TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhoria de Processos : Poka Yoke

Por:   •  3/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

Melhoria dos processos: Poka Yoke

Introdução

 A qualidade teve um crescimento extraordinário na sociedade, passando a exercer um papel relevante no relacionamento com os clientes e fornecedores, no desenvolvimento de produtos e nos processos de fabricação. Atualmente, não é admissível lançar no mercado produtos sem qualidade; mas, as empresas têm que trabalhar com um elevado padrão de qualidade se quiserem entrar num mercado competitivo.

 A probabilidade das empresas sobreviverem e prosperarem são afetados se não existir uma preocupação constante com a melhoria contínua dos seus processos, visando à redução de custos e desperdícios.

A diminuição do nível das falhas de qualidade não resulta das atividades de inspeção, mas fundamentalmente das atividades de melhoria dos processos, tornando-os mais eficazes, mais simples, com menos não conformidades e mais seguros.

  1. Qualidade Total ( TQM)

A gestão da qualidade total consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos da empresa.

Esta estratégia tem sido amplamente utilizada em indústria. Chama-se total porque o seu objetivo é a implicação não só da empresa inteira mais também a organização estendida: fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.

A certificação da qualidade além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduz custos internos, aumenta à produtividade, melhora a imagem e os processos.

[pic 1]


Figura 1. Ciclo da Qualidade Total

O TQM tem como fundamento reduzir os erros produzidos durante o processo de fabricação ou de serviços, incrementar a satisfação do cliente, agilizar a gestão da cadeia de fornecimento, a modernização dos equipamentos e garantir que os trabalhadores tenham o maior nível de formação.

[pic 2]


Figura 2. Componentes do TQM

A  TQM possui quatro componentes básicos:

1. Clientes em primeiro lugar. Um produto ou serviço de qualidade deve satisfazer as necessidades e expectativas do cliente. Se o cliente não ocupa o primeiro lugar, será difícil satisfazer suas expectativas e, conseqüentemente, a qualidade não poderá ser alcançada.

2. Melhora contínua. A filosofia do Kaizen considera que não há limites para a melhoria contínua. Isto significa que uma organização sob o conceito da GQT continuará se esforçando para melhorar seu produto ou serviço e por aumentar seus padrões de qualidade.

3. Objetivo zero defeitos. Os defeitos são indesejáveis por dois motivos:

•   Custam caro porque diminuem a confiança do cliente com o produto.

•   É mais caro corrigir defeitos que evitar que se produzam.

4. Capacitação e desenvolvimento. Uma organização terá que capacitar seus funcionários para garantir a compreensão dos princípios da GQT. Eles precisam entender como devem alcançar ou manter este conceito

Podemos entender que a TQM exige o apoio de todas as áreas dentro da empresa, não sendo apenas de responsabilidade apenas da Qualidade.

  1. Poka Yoke


                Poka-yoke é um dispositivo a prova de erros destinado a evitar a ocorrência de defeitos em processos de fabricação e/ou na utilização de produtos. Este conceito faz parte do Sistema Toyota de Produção e foi desenvolvido primeiramente por Shigeo Shingo, a partir do princípio do "não-custo".

Segundo Shingo (1996, p.55), inspeção sucessiva, auto-inspeção e inspeção na fonte podem ser todas alcançadas através do uso de métodos Poka-yoke. O Poka-yoke possibilita a inspeção 100% através de controle físico ou mecânico. Quanto às funções de regulagem do Poka-yoke há duas maneiras onde ele pode ser usado para corrigir erros:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (55.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com