TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS CONTRAVENTAMENTO - UNIP

Por:   •  22/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.514 Palavras (11 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]ICET – INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

INFLUÊNCIA DO VENTO EM ESTRUTURAS VERTICAIS

NOVEMBRO DE 2016

SÃO PAULO

ICET – INSTITUTODECIÊNCIASEXATASETECNOLÓGICAS

DISCIPLINA: ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

INFLUÊNCIA DO VENTO EM ESTRUTURAS VERTICAIS

Componentes do grupo

NOVEMBRO DE 2016

SÃO PAULO

RESUMO

        O trabalho apresentado tem como objetivo explicar a influência do vento em uma estrutura vertical. Para o avanço de uma nação, a construção é fundamental, e, o estudo da natureza é primordial para o avanço e a segurança da construção. O vento tem grande influência em uma edificação, principalmente nas grandes, por isso é necessário o estudo do coeficiente de distribuição de pressão, devida a ação do vento nas paredes e nos telhados.

Palavras-chave: Vento, Influência do Vento na Construção, Contraventamento, Coeficiente de pressão

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. VISÍTA EM OBRA DE ESTRUTURA METÁLICA        4

2.1 APRESENTAÇÃO DA OBRA        4

2.1.1 STEEL DECK        6

3. INFLUÊNCIA DO VENTO NAS EDIFICAÇÕES        7

3.1 CONTRAVENTAMENTO        7

3.2 VARIAÇÃO DO VENTO        9

3.3 SISTEMAS DE CONTRAVENTAMENTO        10

3.3.1 PÓRTICOS        10

3.3.2 PAREDES        10

3.3.3 NÚCLEO E TUBOS        11

4. CÁLCULOS        12

5. ESTUDO DE MODELO EM TÚNEL DE VENTO        15

6. CONCLUSÃO        16

7. REFERÊNCIAS        17

8. FOTOS PRESENCIAIS        18


1. INTRODUÇÃO

        O vento exerce pressões e sucções nos edifícios, de forma variada, contínua, intermitente ou repentina causando efeitos indesejáveis, danos materiais e, às vezes, desabamento de estruturas.

        A crescente utilização dos sistemas estruturais em aço em todo o mundo se deve principalmente à sua facilidade de execução e fácil organização do canteiro de obras, sabe-se que os elementos estruturais em aço apresentam resistência relativa muito maior que elementos em concreto armado, o que possibilita a utilização de peças mais esbeltas e suscetíveis a deformações.

        Com tudo isso, foram estudados e criados métodos e fórmulas para calcular a reação do vento na edificação.  Devido à necessidade de atenção especial aos deslocamentos laterais sofridos pelas estruturas metálicas, a NBR 8800/2008 apresenta diversos requisitos que devem ser atendidos para que a estrutura se apresente no padrão necessário para sua eficaz e segura utilização.

        A estabilidade de uma estrutura metálica pode ser atingida por diferentes formas, porém, a mais eficaz e aplicada nos projetos estruturais são os contraventamentos, barras adicionadas na estrutura com a finalidade de impedir o deslocamento dos elementos estruturais aumentando assim a rigidez da estrutura.

2. VISÍTA EM OBRA DE ESTRUTURA METÁLICA

2.1 APRESENTAÇÃO DA OBRA

        A primeira parte da obra foi demolição da edificação existente e limpando o terreno para a construção da mureta guia para dar início a parede de diafragma, responsável por absorver cargas axiais e empuxos horizontais que são provocados pelas paredes do terreno após serem feitas as fundações profundas. Logo em seguida, são feitos furos na diagonal com aproximadamente trinta metros para colocação dos tirantes, onde tinham aproximadamente 15cm (Quinze centímetros).

[pic 2]

Para que uma obra seja realizada, é separa por equipes, dando a responsabilidade para cada uma, uma parte do projeto. Em seguida, foi feito um estudo do projeto e topografia do local, para verificar se o mesmo não vai passar por nenhuma rede de agua ou esgoto, por exemplo, depois é passado para equipe de arquitetura, aonde vão levar o projeto para a prefeitura para aprovação das documentações, das licenças ambientais para assim dar início às obras.

[pic 3]

Após análise da fundação foram usados variados blocos e sapatas, ambos de diferentes tamanhos, como obra e metálica teve que utilizar chumbadores para quando chegassem os pilares fossem posicionados no local correto.

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

        O uso do Steel deck se mostra particularmente vantajoso em situações de obras com condições especiais obras com prazo de entregas muito curtos de execução onde, por exemplo, a montagem de escoras é nula.

        Nesse sistema, o aço trabalha como fôrma para concreto durante a concretagem e como armadura positiva para as cargas de serviço. Para favorecer a aderência do concreto ao aço são conformadas massas e ranhuras na chapa metálica que serve de superfície de ancoragem. O Steel Deck é composto ainda, por telas eletros soldados, que atuam como armadura negativa e ajudam a prevenir trincas superficiais na laje.

[pic 7][pic 8]

2.1.1 STEEL DECK

        O Steel Deck é uma laje composta por uma telha de aço galvanizado e uma camada de concreto. O aço é utilizado no formato de uma telha trapezoidal que serve como fôrma para concreto durante a concretagem e como armadura positiva para as cargas de serviço.

        O Steel Deck possui nervuras largas e com a utilização de conectores, permite a interação do concreto com o aço o que possibilita o cálculo de vigas mistas, permitindo uma redução do peso da estrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (896.2 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com