TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS 1º Semestre Engenharia

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO DE APS

1º Semestre de Engenharia

Invenções da Guerra ainda usadas pelo Homem

A busca por estas facilidades partiu de simples necessidades, como por exemplo utensílios para auxílio na caça, pesca, alimentação, agricultura, etc., podendo alcançar grandes invenções do porte de aeronaves, que permitem a locomoção do homem entre dois pontos distantes no globo em muito menos tempo.

O curioso é que muitas dessas descobertas, foram feitas durante períodos de guerra que, para muitos, é sinônimo de miséria e destruição. Porém, destes ambientes hostis e cruéis, saíram muitas ideias que tornaram e ainda tornam o cotidiano da humanidade mais fácil.

De acordo com a Terra Networks Brasil S.A, uma dessas descobertas que ainda estão presentes na nossa vida, e continua se aperfeiçoando, é a Internet. Durante a Guerra Fria, o temor de um ataque soviético fez com que cientistas norte-americanos desenvolvessem uma rede de comunicação descentralizada, que permitisse dividir as informações em vários pedaços, chamada ARPANET. Assim, caso um espião da URSS tivesse acesso a informações de uma unidade militar dos EUA, conseguiria apenas um trecho de todo o projeto ou plano.

A popularização da Internet deu-se no início da década de 90, e foi crescendo de forma assustadora se tornando, talvez, a mais importante de todas as invenções tecnológicas já surgidas durante uma guerra.

Outra invenção que facilita a nossa vida é o forno de micro-ondas, e a sua descoberta foi um tanto quanto curiosa. Durante a Guerra Fria, um norte-americano que trabalhava na fornecedora militar Raytheon, Percy Spencer, inspecionava válvulas mecânicas usadas em radares que geram energia, chamadas magnétrons. Depois de algum tempo perto desses equipamentos, Spencer percebeu que um chocolate que carregava no seu bolso havia derretido. Depois de estudos e pesquisas, Spencer aplicou o princípio em um aparelho para aquecer alimentos, e sendo assim, em 1952 surgiu o primeiro forno de micro-ondas.

Mas essas descobertas nos levam a uma pergunta pertinente: por que é mais comum algo ser criado para fins bélicos que para a utilização civil?

Historicamente, as guerras se iniciaram por conflito de interesses, geralmente, econômicos e/ou políticos. Vamos utilizar a Primeira Guerra Mundial como exemplo:

Segundo o contido no site da InfoEscola Navegando e Aprendendo, no início do século XX, o mundo encontrava-se dividido e submisso às grandes potências europeias e aos Estados Unidos. Não haviam mais territórios sem dono e havia uma disputa entre as grandes potências que buscavam a expansão de suas áreas de dominação política e econômica. Com a Revolução Industrial, a competição capitalista estimulou o crescimento de algumas empresas, e culminou o fracasso de muitas outras. Empresas menores foram compradas ou faliram, enquanto as grandes ficaram maiores ainda. As grandes empresas começaram a monopolizar os grandes setores da economia, almejando cada vez mais o crescimento e o aumento das riquezas, e, para isso, precisavam de cada vez mais matéria-prima, mão-de-obra barata e mercados consumidores. Então, surgiu a alternativa da colonização dos países de economia mais frágil. Essa busca pelo crescimento econômico gerou um conflito entre algumas das potências mundiais, que de forma alguma queriam competir no mercado, e para acabar de vez com essa concorrência, seus governos decidiram que uma guerra seria muito bem-vinda.

A partir do momento que um país entra em guerra, ele fará tudo o que tiver ao seu alcance para vencê-la, e o desenvolvimento de tecnologia bélica é um dos pilares para obter essa vitória, pois quanto mais bem armado e preparado, maiores serão as chances de triunfo deste país.

“A guerra tem importância crucial para o Estado. É o reino da vida e da morte. Dela depende a conservação ou a ruína do império. Urge bem regulá-Ia. Quem não reflete seriamente sobre o assunto evidencia uma indiferença condenável pela conservação ou pela perda do que mais se preza. Isso não deve ocorrer entre nós.” (SunTzu,2006)

Apesar do foco da indústria bélica ser o desenvolvimento de tecnologia para a guerra, muitas coisas são aproveitadas para a utilização civil. O GPS (Sistema de Posicionamento Global),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com