TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS FILOSOFIA UNIP 1º SEMESTRE

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.019 Palavras (25 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

Alunos:                                RA:                               Turma: EC1C30

Beatriz S. Garcia                  C15BAH-0

Jhonata S. Fonseca             C27FEB-1

João Paulo Setúbal              C17201-4

Lucas E Freitas                    C2900D-0

Luismar C. Cardoso             C24IFG-2

APS

Brasília-DF, 30 de maio de 2014.

Índice

Físico Galileu Galilei ---------------------------------------------------------------------------- 03

Principais ideias, teorias e/ou leis elaboradas;

Queda dos corpos ------------------------------------------------------------------------- 05

Defendendo o Heliocentrismo ------------------------------------------------------------ 06

Análise de uma função matemática de uma variável ---------------------------------- 06

Impactos produzidos na sociedade de sua época e nos tempos atuais ------------- 07

Matemático Tales de Mileto -------------------------------------------------------------------- 08

-Principais Idéias Teorias e/ou leis ------------------------------------------------------------- 10

-Impactos Produzidos ------------------------------------------------------------------------------ 12

-Dissertação ------------------------------------------------------------------------------------------ 15

Filósofo Pitágoras --------------------------------------------------------------------------------- 17

- A Matemática de Pitágoras --------------------------------------------------------------------- 18

Físico Galileu Galilei

  Em 15 de fevereiro de 1564 nasce Galileu Galilei em Pisa, sua família era provavelmente originaria de Mugello, um vale distante do outro lado das montanhas, a 24 km de Florença.

  Vincenzo, pai de Galileu descendia de uma nobre família Florentina. Vincenzo era um musico talentoso, estudo musica em Veneza e se tornou um grande especialista em teoria musical. Para ele a musica deveria agradar ao ouvido na pratica e não na mente, mediante a teoria formal na pauta. Suas obras escritas, no final do século, culminaram o nascimento da ópera.

  Giulia, mãe de Galileu, era uma mãe exigente e esposa queixosa, amargurada pelo fracasso do seu casamento. A vida familiar era turbulenta.

  Galileu tinha dez anos quando mudou com sua família para Florença e foi estudar no mosteiro de Vallombrosa, nas montanhas, e aos 14 anos foi enviado a professores, voltando para Florença. Aos 17 anos voltou para Pisa para estudar medicina na Universidade de Pisa. A universidade, na época, não acompanhava os acontecimentos no mundo, permanecendo tradicional inalterada. Entediado, sem desafios intelectuais, procurava estímulos em outros lugares como tavernas e bordeis ate o dia que conseguiu se infiltrar em uma aula particular dada por um matemático da corte, Ostilio Ricci. Entrar escondido nas aulas tornou se um hábito, Ricci se deu conta do extraordinário talento de Galileu e passou a estimulá-lo.

  Em 1585 Galileu abandona Pisa, voltando para Florença sem seu diploma de medico. Por conta própria se dedica ao estudo da física e, como matemático, começa a lecionar e a dar aulas particulares.

  Como resultado das suas pesquisas no campo da mecânica inventa a balança hidrostática em 1586, que lhe garante um posto para lecionar matemática na Universidade de Pisa, em 1589.

  Em 1590 Escreve o Livro: De Motu, que conta a estória de dois amigos que se encontram as margens do Arno para comprar peixe para o almoço, veem um homem num barco, remando contra a corrente, o que os leva a uma discursão sobre movimento. As ideias de Galileu são transmitidas, de forma seca, por um dos personagens chamado Alexandre.

  Em 1592 mudou-se para Pádua, onde consegue um prestigioso cargo de professor de matemática na Universidade de Pádua com o apoio dos Médici.

  Em 1593 inventou o termoscópio, um tipo primitivo de termômetro.

  Em 1594, o Senado de Veneza conferiu a Galileu a patente de uma bomba que puxava água com o uso da tração de cavalos.  Os seus estudos sobre o isocronismo do pêndulo o levaram à construção do relógio de pêndulo, o qual tinha uma precisão muito maior que a dos relógios usados na época. Construiu também o “setor”, um instrumento que auxiliava no apontamento preciso dos canhões de artilharia e só escreveu o manual de uso do setor em 1598. Também contratou um artesão para fabricá-lo e vende-lo a seus discípulos.

  Em 1609, em uma visita a Veneza, Galileu ficou sabendo da invenção do telescópio e até adquiriu um. Em agosto do mesmo ano Galileu apresentou ao Senado de Veneza um telescópio com poder de aumento de oito vezes e em outubro ou novembro, ainda no mesmo ano, usou para observação do céu um instrumento com poder de aumento de vinte vezes.

 Em 1610 publicou Sidereus nuntius (Mensageiro das Estrelas), um pequeno livro que descrevia suas observações da Lua, Júpter e milhares de estrelas não visíveis a olho nu.

  Em 1611, como consequência de suas descobertas, foi designado matemático da corte do duque da Toscana, em Florença.

  Em 1616 foi, pela primeira vez, proibido pela Inquisição de divulgar as ideias heliocêntricas de Copérnico.

  Em 1623, após ter ficado um longo período em silêncio, publicou o livro II Saggiatore (O experimentados) que expunha os princípios do raciocínio cientifico e do processo experimental. No mesmo ano com a mudança do papa,o Cardeal Barberini, amigo e patrono de Galileu, que foi eleito papa assegura a Galileu a liberdade para escrever sobre o sistema de Copérnico desde que ele o considerasse apenas como hipótese matemática. [pic 2][pic 3]

  Em 1632 Galileu foi acusado pela Inquisição por confrontar os sistemas geocêntricos e heliocêntricos, defendendo o sistema copernicano em seu livro Diálogos Sobre os Dois Grandes Sistemas do Mundo. Após ser preso e ameaçado com torturas chegou a um acordo que o obrigava a negar suas ideias para escapar de ser queimado vivo. Então, Galileu foi condenado e ficou sob prisão domiciliar para o resto de sua vida.

  Em meados de 1633, começa a escrever sua segunda grande obra: Diálogos sobre as Duas Novas Ciências. Nessa obra, analisa a queda dos corpos e estabelece o princípio da inércia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (392.6 Kb)   docx (223.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com