TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Filosofia Platão

Dissertações: APS - Filosofia Platão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 6

Biografia de Platão:

O filósofo Platão nasceu na cidade de Atenas, por volta de 428 ou 427 a.C, de pais ricos da linhagem nobre de aristocráticos. Teve uma educação semelhante à dos jovens aristocratas da sua época, recebendo aulas de retórica, música, matemática e ginástica. Tinha como característica artística de sua região e de gênio grego possuía um talento poético, manifestando suas artes em escritos.

Discípulo de Sócrates, Platão usufruiu dos ensinamentos pré socráticos e amizade do mestre por oito anos. Depois que Sócrates morreu, Platão e outros socráticos juntaram se a Euclides em Mégara. Dando inicio as suas viagens pelo mundo para adquirir conhecimento, ficou admirado com a antiga e estável política do Egito, a Itália Meridional,travando relações com os pitagóricos e foi escravizado na Sicilia pelo tirano de Siracusa, mas foi libertado graças a um amigo, voltando para Atenas.

Platão no ano de 387 a.c fundou sua célebre escola, como é visto na figura abaixo, a famosa academia, destinada a investigação filosófica, tornando se os maiores centro culturais da Grécia, freqüentado por políticos e filósofos como Aristóteles, Demóstenes, Eudoxo de Cnido e Esquines, entre outros. Levantou um templo as Musas no povoado de Atica, tornando uma propriedade coletiva da escola que foi conservado por quase m milênio até o tempo do imperador Justiniano (529 d.C.).

Interessado vivamente pela política e pela filosofia política, ao contrário de Sócrates, o Filosofo achava que uma cidade modelo deveria distribuir os seus habitantes em três segmentos: os sábios deveriam pertencem à ordem dos governantes, os corajosos, que deveriam zelar pela segurança, à ordem dos guardiões, e os demais, responsáveis pela agricultura e comércio, fariam parte da ordem dos produtores.

O filósofo também não concordava que os políticos mais votados assumissem os principais cargos em uma cidade ou país, pois para Platão, nem sempre o mais votado era o mais bem preparado. Tentando criar uma alternativa para impedir que a corrupção e a incompetência tomassem conta do poder público, pelo interesse e pela política que o filósofo tinha. Com a morte de Dionísio o Antigo, voltou duas vezes a cidade de Dion, esperando poder experimentar o seu ideal político e realizar a sua política utopista, porém, não tive melhor êxito.

De volta a Atenas, Platão dedicou-se inteiramente à especulação metafísica, ao ensino filosófico e à redação de suas obras, atividade que não foi interrompida a não ser pela morte, em 348 ou 347 a.C., com oitenta anos de idade. Vindo para operar aquela libertação definitiva do cárcere do corpo, da qual a filosofia escrita pela sua obra Fédon não é senão uma assídua preparação e realização no tempo.

As obras de Platão é uma jóia da literatura de todos os tempos e um monumento filosófico de valor eterno. As questões postas, dizendo respeito á conduta ética e política dos atenienses, ao seu comportamento como indivíduos e em sociedade, gozam da maior pertinência vinte e quatro séculos depois. A sua finalidade é sempre a busca da verdade por meio da dialética.

A coleção das obras de Platão compreende trinta e cinco diálogos, que tinha como figura central Sócrates,nelas o filosofo interrogava, argumentava e discutia com um vasto leque de personagens, na maioria dos casos sofistas ou figuras que representam a estrutura da cidade.

Também escreveu e um conjunto de treze cartas. Os seus diálogos podem ser considerados dentro de quatro períodos distintos:

Diálogos considerados de juventude ou socráticos, até cerca de 390 a.C. (antes da morte de Sócrates):Apologia de Sócrates, Críton ou Do Dever, Íon ou Da Ilíada, Laqués ou Da coragem, Lísis ou Da Amizade, Cármides ou Da Sabedoria, Eutífron ou DaSantidade.

Diálogos ditos de transição: Eutidemo ou Da Erística, Hípias menos ou Da Mentira

Crátilo ou Da Etimologia, Hípias Maior ou Do Belo

Diálogos de maturidade (escritos provavelmente entre 387 a.C. e 368 a.C.): Fédon ou Da Alma, Fédon ou Da Alma, Banquete ou Do Bem, República - livros II a X.

Diálogos considerados de velhice: Parménides ou Das Formas, Teeteto ou da Ciência, Sofista ou Do Ser, Político ou Da Realeza, Filebo ou Do Prazer, Timeu ou Da Natureza, Crítias ou Da Atlântida, Leis (inacabado)

Há ainda outras obras cuja autoria é contestada: Alcibíades I e II, Epinómide ou Do Filósofo, Hiparco, Minos, Os Rivais, Téages e Clítofon.

http://www.psicoloucos.com/Platao/biografia-de-platao.html

http://www.mundodosfilosofos.com.br/platao.htm

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/escola/academia/obrasplatao.htm

Principais ideias e teorias de Platão:

O Pensamento de Platão: A Gnosiologia.

Nessa obra para Platão a filosofia é a grande ciência que resolve o problema da vida, tendo um fim prático e moral. Nela Platão questiona toda a realidade, através da especulação e do conhecimento da ciência, nos campos antropológicos e moral e no campo metafisico e cosmológico.

Platão acredita que o espírito humano é peregrino nesse mundo e prisioneiro na caverna do corpo, tornando o corpo inimigo do espírito. Para isso o filósofo pensava que era necessário que a alma saia do mundo e se liberte do corpo, para realizar seu fim, meditando de forma inteligente para poder ser atraído pelo amor nostálgico.

Conforme Platão existe dois graus de conhecimento humano: o sensível e o intelectual. A diferença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com