TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE, 5 POR QUÊS, POKA-YOKE, BRAINSTORMING E CICLO PDCA NOS PROBLEMAS REAIS DENTRO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILISTICA

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.045 Palavras (9 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 9

APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE, 5 POR QUÊS, POKA-YOKE, BRAINSTORMING E CICLO PDCA NOS PROBLEMAS REAIS DENTRO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILISTICA

CARLOS WILLIAM PEREIRA FERREIRA

Resumo

O artigo proposto tem por objetivo de aplicar ferramentas da qualidade, analisando a aplicação destas, ligadas ao Controle de qualidade no processo de exportação e importação de peças, realizando um estudo de casos reais em uma empresa de grande porte do ramo logístico, utilizando a metodologia de uso das ferramentas de controle da qualidade. De forma especifica buscou-se com as diversas ferramentas da qualidade sendo o Poka – Yoke, Cinco Por Quês, Brainstorming e ciclo PDCA, fundamentais para identificar e solucionar os principais problemas no processo de separação e embalamento de peças para exportação um plano de ação eficiente a fim de controlar ou eliminar as causas potenciais dos problemas.

Palavras-chave: Causa Raiz, Falha, Plano de Ação, Melhoria Contínua

Abstract

The proposed article aims to apply quality tools, analyzing the application of these, related to quality control in the export process and import of spare parts, carrying out a study of real cases in a large company in the logistics branch, using the methodology use of quality control tools. In real terms, it sought with the various quality tools and Poka - Yoke, Five Whys, Brainstorming and PDCA cycle, essential to identify and address the main problems in the separation and packaging of export parts process an efficient action plan to control or eliminate the potential causes of problems.

Keywords:  Root Cause, Failure, Action Plan, Continuous Improvement

  1. INTRODUÇÃO

A preocupação com qualidade surgiu de forma progressiva durante a Revolução Industrial, onde a customização foi substituída pela padronização e produção em larga escala. A partir de então, fez-se necessário a presença de um inspetor da qualidade para verificação dos produtos, surgindo temas como: especificação, tolerância e conformidade. Surge ainda para a garantia da qualidade, o uso de ferramentas, como Poka – Yoke, Cinco Por Quês, Brainstorming, ciclo PDCA, gráfico de controle, diagrama de dispersão e a matriz de importância e desempenho. Nas organizações modernas, o enfoque na adoção da qualidade total ocorre visando o planejamento estratégico que permite englobar toda a organização nos parâmetros estabelecidos pelo sistema de qualidade. A qualidade implica na busca contínua da satisfação dos clientes, conseguindo atender as suas expectativas, sejam eles internos ou externos à organização. Para que isso aconteça é necessário antecipar-se aos desejos e necessidades desses clientes, para que desta forma consiga reter esses clientes (PEINADO; GRAEML, 2007). Uma empresa que almeja ter uma boa qualidade deve evitar o desperdício seja ele de tempo ou de matéria-prima, por que esse é um dos principais fatores que afetam no desempenho de uma empresa (SLACK et al., 2006). A busca pela qualidade atualmente, tornou-se algo indispensável e as empresas devem estar constantemente inovando para manter-se no mercado com estabilidade e competitiva. A sobrevivência no mercado representa o principal motivo pela busca da qualidade nas empresas.

Portanto, este artigo busca demonstrar o valor do Controle de Processos e das Ferramentas da Qualidade no controle e monitoramento para exportação e importação de componentes automotivos buscando melhor qualidade e produtividade, identificando os principais fatores causadores de alterações no processamento. Com a disponibilidade de informações sobre a produção, identificam-se as ações de melhoria e correção.


2. CINCO POR QUÊS

A técnica dos 5 porquês surgiu em meados da década de 70 no Japão. Criado pela Toyota na busca pela qualidade plena de seus processos, o método consiste em, após definido exatamente o problema, questionar o porquê por cinco vezes, até que se encontre sua verdadeira causa, essa ferramenta foi aplicada em uma situação real de acondicionamento de peças.

Devido a falha de acondicionamento da peça no Box 5 (caixa de madeira) houve a necessidade de analisar a causa raiz do problema.

Para está falha a ferramenta da qualidade 5 por quês foi aplicada de forma que pudesse atacar a causa raiz, segue o levantamento de claim (reivindicação) por parte do cliente, conforme tabela 1.1 e segue a analise da causa raiz na tabela 1.2.

O plano de ação para solucionar o problema se encontra na tabela 1.3.

   [pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

3. POKA- YOKE E BRAINSTORMING

3.1 BRAINSTORMING

O brainstorming é uma técnica muito comum e conhecida utilizada para a solução de problemas e para a busca de ideias criativas e conceitos inovadores em uma empresa. O método funciona como uma dinâmica de grupo onde a partir de um tema estabelecido, todos os participantes são convidados a dar ideias a respeito, mesmo que pareçam absurdas e irrelevantes, e em meio a essa “tempestade” de contribuições as ideias dos diversos membros vão se conectando, inspirando novas ideias, fazendo surgir algo novo e inusitado, umas soluções criativas

Após o claim por parte do cliente devido a um determinado suporte esta sendo enviado errado, foi realizado uma análise dos componentes, e foi constatado que houve uma quebra de qualidade pelo fornecedor, pois o Part Number das peças não foram grafados nas mesmas, conforme descreve o desenho técnico.

Através de reuniões com residentes (representantes) do fornecedor foi exigido do mesmo que se adequasse as normas e padrões impostos pela montadora, Com a exigência por parte da montadora o fornecedor solicitou um período de tempo para que pudesse mudar seu layout e se adequar a exigência, com isso houve se a necessidade da aplicação do brainstorming, onde o tema era a solução para peças em estoque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (530.6 Kb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com