TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS LIGAÇÕES ATÔMICAS E DEFORMAÇÃO DOS MATERIAIS

Por:   •  11/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

08/07//21                Trabalho 01

SÍNTESE DO CAPÍTULO 01 - LIGAÇÕES ATÔMICAS E DEFORMAÇÃO DOS MATERIAIS

 Os átomos se combinam por ligações a fim de ficarem estáveis. As características físico-mecânicas, como a deformação e elasticidade, de um material são definidas por sua estrutura a nível atômico, através de suas ligações e interações.

 As ligações atômicas podem ser iônicas (doação eletrônica), covalentes (compartilhamento eletrônico), metálicas (favorecem a transferência de calor e corrente elétrica, sendo a principal ligação dos metais e seus elétrons periféricos podem geram uma nuvem eletrônica através da sua movimentação), ligação de Van Der Waals (ligação mais fraca que há e que mais influência nas características dos materiais, tornando-os menos resistentes a forças externas), dipolo induzido (moléculas que geram um dipolo momentâneo e induzem outra a  ter, devido a agitação térmica)  e dipolo permanente (moléculas ricas em hidrogênio e que pela diferença de eletronegatividade geram pólos positivos e negativos).

 As ligações atômicas podem ser primárias, consideradas fortes, como a ligação iônica, covalente e metálica, ou secundárias, consideradas fracas, ligação de van der waals, dipolo induzido e dipolo permanente.

 A eletronegatividade dos átomos irá determinar o tipo de ligação. Assim, átomos com alta eletronegatividade geram ligações covalentes, átomos de baixa com átomos de média eletronegatividade geram ligações metálicas e alta com baixa eletronegatividade geram uma ligação iônica.

 Dificilmente se acha um material que contenha só um tipo de ligação, normalmente os materiais são formados por mixes de ligações.  Assim a ligação mais fraca determina onde será a concentração de cargas e onde ocorreram rupturas nessa estrutura. Esse comportamento é conhecido como a lei do elo mais fraco.

 Para romper ligações, ligar átomos ou mudar o estado físico de uma molécula, há uma energia mínima que deve ser fornecida para tal. Assim, quanto mais energia precisar ser fornecida para romper uma ligação, mais forte e estável ela é, nas ligações mais fracas (elos mais fracos) a energia de ativação que precisa ser fornecida será menor.  A temperatura térmica pode facilitar atingir a energia de ativação necessária para uma mudança, através da conversão de energia térmica cinética.

 Outro fator que influencia nas mudanças que as moléculas podem sofrer é definido pelo número de átomos,  deste modo, quanto menor a quantidade de átomos em uma molécula, mais suscetível aquela molécula será a transformações.

 As distâncias entre os átomos de uma ligação definem as forças interatômicas exercidas por uma ligação, influenciando diretamente na resistência das ligações e doa materiais. Analogamente ao número de átomos, quanto mais perto os átomos estiverem, maior será a força da interação, logo a ligação será mais difícil de romper e o material será mais resistentes. As propriedades mecânicas, como o módulo de elasticidade, e as propriedades térmicas, expansão térmica, estão intimamente relacionadas com as forças de interação interatômicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com