TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE SATUBA EM ALAGOAS

Por:   •  4/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 8

CONDIÇÕES DE SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE SATUBA EM ALAGOAS

.

Lucas Dias Correa ¹

Paulo Victor dos Santos  ²

Tallyne Ryara Monteiro Mendes3

Engenharia Ambiental.

RESUMO

Atualmente, são abordados vários temas no que desrespeita ao saneamento básico gradativamente pela sociedade, que tem passado a sofrer com resultados de suas próprias ações. Ao ocorrer uma ação antrópica em uma determinada área, por exemplo, ocupação desordenada, há diversos fatores que diretamente prejudicam o local causando a falta de saneamento. A ideia de saneamento básico contém uma série de aspectos para o bem-estar da comunidade, abastecimento de água potável, manejo de águas pluviais, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, controle de pragas e outros tipos de agentes patogênicos, visando à saúde da comunidade em geral. O presente trabalho teve por objetivo conhecer quais as condições de saneamento básico no município de Satuba – AL. O processo de falta de saneamento adequado no município é devido às atividades antrópicas que causaram descaracterização pela ação desordenada do homem através da expansão urbana, comprometendo grande parte do município de Satuba. Este documento servirá tanto para guiar a elaboração do plano de melhorias, definindo diretrizes e conteúdo mínimo.

PALAVRA CHAVE: Saneamento básico, Qualidade de vida,

ABSTRACT 

KEYWORDS :

INTRODUÇÃO 

Segundo Philippi Junior (2005), a água durante muito tempo foi considerada um bem público de quantidade infinita à disposição do homem, por se tratar de um recurso natural autossustentável e pela sua capacidade de se recuperar através de processos químicos naturais que degradam a matéria orgânica presente nas descargas de poluentes. Porém, o
crescimento desordenado das cidades aumentou de tal forma a quantidade de esgotos lançados nos córregos, rios, represas e lagos próximos às aglomerações, que a capacidade de autodepuração (recuperação) desses corpos receptores foi superada pela carga poluidora de efluentes.

Nas cidades brasileiras começou esforços para dar início ao processo de saneamento básico desde de 1933, quando funcionários da repartição de águas e esgotos de São Paulo apresentaram um estudo no qual mostrava a intensa degradação das água do rio Tietê. Mas foi somente na década de setenta que começou ocorrer o maior avanço na área de saneamento básico. Hoje, apesar de algumas cidades brasileiras já contarem com estação de tratamento de esgoto, a grande maioria não coleta e não trata seus esgotos.

O Saneamento Básico é a medida de saúde pública mais eficaz em prevenir doenças, reduzir a mortalidade infantil e ainda no aumento de expectativa de vida de uma comunidade. Os cuidados com a drenagem urbana, os resíduos sólidos, a água e o esgotamento sanitário, são itens de importância vital do Saneamento Básico para o desenvolvimento humano, econômico e financeiro de uma região.

A Lei 11.445/07 prevê a obrigatoriedade de elaboração de um plano de saneamento básico para oferecer ao homem uma boa qualidade de vida. De acordo com esta Lei saneamento básico é:  


um conjunto de serviços de abastecimento público de água potável; coleta, tratamento e disposição final adequada dos esgotos sanitários; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, além da limpeza urbana e o manejo dos resíduos sólidos. (BRASIL, 2010, p.1).

Este trabalho visa trazer uma contribuição para o aumento da efetividade do planejamento e gestão do saneamento no município de Satuba, tanto a partir das ideias propostas quanto a partir do processo de governança. Espera-se assim, que o Termo de Referências materialize-se como uma semente de um processo complexo, dinâmico e contínuo em busca da melhoria do saneamento básico.

2 OBJETIVO GERAL

Devido que importância do saneamento básico está intrínseco na implantação de sistemas e modelos públicos que promovam o abastecimento de água, de qualidade e para que possa contribuir para uma melhor qualidade de vida da população que o município de Satuba foi escolhido, justamente pelo déficit em proporcionar abastecimento para a população, devido que o crescimento desordenado ocorreu de maneira irracional em  áreas, que pela sua natural topografia, representa uma da falta de abastecimento de água.

2.1 Objetivos Específicos

  • Visitar a região para identificação in loco dos problemas de abastecimento
  • Realizar entrevistas com os moradores do município para identificar os principais problemas
  • Levantar dados de abastecimento de água na localidade
  • Propor medidas mitigatórias, para o saneamento

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

INFORMAÇÕES GERAIS

3.1 CARACTERIZA ÇÃO DO MUNICÍPIO DE SATUBA

O município de Satuba está localizado na região leste do Estado de Alagoas, limitando-se a norte com o município de Rio Largo, a sul com Santa Luzia do Norte e Marechal Deodoro, a leste com Maceió e Santa Luzia do Norte e a oeste com Pilar, Marechal Deodoro e Rio Largo. A área municipal ocupa 42,55 km2, inserida na mesorregião do Leste Alagoano e na microrregião de Maceió, predominantemente na Folha Maceió (SC.25-V-C-IV), na escala 1:100.000, editada pelo MINTER/SUDENE em 1989. A sede do município tem uma altitude de aproximadamente 6 m e coordenadas geográficas de 9°33’46,8’’ de latitude sul e 35°49’26,4’’ de longitude oeste. O acesso a partir de Maceió é feito através da rodovia pavimentada BR-316, com percurso em torno de 22 km (figura 1).

[pic 1]

Figura 1 – Mapa de acesso rodoviário

3.2 LOCALIZAÇÃO DA ÁREA 

4 CONCEITOS

4.1 SANEAMENTO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fornece o conceito mais difundido de
saneamento, que o define como o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre seu bem estar físico, mental e social (OLIVEIRA, 2003).
A OMS explicita a relação entre a definição de saúde pública e o saneamento “
saúde pública é a ciência e a arte de prevenir doença, prolongar a vida e promover saúde e eficiência física e mental, através esforços organizados da comunidade para o saneamento do meio...” (WINS-LOW, 1958 apud MENEZES, 1984 apud BRASIL,2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (229.6 Kb)   docx (167.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com