TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO NO MEIO URBANO

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA – UNIFOR-MG

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

FABIANA CARDOSO TEIXEIRA

ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO NO MEIO URBANO

MUNÍCIPIO DE ARCOS-MG

FORMIGA – MG

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA – UNIFOR-MG

9º PERÍODO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO NO MEIO URBANO

MUNÍCIPIO DE ARCOS-MG

Trabalho desenvolvido durante a

disciplina de Arborização e Paisagismo no

Meio Urbano do 9º período de

Engenharia Ambiental e Sanitária

Prof(a): Lucélio Nativo Assunção

FORMIGA – MG

2014

INTRODUÇÃO

A história de Arcos teve início ainda no século XVIII, em 1769, quando o coronel Inácio Corrêa Pamplona foi convocado para explorar e colonizar o território mineiro destruindo quilombos e redutos indígenas. Realizada a missão, o território foi dividido em “sesmarias”, pedaços de terra doados por Portugal a nobres e destinados à produção agrícola. Anos mais tarde, por volta de 1800, esses terrenos começaram a ser vendidos.

Foi nesse período que a cidade, conhecida como “São Julião” começou a ser povoada. Somente 33 anos mais tarde o território foi batizado de “Arcos”. Dentre as várias histórias que tentam explicar a origem desse nome, a mais aceita conta que tropeiros deixaram arcos de barris ao longo de um rio que corta o município, sinalizando a direção do sertão da “Farinha Podre”, hoje “Triângulo Mineiro”. Os bandeirantes que passavam por esse trecho da estrada começaram a chamar o rio de “Córrego dos Arcos”, nome pelo qual é conhecido ainda nos dias hoje. Daí o nome da cidade, que até o início do século XX pertencia à cidade de Formiga. Arcos foi emancipada em 17 de dezembro de 1938.

Naquela época cidade ficou conhecida pelos Arcos de Barris deixados pelos Bandeirantes. Agora ela é reconhecida com o título de Capital do Calcário, e isso se dá pela qualidade dos minerais encontrados na região.

• Distrito criado com a denominação de Arcos, pela lei provincial nº 980, de 04-07-1859 e pela lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Formiga.

• Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Arcos figura no município de Formiga.

• Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

• Elevado à categoria de município com a denominação de Arcos, pela lei estadual nº 148, de 17-12-1938, desmembrado de Formiga. Sede no antigo distrito de Arcos. Constituído de 2 distritos: Formiga e Porto Real (ex-Porto Real de São Francisco). Teve sua denominação altrado pelo decreto acima citado, ambos desmembrados de Formiga. Instalado em 01-01-1939.

• No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: Arcos e Porto Real.

• Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, desmembra do município de Arcos o distrito de Porto Real. Elevado à categoria de município com a denominação de Iguatama.

• Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede.

• Pela lei estadual nº 1039, de 12-12-1953, é criado o distrito de Japaraíba (ex-povoado de São Simão) e anexado ao município de Arcos.

• Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Arcos e Japaraíba.

• Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei nº 2764, de 30-12-1962, desmembra do município de Arcos o distrito de Japaraíba. Elevado à categoria de município.

• Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

A cidade é privilegiada por estar situada numa das regiões com as maiores reservas de calcário do mundo. Sendo assim, é possível desfrutar das belezas que a própria natureza proporciona aos moradores e turistas da cidade. Nas reservas, estas situadas a poucos quilômetros da cidade, pode-se ter acesso à várias grutas, fazer rapel nos paredões de calcário, conhecer as pinturas rupestres, bem como poder apreciar a própria paisagem que o local oferece. Além das reservas, outros lugares interessantes à serem visitados são: " A Usina Velha", a Casa de Cultura, Museu Histórico da Companhia Siderúrgica Nacional e o Poliesportivo da cidade

Objetivo

O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar os diferentes conflitos existentes no processo de arborização urbana do município de Arcos - MG, através da pesquisa de campo, fazendo a caracterização das mesmas e a apresentação do problema.

Caracterização da área de estudo

O Município de Arcos - MG pertence à região centro-oeste mineiro da zona do Alto São Francisco, localizado a uma latitude 20º17'29" sul e a uma longitude 45º32'23" oeste, altitude 740 metros. Possui uma extensão territorial de 510,048 km² de área, sendo que 5,023 Km² são de área urbana.

Os biomas predominantes são o cerrado e a mata atlântica. A precipitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com