TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLEMENTAÇÃO DO POKA YOKE PARA MELHORIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO

Por:   •  25/10/2018  •  Artigo  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE UNINASSAU[pic 1][pic 2]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMNISTRAÇÃO

DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

ALUNA:

IMPLEMENTAÇÃO DO POKA YOKE PARA MELHORIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO.

O poka yoke é uma ferramenta desenvolvida pelo japonês Shigeo Shing na década de 1960 para a redução dos custos e erros no processo produtivo assim como garantir a qualidade nos produtos. É importante destacar que esta ferramenta foi desenvolvida para funcionar em uma linha de montagem do sistema Toyota de produção, mas é perceptível sua aplicabilidade em diversos segmentos e em conjunto com outras ferramentas e técnicas que objetivam o controle da qualidade.

Quando identificamos em nosso dia-a-dia falhas e criamos mecanismos para controlar ou mesmo impedir a ocorrência de erros estamos aplicando este conceito. Segundo Costa et.al.(2017) para atingir os seus objetivos as organizações estabelecem níveis de melhorias contínua no processo produtivo a fim de garantir eficiência e vantagem competitiva frente a seus concorrentes.

Neste artigo apresentamos uma revisão da literatura nos autores que discutem a temática e observar sua implementação no processo de produção nas organizações. Nesta perspectiva, a implementação do poka yoke visa garantir a melhoria contínua da qualidade para evitar erros no processo produtivo e de acordo com Shingo (1996):

“[...] constitui um importante aspecto para que se elimine o defeito dos processos de manufatura, em busca do que se denomina de controle de zero defeito. [...] para se garantir a não ocorrência desses defeitos”.

Em outras palavras, a ideia de Shingo é diminuir o retrabalho mantendo assim o controle das atividades, pois fundamenta-se no pensamento de que se é mais fácil e mais barato corrigir o erro antes do produto estar finalizado.

A probabilidade de as empresas sobreviverem e prosperarem é afetada se não existir uma preocupação constante com a melhoria contínua dos seus processos, visando a redução de custos e desperdícios. (NOGUEIRA, 2010). Neste sentido existe a implementação de processos de baixos custos e inspeção constante objetivando assim a redução dos gastos.

Ohno (1997, apud Correa e Rodrigues, 2006) corrobora que a redução de custos deve ser o principal objetivo de qualquer fabricante que busca sobreviver no mercado atual. O princípio da subtração do custo exige esforços extraordinários para eliminação de perdas quer seja de tempo ou material.

“ [...] qualidade de um serviço ou produto está relacionado a habilidade para satisfazer requisitos percebidos como valor, entretanto, lembra que a percepção de cada indivíduo difere uma da outra, por conta de suas necessidades e expectativas. Ainda assim, afiança que as ferramentas de qualidade ajudam as empresas a melhorarem a visão de seus processos, evitar falhas e não conformidades nos processos” (CAMPOS et al. 2011, apud MELLO, 2017) ”.

Diante disso, uma das alternativas para manter a lucratividade e a vantagem competitiva das empresas sem dúvida é eliminando as perdas, a partir do planejamento e controle, assim como entender de todo o processo de produção a fim de garantir a satisfação das necessidades do cliente final.

Por outro lado, conforme Correa e Rodrigues (2006) a partir da implementação do poka yoke é necessário promover o envolvimento dos colaboradores, nas mudanças e no aperfeiçoamento do processo produtivo, partindo do princípio que todos são parte fundamentais, portanto devem ter o sentimento de integração e compromisso com os objetivos e estratégias da organização.

A tendência é fazer mais gastando menos, mas sem perder os índices de qualidade. E essa necessidade de reduzir custos, assim como aumentar a produção vem ganhando força nas organizações que estão em busca de projetos e técnicas que proporcionem o desenvolvimento de novas formas de gestão.

Para Womack e Jones (1998, apud Mello, 2017), a acepção de Manufatura Enxuta está relacionada com a busca de uma forma melhor de gerenciar os relacionamentos de uma empresa com seus clientes, cadeia de fornecedores, desenvolvimento de produtos e operações, com o intuito principal de alcançar mais resultados com menos recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (54 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com