TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REDES DE COMUNICAÇÃO INDUSTRIAL

Por:   •  27/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 6

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

REDES DE COMUNICAÇÃO INDUSTRIAL

SUMÁRIO

  1. Introdução
  2. Desenvolvimento:
  1. As redes de computadores
  2. Tipos de redes
  3. Modelos de referência
  1. Questionário:
  1. O que são redes de computadores?
  2. O que é topologia de uma rede?
  3. Qual a diferença entre topologia lógica e topologia física?
  4. O que é um modelo de referência? Quais os principais organismos internacionais de padronização da atualidade?
  5. Camadas do modelo de referência ISO/OSI e modelo Internet.
  6. Em redes hierárquicas, como as camadas e os protocolos se relacionam?
  1. Conclusão: A importância das redes de computadores na sociedade moderna.
  2. Referências Bibliográficas

1. Introdução

 

 Este relatório consiste em informações relevantes sobre as redes de computadores e seus modelos, de como é estruturada, sua importância nos dias atuais e de como ela está presente na nossa sociedade. Este trabalho é representado por tópicos, no qual evidenciaremos cada tema abordado, referente as pesquisas feitas sobre a relação entre as redes de comunicação e seus dispositivos.

         As pesquisas realizadas por nosso grupo são decorrentes dos conhecimentos passados e adquirido em sala de aula em função aos demais meios de comunicação. Consequentemente foi estabelecido o critério a ser adotado alguns métodos de pesquisas, com a finalidade de poder obter a melhor concepção sobre a matéria.


2. Desenvolvimento:

2.1. As redes de computadores

         As redes de computadores surgiram como um sistema de comunicação, para interligar os equipamentos de processamento de dados e compartilhar essas informações com outros dispositivos interconectados à uma mesma rede. Uma rede de computador é um conjunto de pelo menos dois computadores ligados entre si, afim de que possam comunicar-se um com os outros compartilhando recursos e informações com maior velocidade e praticidade.

         As redes têm papel fundamental no cenário da informática. Pois sem a implantação delas ficaria impossível de realizar alguns afazeres, que estamos acostumados a executar em nosso cotidiano, seja no trabalho ou na vida pessoal de cada um. É fácil analisarmos isto, bastamos imaginar um computador sem o auxílio de uma rede, sem poder emitir ou receber dados, apenas utilizar aqueles que o mesmo criar, fica nítido então que seria uma máquina bastante monótona, de pouca eficiência.

         Na maioria das redes para os computadores poder se conectar-se, são utilizados cabos, além disso, é necessária a utilização de uma peça física chamada de placa de interface de rede (NIC).

[pic 1]


2.2 Tipos de redes

Rede local (LAN)

Esta rede local permite a interconexão dos equipamentos de comunicação de dados em uma pequena região, como por exemplo: prédios, escritórios e empresas. O número de computadores e limitado e normalmente são interligados por cabos.

Rede pessoal (PAN)

Normalmente essas redes não passam de dezenas de metros, um exemplo são as redes do tipo bluetooth.

Rede metropolitana (MAN)

         São redes que ocupam o perímetro de um bairro ou cidade, permitindo que organizações estabelecidas nesse mesmo território possam se comunicar-se.

Rede geograficamente distribuídas (WAN)

         Essas redes abrange uma grande área geográfica, como um pais ou continente, elas possuem custo elevado de comunicação por serem circuitos via satélite e enlaces de microondas.

2.3. Modelos de Referência

O modelo de referência OSI, como o próprio nome já diz, serve de referência para que os fabricantes se baseiam no desenvolvimento de seus sistemas (protocolos).

Antes cada fabricante usava de sua própria tecnologia para criar suas redes, sem qualquer forma de padronização. Então a ISSO resolveu adequar um modelo que pudesse ser referência a fim de facilitar a interconexão das redes de computadores, modelo esse chamado de OSI (Sistema de interconexão aberta).

Este modelo possui uma estrutura composta por sete camadas, onde cada camada é responsável por implementar um tipo de protocolo, que são as regras usadas na comunicação entre dispositivos, este grupo de protocolos é denominado de pilhas de protocolos.

O modelo TCP/IP é usado na internet atual, possui 5 camadas, retirando o excesso do modelo OSI, onde na primeira camada de aplicação e sessão, tornando-se assim mais eficiente.

3. Questionários

3.1. O que são Redes de Computadores?

Redes de computadores é um conjunto de dispositivos, interconectados por links, afim de que possam compartilhar dados.

3.2. O que é topologia de uma rede?

É a parte física da rede, o modo como a rede é estruturada.

3.3. Qual a diferença entre topologia lógica e topologia física?

A topologia física representa como a rede está esquematizada e o meio de comunicação dos dispositivos, a maneira de como os cabos estão dispostos influenciando na flexibilidade, velocidade e segurança da rede.

Já a topologia lógica descreve como flui o fluxo dos dados através da rede, a maneira como são transmitidos de um dispositivo para outro desconsiderando a interligação física dos dispositivos, ela está associada aos métodos e protocolos da rede.

3.4. O que é um modelo de referência? Quais os principais organismos internacionais (comitês, fóruns, agências de regulamentação etc.) de padronização da atualidade?

Inicialmente cada fabricante usava sua própria tecnologia para desenvolverem suas redes de computadores, para facilitar a interconexão de computadores a ISO (Organização Internacional para Padronização), criou um modelo que pudesse ser referência no desenvolvimento de novas redes. Então foi crido a rede OSI (Sistema de Interconexão Aberta), para os fabricantes basear-se na criação de seus protocolos/equipamentos.

3.5. Fale sobre cada uma das camadas do modelo de referência ISO/OSI e faça uma comparação com o modelo Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com