TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE DISPOSITIVO POKA-YOKE EM MANUFATURA DE PEÇAS AERONÁUTICAS

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 6

APLICAÇÃO DE DISPOSITIVO POKA-YOKE EM MANUFATURA DE PEÇAS AERONÁUTICAS

Wilker Costa Terra Santos1,Fernanda Cristina Pierre2

1Técnologo em Produção Industrial – FATEC Botucatu, Técnico em Automação Industrial - Etec. Dr. Domingos Minicucci Filho - Botucatu - wilkerctsantos_@hotmail.com.

2Professora Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia de Botucatu. Graduado em Engenharia Agronômica pela Unesp, Especialista em Engenharia de Produção, Mestre em Energia na Agricultura pela Unesp e Doutor em Ciência Florestal pela Unesp.

1 INTRODUÇÃO

O principal segmento utilizado na fabricação de peças aeronáuticas é o de usinagem, que é considerado um dos mais complexos processos de fabricação. E tratando-se de peças aeronáuticas essa dificuldade aumenta, pois há exigências normativas que estabelecem critérios elevadíssimos de qualidade.

E mesmo sabendo que o transporte aéreo é considerado o segundo mais seguro do mundo pois o risco de acidente fatal é de 1 para 8 milhões, muita gente ainda tem receio em viajar de avião. Mas o fato de ser o segundo mais seguro é devido a burocrática e rigorosa exigência de controles de qualidade desde uma simples arruela até grandes partes estruturais do avião que é mantida inexoravelmente (QUAL, 2015).

Não podia ser diferente, pois ao contrário das empresas automobilísticas, nas aeronáuticas não é tão simples pedir ao piloto que pouse o avião para fazer o "recall" assim como é feito nos automóveis com a substituição de peças com potencial de falha ou danificada.

As ferramentas de melhoria da qualidade são úteis na identificação de problemas e análise. Técnicas de resolução que são úteis para melhorar a produtividade, qualidade e desempenho são discutidas. Decidir quando o problema ocorre com mais frequência, ou qual é o mais importante e quando será abordado em primeiro lugar. Definir qual, incluindo onde e quando ocorre e a extensão dele. Desenvolver uma lista completa de todas as possíveis causas e decidir sobre a causa raiz e não apenas sobre o sintoma. Escolher uma solução viável e desenvolver um plano de ação para implementar a solução. Implementar a solução e follow-up, acompanhamento e relatório de resultados (UNTAWALE& AKANT, 2009).

Desta forma, visando diminuir o risco de não qualidade uma das alternativas pode-se implantar dispositivos Poka-Yoke, que são equipamentos que na aplicação tem o objetivo de evitar que uma peça ou componente com defeito siga para próxima operação ou para o cliente final.

Criado por Shigeo Shingo considerado um "gênio da engenharia" por revolucionar as práticas de produção devido as várias contribuições nessa área, o dispositivo Poka-Yoke é uma das ferramentas que pertence ao Sistema Toyota de Produçãoque também foi desenvolvido por Shingo em parceria com TaiichiOhno nos anos 60 (IMAN, 1998).

O termo japonês Poka-Yoke traduzido para o português significa evitar erros, Poka = erro e Yokeru = evitar. Existem dois tipos: o de controle; que quando ativado paralisa o processamento até que o problema seja corrigido, e o de advertência; que apenas alerta o operador do problema para que ele decida qual melhor atitude a ser tomada (SILVA, 2010).

O Poka-Yoke não é uma forma de inspeção, mas um método com abrangência maior de detectar defeitos ou erros, que pode ser usado para alcançar uma determinada função de inspeção. A inspeção realizada é o objetivo a ser definido e o Poka-Yoke é o método que define o controle, etapas ou frequência capaz de satisfazer a inspeção esperada (SHINGO, 1996).

Segundo Shingo (1996)o erro humano tem sido preocupante na manufatura e nos ambientes produtivos em geral, pois envolve aspectos que vão desde a concepção desses sistemas até sua operação. Uma análise dos últimos 30 anos mostra que na manufatura de peças aeroespaciais, a porcentagem equivalente ao erro humano corresponde até 75% do total de falhas verificadas.

2MATERIALEMÉTODOS

Este trabalho baseia-se em uma pesquisa aplicada em campo, do tipo exploratório e descritivo sobre fatos a serem analisados, bem como identificando os procedimentos de observação assistemática. Cabe aqui apresentar que quanto à sua natureza tal pesquisa voltou-se à classificação como aplicada, pois seu objetivo foi gerar conhecimentos para aplicação prática dirigida à solução de problemas específicos de qualidade em peças aeronáuticas, envolvendo verdades e interesses locais (Gil, 2002).

Na pesquisa foi realizada uma verificação nos indicadores de qualidade do item em questão (Figura1) e constatado que seu índice de não conformidade representava alto índice de não qualidade. Diante dos fatosfoi feita uma análise através da Folha de Verificação onde mensurou-se quais foram os tipos de não conformidades e principalmente qual a quantidade e frequência com que os problemas aconteceram.

Figura1.Desenho 2D do Item Analisado

Em seguida as informações colhidas são inseridas no Diagrama de Pareto no qual ordena as frequências dos problemas da maior para a menor, permitindo a priorização de quais defeitos deve-se atacar primeiro, ou seja, aquele que mais representa negativamente o índice de não qualidade do item.

Com a prioridade definida pelo Diagrama de Pareto, criou-se um fluxograma detalhando os setores e etapas no processo de fabricação do item, afim de identificar o fluxo atual ou o fluxo ideal do produto ou serviço, facilitando a constatação do local dos possíveis desvios.

Em sequência por meio do Diagrama de Ishikawa, o principal problema que foi definido anteriormente pelo Diagrama de Pareto, possíveis causas foram estudadas verificando a relação com a Não Conformidade. Após, a equipe da Qualidade junto com os responsáveis pela fabricação do item reuniram-se e realizaram um brainstorming, no qual idealizaram melhorias para evitar o problema com implantação de dispositivos Poka-Yoke, que serão repassadas ao setor de engenharia para elaboração do processo de fabricação e posteriormente solicitado ao setor de usinagem a fabricação do dispositivo.

3RESULTADOSEDISCUSSÕES

O levantamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com