TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA, NÃO POTÁVEL, PARA UTILIZAÇÃO EM LAVAGEM DE VEÍCULOS – ESTUDO DE VIABILIDADE

Por:   •  28/7/2021  •  Monografia  •  4.225 Palavras (17 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 17

APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA, NÃO POTÁVEL, PARA UTILIZAÇÃO EM LAVAGEM DE VEÍCULOS – ESTUDO DE VIABILIDADE. ¹

BRAZ, Diogo Barradas. ²

LOPES, Osvaldo Rodrigues. ³

RESUMO: O crescimento do consumo da água, juntamente, com o crescimento populacional acentuado e desordenado são os principais fatores que influenciam o aumento do consumo de água no mundo atual. Gerando um grande desequilíbrio e custos elevados em tratamento, armazenamento e distribuição, de acordo com esse conceito podemos utilizar métodos não convencionais para suprir uma parte dessa demanda. Sendo uma das alternativas mais viáveis o aproveitamento da água da chuva. O sistema de aproveitamento de água de chuva para consumo não potável e uma medida não convencional, utilizada em muitos países, inclusive no Brasil. Este trabalho trata da viabilidade da utilização da água da chuva para utilização em processos de lavagem de veículos, como forma de substituição da água fornecida pelas companhias de saneamento. Gerando com isso diminuição de custos com água potável, para uso não nobres, e a redução do risco de enchentes, em função da sua capitação e armazenamento. Saliento que aproveitar a água da chuva significa muito mais que reduzir o consumo e os custos. Representa um grande avanço para a humanidade para a construção de um mundo mais digno, no qual todos tenham acesso à água de boa qualidade. Está que é a principal fonte de vida entre os seres do planeta.

Palavras – Chave: Água de Chuva, Aproveitamento, Utilização, Estudo de Viabilidade, Não Potável.

UTILIZATION OF RAIN WATER, NOT FOR DRINKING, FOR USE IN CAR WASHING - FEASIBILITY STUDY

SUMMARY: The growth in consumption of water, along with population growth and sharp disorderly are the main factors influencing the increase of water consumption in the world today. Generating a large imbalance and high costs for treatment, storage and distribution, according to this concept we can use unconventional methods to meet part of this demand. Being one of the most viable alternatives the use of rainwater. The system use of rainwater for non-potable consumption and a measure unconventional, used in many countries, including Brazil. This study evaluated the feasibility of using rainwater for use in car washing processes, such as replacement of water supplied by sanitation companies. Thereby generating cost savings in potable water, to use non-noble, and reducing the risk of flooding, according to their capitation and storage. I stress that harness the rain water means much more than reduce consumption and costs. Represents a major breakthrough for humanity to build a world more worthy, in which everyone has access to good quality water. Is that it is the main source of life among beings on the planet.

Key-words: Rainwater, Harnessing, Use, Feasibility Study, Not for Drinking

______________________________

¹ Artigo apresentado ao curso de Pós Graduação Latu Sensu em Engenharia Ambiental para obtenção do Certificado de Especialista em Engenharia Ambiental.

² Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, Pós graduando do curso de Engenharia Ambiental. Centro Universitário Moura Lacerda – de Ribeirão Preto – SP.

³ Geólogo, Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pelo Instituto de Geociências da Unicamp. Prof°. do Centro Universitário Moura Lacerda – de Ribeirão Preto – SP.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABNT                Associação Brasileira de Normas Técnicas

NBR                Norma Brasileira

DAERP        Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto

ANA                Agência Nacional de Água

ONU                Organização das Nações Unidas

Ciiagro        Centro integrado de informações agrometeorológicas


1 - INTRODUÇÃO

A água potável encontrada na natureza é um dos recursos essenciais à vida no nosso planeta, sendo que este recurso tem se tornado cada vez mais escasso e caro. O crescimento da sua demanda e o crescimento populacional acelerado e desordenado são os principais fatores que influenciam o crescimento do consumo de água no mundo atual. Gerando um grande desequilíbrio e custos elevados em tratamento, armazenamento e distribuição. Aproveitar a água de chuva é unir os benefícios ecológicos aos econômicos.

Um dos caminhos para a racionalização do uso de água potável é o aproveitamento da água da chuva, um programa que existe a muitos anos em vários países de primeiro mundo, que além da economia da água potável, ajuda na prevenção de enchentes, devido à impermeabilização do solo que a crescente urbanização gerou, privilegiando aspectos sociais.

Segundo Souza (2003), o 3ª Fórum Mundial da Água, realizado em Kioto, no Japão, teve como um dos principais temas a ameaça de redução das reservas mundiais em cerca de um terço nos próximos 20 anos.

Anersen Apud Villiers (2002), diretor do International Food Policy Research Institute, relata que um em cada cinco países está sujeito a experimentar uma severa falta de água dentro os próximos 25 anos.

Temos que Villiers (2002) relata que somente um terço da água que flui anualmente para o mar pode ser utilizada pelo homem. Desta quantidade, mais da metade já tem destino e está sendo utilizada. Sendo que muitas destas águas encontradas na natureza estão degradadas por esgoto, poluição industrial, produtos químicos, excesso de nutrientes e pragas de algas. Tendo com isso que a disponibilidade per capita de água potável de boa qualidade está diminuindo em todos os países.

Com base no levantamento bibliográfico, podemos detectar que apesar de apresentar vários estudos relacionados ao tema, a água, que representa o bem mais importante adquirido do meio ambiente e é consumida frequentemente de forma inadequada. Para tentar amenizar essa contradição, se faz necessário, conscientizar a população da maneira correta de utilização da água, onde o desperdício não pode ocorrer.

O uso contínuo e desordenado da água potável vem causando danos algumas vezes irreversíveis. Uma das maneiras encontradas pelos ambientalistas para que a água potável não se acabe tão rapidamente é sensibilização da população sobre a racionalização e o uso consciente da água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (308.7 Kb)   docx (153.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com