TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTRATÉGIAS ENERGÉTICAS PARA EXECUTIVOS DO C-LEVEL

Por:   •  25/10/2020  •  Resenha  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA E GESTÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Resenha Crítica de Caso

Trabalho da disciplina Energias Alternativas e Energias Limpas II

                                                                 Tutora: Profa. Gisele Teixeira Saleiro

2020


ESTRATÉGIAS ENERGÉTICAS PARA EXECUTIVOS DO C-LEVEL

Referências: WINSTON, Andrew; FAVALORO, George; HEALY, Tim. Estratégias energéticas para executivos do C-level. Harvard Business Review. Fevereiro de 2017.

A presente resenha tem como base uma pesquisa elaborada com executivos de 145 empresas de diversos ramos e regiões, com faturamento igual ou superior a US$ 1 bilhão, no qual foi analisado o desempenho das mesmas em 15 ações relacionadas à energia,  incluindo desenvolvimento de uma estratégia formal, aplicação de tecnologia de ponta e alavancagem de sistemas avançados de financiamento.

A partir dessa pesquisa, os autores desenvolveram uma nova estrutura para criar valor para as empresas, utilizando a estratégia de energia. Sendo assim, foi apresentado no artigo cinco passos para criar vantagem competitiva, aplicando as melhores práticas emergentes:

No primeiro passo, Comece envolvendo um executivo do C-level, os autores revelam que é visto a importância do envolvimento do CEO, COO ou CFO, pois ele iniciará um comprometimento, tornando a estratégia enérgica fundamental para a missão e competitividade da empresa. A partir dele, será criada uma equipe que desenvolverá a estratégia energética da empresa e liderará a execução. Nessa equipe deverá estar inseridos executivos de operações, instalações, finanças, jurídico, compras, sustentabilidade e outras áreas.

O segundo passo, Integre a energia à visão e operações da empresa, a equipe criada deverá avaliar os impactos energéticos internos e externos da empresa. A partir dessa avaliação será elaborado um plano de ação focado em diversas áreas mais amplas, no qual o CEO estabelecerá as metas específicas de energia e emissões. Após as metas estabelecidas, a equipe irá gerar incentivos para mobilizar toda a organização a tornar a energia uma prioridade operacional, aconselhando a integração dos custos de energia às prioridades e aos processos estratégicos. Nessa perspectiva, a equipe de energia ajudará a conectar duas operações que em geral são distintas: prospecção de recursos energéticos e gestão de uso.

O terceiro passo, Monitore a energia em todos os níveis, é observada a importância de monitorar e analisar o uso de energia da empresa, pois, assim, será revelado questões operacionais que afetam custos, desempenho e qualidade; revelará oportunidades de eficiência em certos locais da empresa; ajudará a prever como a volatilidade dos preços e a disponibilidade de energia afetarão as operações, lucros e fluxo de caixa.

O quarto passo, Mude para renováveis e outras tecnologias avançadas de energia, é verificada a importância de se incorporar nas empresas o uso de tecnologias de energias alternativas, como por exemplo: turbinas eólicas, células fotovoltaicas, biocombustíveis, células de combustível, baterias avançadas, iluminação a LED, medidores avançados, dentre outros, pois quando uma empresa se compromete com o uso de energia limpa, ela gerará um benefício para marca e gerará um diferencial competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com