TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMAÇÃO LINEAR COMO FERRAMENTA PARA MAXIMIZAR O LUCRO NA PRODUÇÃO DE PÃES DOCE E FRANCÊS EM UMA PADARIA DE SANTA INÊS.

Por:   •  10/11/2016  •  Artigo  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 4

PROGRAMAÇÃO LINEAR COMO FERRAMENTA PARA MAXIMIZAR O LUCRO NA PRODUÇÃO DE PÃES DOCE E FRANCÊS EM UMA PADARIA DE SANTA INÊS.

RESUMO

Este estudo visa apresentar o potencial positivo que as técnicas de Programação Linear podem acrescentar ao processo decisório de organizações industriais. A presente Pesquisa foi realizada na Padaria Boa Forma (nome fictício), levando-se em conta os valores do fermento, açúcar, kitapan e sal empregados como matéria-prima para a produção de pães doce e francês. Tentar-se-á apontar o Lucro Máximo, partindo da análise das quantidades de estoque e demanda existentes (levantadas a partir de entrevista com a representante da empresa), com a aplicação dos cálculos de Simplex e a utilização do Solver para descobrir o melhor nível de produção necessário a fim de atingir o referido lucro, mediante as variáreis apresentadas pelos gestores da empresa. Espera-se, assim, transformar esse artigo em mais um exemplo do poder contido na aplicação do raciocínio lógico e matemático na resolução de questões envolvendo a tomada de decisão.

Palavras Chave: Programação Linear; Tomada de Decisão; Simplex; Lucro Máximo.

INTRODUÇÃO

A necessidade de aprimorar a obtenção de lucro na produção de pães pela padaria Boa Forma (nome fictício), de Santa Inês – MA, foi o que impulsionou esse estudo. Com o objetivo de aprimorar a produção da padaria, analisando sua situação particular e ponderando as alternativas com base nas informações fornecidas, pretendeu-se implantar um raciocínio científico para resolver o problema proposto (maximização do lucro). Em geral, as empresas não se utilizam de ferramentas de controle precisas e falta-lhes, assim, convicção dos valores efetivamente empregados em cada um de seus produtos. Pretende-se com a aplicação dos cálculos do Algoritmo Simplex demonstrar a importância dele para a tomada de decisão.

TOMADA DE DECISÃO

Em essência, o gestor é um tomador de decisão constante, ele deve ser seguro para não hesitar em sua escolha, porém racional a ponto de saber mudar de ideia quando os dados e fatos indicarem que é necessário.

A tomada de decisão é um fator de extrema importância para o administrador em qualquer organização. A cada momento deve-se escolher entre uma opção ou outra, desde entre qual rota seguir ao realizar uma entrega para os clientes até definir quais produtos produzir e em qual quantidade. Tudo gira em torno das decisões.

A Pesquisa Operacional e todo o aparato acarretado pela Teoria Matemática da Administração são responsáveis por encorpar o tão delicado processo de tomada de decisão, municiando os administradores com bases científicas durante o momento de ponderações entre alternativas, eliminando, em parte, as especulações sem fundamentos.

PESQUISA OPERACIONAL

A Pesquisa Operacional, mesmo existindo há um bom tempo, teve sua utilização de forma organizada a partir da Segunda Guerra Mundial, sendo que os primeiros casos reportados de aplicação de PO foram em relação às necessidades militares. Dois eventos serviram como instrumento para o rápido desenvolvimento da área. O primeiro deles tem a ver com o desenvolvimento de um algoritmo, proposto por George Dantzig em 1947, para solucionar problemas de programação linear (mesmo algoritmo que usaremos nesse estudo), denominado Algoritmo Simplex. Esse algoritmo permitiu a resolução manual de diversos problemas de PO, especialmente aqueles de baixa complexidade. O segundo evento foi a proliferação dos microcomputadores e o rápido aumento em sua velocidade de processamento, servindo, assim, para calcular os algoritmos.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com