TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS UNIP 1° SEMESTRE 2015

Por:   •  22/10/2015  •  Monografia  •  6.230 Palavras (25 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 25

APS

(Atividades Práticas Supervisionadas)

1°Semestre - 2015


“Filosofia, Matemática, Física e o Pensamento Científico”

        

Alunos:

Douglas de Sousa Albuquerque                                C5737906

Gabriel Hernando Paciullo                                        C676870

Gabriel Mendes Deolindo                                        C526851

Leonardo Santos Pereira                                        C52JCE3

Paola Viana Cortez                                                C526II7


Sumário

Introdução

1 Biografia

1.1 Aristóteles

1.2 René Descartes

1.3 Galileu Galilei

2 Exposição das Ideias

2.1 Aristóteles

2.2 Descartes

2.3 Galileu Galilei

3 Análise de uma função Matemática

4 Impactos Produzidos

4.1 Aristóteles Filósofo

4.2 Descartes Matemático

4.3 Galileu Galilei Físico

Dissertação

Bibliografia

Introdução

Este trabalho vem apresentar três grandes nomes da história, um filósofo, um matemático e um físico, além de expor a biografia de cada personagem, vamos citar suas ideias, pensamentos, leis e teorias.

        O conteúdo a seguir irá mostrar uma análise matemática de uma das leis do físico apresentado que no mesmo será Galileu Galilei.

        No mesmo serão mostrados os impactos produzidos de cada personagem em seu tempo vivido e nos tempos atuais, vendo que algumas de suas leis, ideias, obras e pensamentos foram contestados durante seu tempo em vida e após sua morte. São utilizadas como formas de estudos e compreensão.

1 Biografia

  1. Aristóteles

Baseado no livro A Politica, ARISTÓTELES; Aristóteles nasceu em meados do ano de 385 a.C. em Estagiros, cidade pequena da Trácia que foi fundada por colonos gregos no lugar onde se situa Stavro, na costa setentrional do mar Egeu, Grécia.

Quando ainda era bem jovem, seu pai, Nicômaco, médico particular do rei Amintas III, pai de Filipe II da Macedônia, morreu. Um amigo da família, Próxeno que morava também em Estagiros ficou responsável por sua educação.

De acordo com o site da pucsp.com.br o fato de ser filho de um médico poderá ter dado a Aristóteles o gosto pelo conhecimento experimentais e da natureza, ao mesmo tempo que teve sucesso com a metafísica. Teve uma forte formação em Ciências da Natureza.

Aos dezessete anos decidiu viajar para Atenas, então centro intelectual e artístico da Grécia. Estudou na academia de Platão até a morte de seu mestre no ano de 347 a.C.. Quando lá logo aparece como um de seus alunos mais assíduos e se distingue pelo seu ardor e pela excepcional inteligência. Se tornou o discípulo preferido do mestre, que afirmou. “Minha academia se divide em duas partes: o corpo dos alunos e o cérebro de Aristóteles”.

Despois de alguns anos de estudo, começa a refutar seu mestre, mas sem deixar de respeita-lo e continuando a conservar de seu mestre uma grata lembrança.

Com a falência de Platão, Aristóteles era o descendente natural de seu mestre, mas não pode aceito na diretoria da academia, pois era estrangeiro, assim sendo ele deixa Atenas. Aristóteles vai para Atarneus, na Ásia Menor, onde se torna conselheiro de estado de seu antigo colega, filosofo e politico Hermias. Lá casou com a sobrinha de Hermias, Pítia, tendo dois filhos com ela, Nicômaco de mesmo nome de seu pai e Pítia. Quando os persas invadiram o país e mataram seu chefe de estado, Aristóteles novamente teve que se mudar.

Voltou para Macedônia no ano de 342 a.C. quando Filipe II acaba chamando para ser responsável pela educação de seu filho Alexandre, de treze anos. Ele esforça-se para conseguir desenvolver nele as qualidades necessárias de moderação e de razão que para ele parece ser essenciais para a conduta de um soberano. O filho de Filipe II sente um grande apego ao seu mestre tutor, que o conservará até quando suceder o trono de seu pai.

Alguns sites e livros ainda debatem o tempo que Aristóteles ficou encarregado da educação de Alexandre antes dele partir para a conquista da Ásia, alguns dizem que foi um período de três a cinco anos, outros de seis a oito. Quando Alexandre parte para suas conquistas Aristóteles considera que seu papel terminou, ele deixa Macedônia e volta para Atenas.

Chegando a Atenas ele observa que a academia de Platão está sendo dirigida por Xenócrates. O filósofo então decide abrir uma escola próxima ao templo de Apolo Lício, daí vem o nome da escola, Liceu, que foi dado á ela. O filósofo expõe suas ideias e pensamentos enquanto caminha com seus aprendizes, por isso chamamos de peripatéticos (lugar de passeio).

Durante sua vida fez muitas obras que abrangem todos os domínios do saber humano.

Com a morte prematura de Alexandre, O Grande, em 323 a.C. os partidários da Macedônia viam-se ameaçados de morte e de perda de bens pelo partido ateniense, Aristóteles é considerado pró-macedônico e é acusado. Sabendo que ia ser julgado e condenado ele se exila em uma casa que era de sua mãe na cidade de Cálcis.

Aristóteles morre um ano depois, em 322, com 63 anos, deixando seus dois filhos e um testamento que citava a liberdade de seus escravos após sua morte. Sendo assim a primeira carta de alforria da história.

  1. René Descartes

René Descartes nasceu na cidade de La Haye que fica a 300 quilômetros de distância de Paris (capital da França) no dia 31 de março de 1596. Seu pai, Joachim Descartes era formado em direito e também era conselheiro no Parlamento de Rennes, na Bretanha. Já sua mãe, Jeanne Brochard faleceu no terceiro parto, quando René tinha apenas um ano de idade. Com isso, acabou sendo criado por sua avó.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)   pdf (402 Kb)   docx (152.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com