalia Amalia dos Santos Monti e Bianca Oliveira Lopes apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO LINEAR NA BUSCA DA MAXIMIZAÇÃO DOS LUCROS EM UMA PIZZARIA, como requisito para conclusão do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário de Itajubá – FEPI perante a Banca Examinadora. Depois de todas as considerações feitas, a candidata foi considerada:

Aprovada (  )

Aprovada com Restrições (  )

Reprovada (  )

______________________________               ____________________________

       Nome do acadêmico (a)                                             Assinatura

______________________________               ____________________________

       Nome do Orientador                                                   Assinatura

______________________________                 ___________________________

       Nome do Arguidor 1                                                   Assinatura

______________________________                 ___________________________

       Nome do Arguidor 2                                                    Assinatura


Eu, Anatalia, dedico a Deus, ao meu esposo Fabio pelo carinho, incentivo e compreensão em todos os momentos. A minha filha Lunna, que foi meu maior incentivo pra ter chegado até aqui.

À minha mãe Ana Maria, ao meu pai Vito.

Eu, Bianca, dedico este trabalho primeiramente а Deus, por ser essencial em minha vida, autor de meu destino, meu guia, socorro presente na hora da angústia, ao meu pai Heberte, minha mãe Andrea, meu irmão Caio.

Tem que querer!


AGRADECIMENTOS

Eu Anatalia, gostaria de agradecer a Deus, a meu esposo Fabio pelo carinho, incentivo e compreensão em todos os momentos. Aminha filha Lunna, que foi meu maior incentivo pra ter chegado até aqui.

A minha mãe Ana Maria, meu pai Vito.

Gostaria de expressar minha tamanha gratidão a professora e orientadora Danielle Tamaki Nunes, pela orientação, dedicação, amizade e apoio na construção deste trabalho.

A minha colega Bianca por toda compreensão.

Ao meu colega Cássio por toda ajuda.

A todos os amigos que me ajudaram nessa etapa tão importante da vida e na construção desse trabalho.

A todos os professores que de forma direta ou indiretamente contribuíram para meu processo de aprendizagem.

A minha sogra Marluci, meu sogro Paulo (em memória) por toda ajuda.

Eu, Bianca, Agradeço acima de tudo à Deus por me dar sabedoria, motivação, capacidade, por me abençoar e proteger todos os dias de minha vida, e por ter me dado forças para concretizar mais um sonho.  

Aos meus pais Andrea e Heberte, que desde cedo me ensinaram o que é correto. Sei que eles não mediram esforços para que este sonho se realizasse, sem a compreensão, o amor, a ajuda e confiança deles nada disso seria possível hoje.  

Ao meu irmão Caio pelo incentivo e conselhos.

À minha família, por me incentivar na minha trajetória, na qual me impulsionaram e sempre estiveram ao meu lado. A todos os professores e em especial à minha orientadora e professora Danielle Mayumi Tamaki Nunes pela confiança, por transmitir seus conhecimentos, e pelo apoio e tempo dedicado durante este trabalho, pela assistência, apoio e tempo que dedicou a este trabalho.

Aos meus amigos por acreditar que tudo daria certo no final e contribuíram direta ou indiretamente neste trabalho, em especial aos amigos da FEPI (Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá) Bianca, Sandra e Gabriel pelas conversas, risadas, ajudas, trabalhos e companheirismo. E a todos os colegas do Curso de Engenharia de Produção.


RESUMO

A Pesquisa Operacional auxilia as empresas a lidar com problemas ajudando a gerir e organizar operações, e pode ser aplicado em várias áreas, como em indústrias, setor público, saúde dentre outras. O estudo foi realizado em uma pizzaria, localizada no Sul de Minas Gerais com o objetivo de maximizar os lucros da empresa através da programação linear, a fim de desenvolver um modelo matemático linear, atendendo todas as restrições da empresa. Na primeira fase foram coletados dados necessários para modelar a função objetiva de suas devidas restrições. Pelo meio da mesma, foi possível verificar os locais que podem ser melhorados e sugerir alterações no processo gargalo da empresa, uma vez que o objetivo principal deste estudo foi encontrar uma solução ótima que maximize o lucro da empresa, através dos métodos da pesquisa operacional. Através do estudo de caso foi possível encontrar resultados encontrados e entender que o conhecimento científico aplicado no cenário empresarial possibilita trazer retorno financeiro positivo para a empresa. A empresa contem 24 produtos e através da Programação Linear foi identificada a possibilidade de maximizar o lucro da empresa. Com isso, é possível concluir que o objetivo geral do estudo foi atingido e foi possível identificar um aumento de 27,98% na lucratividade mensal, além disso foi possível atender as demandas máximas e mínimas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com