TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Por:   •  17/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

MATERIAS E METODOS

A atividade de análise do módulo elástico de elasticidade à compressão aplicado em concreto em laboratório realizada no dia 16 de Agosto de 2016, período noturno, no Laboratório de Engenharia Civil do UNIPAM. Inicialmente, foi explorado a fórmula, gráfico e aplicação teórica do procedimento experimental sendo ministrado pelo professor Eduardo Pains de Morais, de acordo com a NBR 6118: 2014. A análise consiste em averiguar o módulo de elasticidade à compressão do concreto, onde a solicitação do esforço de compressão é trabalhada no regime elástico do gráfico de tensão/deformação do material.

O procedimento traduz-se em expor um corpo de prova de concreto preparado conforme a NBR 5738 à um ensaio de compressão com tensão variável e limitada a uma região de 30% do Fck com três repetições com intervalo de 60 segundos, onde inicialmente instala-se o corpo de prova na máquina universal de rompimento de corpo de prova, avançando para a instalação do extensometro mecânico que encarrega-se de medir a variação de deformação entre os intervalos que será previamente programada na máquina universal, próximo passo inicia-se o ensaio dando start na máquina, a tensão superior é elevada próximo a 100% de 30% do Fck mantendo-a por 60 segundos seguindo de reduzi-la a 0,5 Mpa preservando-a a 60 segundos e por conseguinte às três repetições, retira-se o extensometro mecânico e leva-se o corpo de prova ao rompimento, após, partimos para analisar dos valores computados dessa variação de tensão e deformação, avaliando qual a tensão de ruptura (resistência efetiva), assim finaliza-se o procedimento. As dimensões do corpo de prova são padronizadas, aferidas com os seguintes parâmetros, diâmetro de 100,61mm e comprimento de 196,83mm, o Fck (Resistência Característica do Concreto a Compressão) adquirido conforme a NBR 5739 com valor pré-estabelecido igual a 40Mpa. Em tempo, para determinação precisa do módulo, é necessário realizar 3 ensaios com 3 corpos de provas de um mesmo lote, se o Fck(ef) dissentir de 20% do Fck pré-estabelecido, o ensaio deverá ser descartado.

Materiais utilizados;

1 corpo de prova de concreto

1 paquímetro

Máquina Universal (EMIC) + Computador com impressora

Extensometro Mecânico

Capeador para corpo de prova cilíndrico de concreto.

Com os ensaios realizados e com os dados coletados, partimos para a confecção dos cálculos. Faz-se necessário transformar o valor da força de ruptura de Kgf para Newtons, e já em mãos o diâmetro, deste modo, é possível determinar a tensão de ruptura (∆σrup). O próximo passo seleciona-se o Delta tensão do ensaio, que é trabalhado na região de 30% do Fck, e divide pela deformação avaliada que neste caso deve ser multiplicada por 10^-6 devido o fator de unidade de aferição do extensometro que se encontra em (micro-strain), determinando-se assim o módulo elástico de elasticidade de compressão do corpo de prova.

As formulas utilizadas são determinadas pela norma NBR 6118: 2014 conforme segue abaixo:

  1. Eci = αf 5600√Fck
  2. E = ∆σ/∆ε

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (570.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com