TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DO CUIDAR EM SAÚDE NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EM BUSCA DA RESOLUBILIDADE: saberes e práticas.

Por:   •  20/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  6.730 Palavras (27 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA[pic 1][pic 2]

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

NÚCLEO DE PESQUISA INTEGRADA EM SAÚDE COLETIVA

PROCESSO DO CUIDAR EM SAÚDE NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EM BUSCA DA RESOLUBILIDADE: saberes e práticas.

ESTEFANI NOBRE PITON BARRETO

                                      Orientadora: Profa. Dra. Maria Ângela Alves do Nascimento

Co-orientadora: Pricila Oliveira de Araújo

FEIRA DE SANTANA – BA

2016

ESTEFANI NOBRE PITON BARRETO[pic 3]

PROCESSO DO CUIDAR EM SAÚDE NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EM BUSCA DA RESOLUBILIDADE: saberes e práticas.

Sub-Projeto da pesquisa oriundo do Projeto “RESOLUBILIDADE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM DOIS CENÁRIOS DA BAHIA, BRASIL: processo de cuidar versus responsabilização da equipe e dos dirigentes do SUS” do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC), como atividade de Iniciação Científica enquanto bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB) do referido Núcleo.

Orientadora: Profa. Dra. Maria Ângela Alves do Nascimento

Co-orientadora: Priscila Oliveira de Araújo

FEIRA DE SANTANA-BA

2016

SUMÁRIO[pic 4]

RESUMO        3

1 INTRODUÇÃO        4

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

2.1 MODELOS DE ATENÇÃO Á SAÚDE E A TRAGETÓRIA DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE COM O PSF          9

2.3 PROCESSO DO CUIDADO E A RESOLUBILIDADE NO PSF        12

3 METODOLOGIA        16

3.1 TIPO DE PESQUISA        16

3.2 MÉTODOS DE ANÁLISE DE DADOS                                                        

3.3 QUESTÕES ÉTICAS                                                                        

5 ORÇAMENTO        19

REFERÊNCIAS        22

APENDICES                                                                                              

Resumo

Estudo bibliográfico sobre o Processo do cuidar em saúde no Programa Saúde da Família (PSF) no Brasil. Objetivos: compreender o processo do cuidar em saúde pela Equipe Saúde da Família (EqSF) na busca pela resolubilidade das necessidades de saúde dos usuários das USF em Feira de Santana-BA? E, apartir deste foco, analisar o processo do cuidado em saúde a EqSF da Resolubilidade das necessidades de saúde dos usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) em Feira de Santana, Ba;  Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que corrobora com Mynayo (2002) quando relata que o objetivo explícito em uma revisão bibliográfica é exatamente fazer com o que o leitor se aproxime da temática e que o mesmo tenha em suas mãos o material escrito sobre determinado assunto contendo a análise de pesquisas e informações precisas do tema. A análise dos dados corroborando com Bardin (2004, p. 89), trás a análise de conteúdo segmentada nas etapas de pré-análise, descrição analítica e interpretação referencial. E, seguindo todas estas etapas,será realizada uma reflexão embasada na realidade social encontrada e os pontos expostos nos trabalhos estudados, com o objetivo de aprofundamento sobre o tema e elucidação da questão norteadora deste trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: Estratégia Saúde da Família; Cuidado em Saúde; Atenção Básica à Saúde; Resolubilidade

1 INTRODUÇÃO

        Em 1988, a Constituição Federal Brasileira institucionaliza o Sistema Único de Saúde (SUS), pelas Leis 8.080 e 8.149 de 1990, as chamadas Leis Orgânicas de Saúde (BRASIL, 1988; 1990). o que vem a sustentar os seus princípios e diretrizes no sistema de saúde.

Os princípios do SUS englobam a Universalidade ao defender a saúde como direito de todos; a Integralidade na garantia do atendimento ao ser humano em todas as dimensões bio-psico-social, com prioridade na prevenção da saúde; Equidade, concebida pelo princípio da isonomia, no tratamento de maneira igual, sem distinção. As suas diretrizes abarcam a regionalização e hierarquização que prevêem, respectivamente, a organização dos serviços delimitando a área da população a ser atendida e os níveis de complexidade do atendimento; a resolutividade definida como a capacidade do serviço em identificar e resolver os problemas de saúde de acordo com sua competência; descentralização que fragmenta o poder e as responsabilidades entre os vários níveis do governo; e a participação social por meio de Conselhos com poder deliberativo, composto por integrantes da população.

O surgimento do SUS foi uma tentativa de superação da crise que o setor saúde se encontrava, principalmente pela baixa eficiência apresentada pelo modelo de atenção tradicional.

(...) que se desenvolveu ao longo do século XX, foi movido por uma clínica que considera como centro de suas ações o aspecto biológico e foi impulsionado pelo complexo médico industrial, em que o setor saúde constitui campo de acúmulo de capital através do grande consumo de máquinas, instrumento, medicamentos, que são considerados os principais recursos para o diagnóstico e a terapêutica (FRANCO; MAGALHÃES JR., 2006, p. 125).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)   pdf (294.7 Kb)   docx (96.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com