TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE TECNCOLOGIAS MÓVEIS (APLICATIVOS) PARA ATENUAR A EVASÃO E O ÍNDICE DE REPROVAÇÃO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Por:   •  17/6/2019  •  Seminário  •  2.575 Palavras (11 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

ABI ENGENHARIA

APLICAÇÃO DE TECNCOLOGIAS MÓVEIS (APLICATIVOS) PARA ATENUAR A EVASÃO E O ÍNDICE DE REPROVAÇÃO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Camila Moraes de Paula

Iago Augusto Reis

Leandro Mirael

Peterson Alvarenga

LAVRAS

2016

APLICAÇÃO DE TECNCOLOGIAS MÓVEIS (APLICATIVOS) PARA ATENUAR A EVASÃO E O ÍNDICE DE REPROVAÇÃO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Projeto de Pesquisa apresentado na

Universidade Federal de Lavras como

Atividade Avaliativa  da matéria

Metodologia Científica.

ORIENTADORA: PROF. ANDREA CORREA

Moraes, Camila. Augusto, Iago. Mirael, Leandro. Alvarenga, Peterson.

         Aplicação de tecnologias móveis para atenuar a evasão e o índice de reprovação nas Universidades Brasileiras– Lavras – MG

        Projeto Científico (ABI Engenharia) – Universidade Federal de Lavras.

        Orientadora: Prof. Andrea Correa

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO  .................................................................................... 5

2. OBJETIVOS ...........................................................................................8

3. JUSTIFICATIVA .....................................................................................9

4. REFERENCIAL TEÓRICO ...................................................................10

 

4.1 FATORES QUE CONTRIBUEM PARA EVASÃO ..............................10

5. METODOLOGIA ...................................................................................13

6. CRONOGRAMA ...................................................................................15

7.RESULTADOS ESPERADOS ...............................................................16

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................17

9. ANEXOS................................................................................................18

RESUMO

Ingressar no ensino superior é uma das mais promissoras formas de se obter sucesso. O mercado de trabalho é bastante exigente e este é um dos fatores que mais atraem os estudantes.  A palavra faculdade é sinônimo de muita dedicação e persistência.

        Para ser um bom profissional, é necessário que ter conhecimento em várias  áreas como por exemplo administração gerencial e humanística.

        O intuito do projeto científico foi identificar as dificuldades do ensino superior brasileiro.

        A ideia central da pesquisa é a criação de um aplicativo que atenue a evasão e o índice de reprovação em algumas disciplinas das Universidades brasileiras.

1.INTRODUÇÃO

A evasão escolar, no Brasil, é entendida como a interrupção no ciclo de estudo, o que causa prejuízos econômicos, sociais e humanos, qualquer seja o nível de educação. A permanência dos alunos nas instituições de educação superior (IES) está relacionada com um ambiente competitivo e a viabilidade econômica.

        Há perdas de natureza econômica para o aluno, pois as recompensas sociais estão ligadas à obtenção do título. As instituições, principalmente as particulares, sofrem com a queda de prestígio e o risco de manter suas condições de sobrevivência financeira. A sociedade, por sua vez, também perde com os investimentos mal aproveitados, sendo que os alunos preencham vagas e não concluem seus cursos. Uma questão de certa forma comum, é a mudança de curso por parte do estudante, deixando a vaga ociosa, que raramente é preenchida tanto nas IES públicas quanto nas privadas.

        Apenas ingressar na educação superior, não é garantia de sucesso para o estudante, uma vez que o nível de ensino difere muito da educação de base. Tal mudança de ensino causa certa insegurança do aluno quanto à carreira e obriga uma mudança drástica de hábitos, utilização de novas estratégias de aprendizagem, capacidade de conviver com colegas que têm condições, habilidades e aspirações que não combinam com as suas.

        Outros aspectos podem, também, causar frustração nos estudantes, tais como as expectativas levantadas em relação à vida universitária, a estrutura e metodologia do trabalho acadêmico, quando o aluno, mesmo com o pouco conhecimento específico, almeja o exercício da profissão.

        A concorrência é outro fator importante neste aspecto. Candidatos, com condições socioeconômicas mais modestas, desistem, logo no início, da tentativa de ingressar em um curso mais procurado, optando por um menos concorrido, mesmo sem muito interesse em exercer tal profissão. Esta escolha se dá pelo objetivo de um incremento no nível educacional, cujo título facilitará a ascensão social.

        Os mais privilegiados socioeconomicamente ingressam nas universidades mais concorridas. No entanto, isso não garante a conclusão do curso, tendo em vista o elevado número de matriculados que não se titulam no prazo mínimo proposto pela instituição, dadas quaisquer razões.

        A alta variedade e especificidade das instituições se relacionam com a desistência na educação superior. Na busca de respostas para os motivos desse fenômeno tem de se analisar o que está sendo feito para favorecer as condições acadêmicas e, consequentemente, melhorar o sistema de ensino nacional.

        A evasão escolar no ensino superior brasileiro é um fenômeno grave que afeta as instituições públicas e privadas e demanda atitudes eficazes de combate. Nos últimos anos o número de ingressantes e, consequentemente, a matricula têm aumentado significativamente. Entretanto, não tem garantido a frequência do aluno até o final do curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com