TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS VANTAGENS DA MECANIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  26/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.538 Palavras (27 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 27

AS VANTAGENS DA MECANIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Geovane Costa Barbosa1, Renan Warley Caracas2, Jailton Moura Filho3, Maicon Lima4,

1FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências, Aluno do Curso de Engenharia Civil, 

geovane.van@hotmail.com

²FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências, Aluno do Curso de Engenharia Civil,

renancaracas@gmail.com

³FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências, Aluno do Curso de Engenharia Civil,

 Jailtonmoura1@hotmail.com

4FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências, Aluno do Curso de Engenharia Civil,

 Maiconlima3@outlook.com.br

Resumo: Este artigo foi realizado para demonstrar as vantagens da  mecanização na construção civil, onde evidencia que a mecanização pode ser a resposta para a procura constante de melhoria dos serviços e processos na construção civil, em que sejam menos custosos mais rápidos e sustentavelmente corretos. A implantação do processo da mecanização é um desafio, deve ser encarado com extrema seriedade, pois essa busca é fator decisivo para se sobressair no atual mercado, cada vez mais competitivo.

Palavra chave: Mecanização, Viabilidade, Construção

Abstract: This article was carried out to demonstrate the advantages of mechanization in civil construction, where it shows that mechanization can be the answer to constant improvement of services and processes in civil construction, where they are less costly faster and more sustainably correct. The implementation of the mechanization process is a challenge, it must be taken with extreme seriousness, since this search is a decisive factor to excel in the current market, increasingly competitive.

Keywords: Mechanization, Feasibility, Construction

1-Introdução

O que se espera dos novos engenheiros civis é a procura pela constante melhoria dos serviços e processos na construção civil, em que sejam menos custosos, mais rápidos e sustentavelmente corretos. Esse desafio deve ser encarado com extrema seriedade, pois essa busca é fator decisivo para se sobressair no atual mercado, cada vez mais competitivo. Ao longo do tempo, diversos setores da economia têm se modernizado e investido em novas tecnologias para melhoria dos seus produtos finais.

Cada serviço possui um custo de mão-de-obra, material e equipamento, tudo isso deve ser agregado ao preço final do produto, o levantamento desses custos deve ser o ponto mais difícil no planejamento de um projeto, por que trabalhamos diretamente com variáveis de custos e principalmente o fator humano que por natureza é bastante complexo, tudo isso dentro de um sistema previamente elaborado para um determinado projeto que deve atingir todos os seus objetivos.

Ao longo do tempo, diversos setores da economia têm se modernizado e investido em novas tecnologias para melhoria dos seus produtos finais. A construção civil, sobretudo a parte voltada para edificações, encontra-se em desenvolvimento, visto que vários processos construtivos ainda não passaram por inovações. O levantamento de alvenarias para vedação, fabricação de argamassas, aplicação de tintas e revestimentos, por exemplo, têm praticamente os mesmos procedimentos executivos há décadas.

Os revestimentos de argamassa, industrializada ou não, é um exemplo, pois ainda são aplicados de forma manual em grande parte do país. Esta etapa depende muito de mão de obra bem treinada para que o serviço seja de boa qualidade e o revestimento raramente apresenta uniformidade durante sua execução.Alguns construtores que já se aproximaram da mecanização, simplesmente o abandonaram devido à falta adaptação de seus funcionários. Embora a questão dos índices de trabalho nas construções mecanizadas tenha diminuído consideravelmente. O que deve ser explicitado é que a mecanização passou a ser um aliado para a construção civil em todo o mundo, pelo simples fato de oferecer economia, rapidez e aperfeiçoamento de todo o processo construtivo.

2. Desenvolvimento

2.1 As Vantagens da Mecanização na Construção Civil

Para a execução de um projeto, são necessários recursos financeiros, recursos humanos, onde deve ser criado um plano de planejamento e gerenciamento da mão-de-obra e recursos de maquinários e equipamentos, onde também deve ser criado um plano de planejamento e gerenciamento. Muitas obras não possuem esse plano de planejamento e gerenciamento de maquinários e equipamentos, ou seja, não possuem um cronograma de equipamentos incorporado ao projeto e que esteja atualizado constantemente com o cronograma físico da obra, isso porque o processo de execução dos serviços é dinâmico, inter-relacionado, interagente e interdependente.

O aquecimento acelerado do setor da construção civil e a facilidade na obtenção de crédito para fins de habitação fizeram as construções de edificações alcançarem um patamar nunca antes visto no Brasil. O setor impulsionou o surgimento de inúmeras novas empresas atraídas pelo volume de dinheiro injetado no mercado e a concorrência aumentou drasticamente. Nesse cenário, os construtores necessitam se destacar em algum segmento do seu trabalho, pela economia ou pela agilidade.

O maquinário tem intuito de reduzir gastos e acelerar o processo de construção o que consequentemente proporciona maior lucratividade aos seus empreendedores. Enquanto uma casa demora aproximadamente quatro meses para ficar pronta, com o uso de máquinas ela pode ser construída em até dois meses reduzindo assim pela metade o tempo da obra.

As máquinas conseguem de forma ininterrupta executar tarefas que seriam cansativas e pesadas demais para o homem, de forma mais rápida e econômica. Principalmente em cidades do interior, que passam atualmente por um rápido crescimento econômico, como a cidade de Vitória da Conquista, a utilização das máquinas vem inovando e garantem suprir grande falta de mão de obra necessária para a construção civil, possibilitando um desenvolvimento rápido e eficaz na construção de locais públicos e privados.

Além disso, é preciso pensar no desenvolvimento social e econômico que está diretamente ligado à inevitabilidade de se construir, pois, à medida que a população cresce, vem junto à necessidade de um número maior de serviços e ambientes para garantir melhor qualidade de vida da população, que por sua vez, está cada vez mais exigente em relação ao conforto e praticidade.

Cada serviço possui um custo de mão-de-obra, material e equipamento, tudo isso deve ser agregado ao preço final do produto, o levantamento desses custos deve ser o ponto mais difícil no planejamento de um projeto, por que trabalhamos diretamente com variáveis de custos e principalmente o fator humano que por natureza é bastante complexo, tudo isso dentro de um sistema previamente elaborado para um determinado projeto que deve atingir todos os seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (256.5 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com