TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS EMPRESAS AMBIENTAIS

Por:   •  29/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS - CAMPUS GOIÂNIA[pic 1]

DEPARTAMENTO DE ÁREAS ACADÊMICAS 2

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

EMPRESAS AMBIENTAIS

VINICIUS CALDAS

GOIÂNIA

2020

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS - CAMPUS GOIÂNIA[pic 2]

DEPARTAMENTO DE ÁREAS ACADÊMICAS 2

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

EMPRESAS AMBIENTAIS

VINICIUS CALDAS

Trabalho        da        disciplina de Introdução à Engenharia Ambiental e Sanitária como requisito parcial para obtenção da nota final.

Orientador:
Viníciu Fagundes Bárbara

GOIÂNIA

2020[pic 3]

1. INTRODUÇÃO

        A Engenharia Ambiental e Sanitária é um curso muito abrangente, mas voltado, principalmente, à preservação do meio ambiente. Compreende ao curso e a profissão atividades que envolvem os recursos naturais e seu aproveitamento de forma adequada. Sendo assim, cabe a essa engenharia cuidar da avaliação e gestão ambiental, de recursos hídricos, solos e resíduos, além de ser responsável pela qualidade do ar e da água.  

 Além disso, estuda problemas ambientais de forma integrada, nos âmbitos ecológico, econômico, social e tecnológico. No campo da sanitária, os projetos são voltados para saneamento básico em geral, abastecimento de água, limpeza urbana, drenagem e estações de tratamento.

  1. OBJETIVOS GERAIS

         Citar diversas empresas da área ambiental, especificando nome, localização, e áreas de atuação.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
  1. ECOPETRO SOLUÇÕES AMBIENTAIS

A Ecopetro é uma empresa especializada em coleta de resíduos industriais. Atendem postos de combustíveis, concessionárias, mineradoras, construtoras e usinas nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Trindade, Rio Verde, Catalão, Itumbiara, e tantas outras cidades no estado de Goiás e Distrito Federal.
Está localizada no Polo Empresarial Goiás, no município de Aparecida de Goiânia, ponto estratégico que tem acesso rápido à BR-153, BR-060 e GO-020.
        Sua frota é adaptada para fazer o transporte dos resíduos perigosos com segurança, possuem seguro da carga para qualquer acidente ambiental e todas as certificações para desempenhar tal atividade.        
        A Ecopetro conta com uma equipe operacional especializada em coleta dos resíduos sólidos e líquidos, industriais e automotivos, limpeza de caixa separadora de água e óleo e processamento de lâmpadas, bem como uma equipe técnica para auxílio nos ajustes das documentações legais. Possuímos todas a licenças que sua empresa precisa para uma contratação segura e confiável.

Dentre os serviços prestados pela Ecopetro estão:        

  • Hidrojateamento;
  • Destinação Final de Resíduos Sólidos;
  • Transporte de Resíduos Líquidos;
  • Limpeza de Caixa Separadora de Água e Óleo;
  • Coleta de Resíduos Sólidos;
  • Processamento de lâmpadas;
  • Desmontagem e Remoção de Tanque de Combustível;
  • Limpeza de Tanque de Combustível;
  • Tratamento de Efluentes Contaminados;
  • Análise Laboratorial de Efluente;
  • Desentupimento de Tubulação;
  • Consultoria Técnica Ambiental.

[pic 4]

Figura 1 - Transporte de Resíduos - Ecopetro - Imagem da Internet

  1. MICROLAB AMBIENTAL

         Fundada em 2003, a Microlab Ambiental foi criada por uma equipe de profissionais altamente capacitados com o objetivo de realizar trabalhos nas áreas microbiológicas e ambientais. Oferece serviços de amostragem, monitoramento ambiental e controle de qualidade que envolvem os setores industrial, ambiental, civil, saúde pública, mineração, hidrelétrico, entre outros. A Microlab é um laboratório privado que tem como meta realizar os seus serviços com padrão de excelência, garantido pelo selo sistema de gestão da qualidade. Para tal satisfação, a empresa se baseia na NBR ISO/IEC 17025:2017, que estabelece requisitos de qualidade e confiabilidade metrológica para laboratórios de ensaio.

O laboratório possui em seu quadro funcional, profissionais altamente qualificados, capacitados e treinados em todos os seus setores. Dentre eles, o comercial, administrativo, financeiro, técnico, qualidade e amostragem. Fica localizada na Av. C - 104 nº 1.445 - 1º Andar, Jardim América – Goiânia.

Política da Qualidade: “Realizar análises e monitoramento nas áreas ambientais e de controle de qualidade com imparcialidade, confiabilidade e segurança dos seus resultados, garantidos pela competência de seus colaboradores e operação consistente de seus resultados, bem como sua conduta idônea, busca da qualidade e melhoria contínua dos seus serviços, além do comprometimento de sua direção e equipe de colaboradores, a fim de atender aos seus clientes e aos requisitos da NBR ISO/IEC 17025.”

Ensaios Analíticos: Os ensaios são realizados conforme metodologias de normas técnicas reconhecidas, utilizando equipamentos calibrados e monitorados pela gestão da qualidade.Desenvolvimento Econômico e Social) fomentou a profissionalização de cinco cooperativas de reciclagem, uma em cada região do país. Realiza ensaios nas áreas de água, cosméticos, solos, monitoramentos limnológicos, lodo, alimentos, efluentes e qualidade do ar ambiente.

[pic 5]

Figura 2 - Amostragem de água - Microlab Ambiental - Imagem da Internet

  1. SANEAMENTO DE GOIÁS S.A - SANEAGO

         A Saneago é uma empresa brasileira, concessionária de serviços de saneamento básico em Goiás. Seguindo o objetivo de levar água tratada, coleta e tratamento de esgoto para todos, a sua trajetória se confunde com a própria história do saneamento em Goiás.

Sua fundação remonta ao ano de 1967, com origem na Lei Estadual nº 6680/67. Desde então, a empresa expandiu sua presença no estado. Hoje, opera em 226 municípios. Rumo à universalização desses serviços, a Saneago apresenta várias frentes de trabalho espalhadas por todas as regiões de Goiás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com