TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS EMINENTES À PASTAGEM SOB POUSIO DE QUARENTA ANOS

Por:   •  4/10/2016  •  Artigo  •  5.282 Palavras (22 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 22

ASPECTOS EMINENTES À PASTAGEM SOB POUSIO DE

QUARENTA ANOS

Daniel da Silva Santos: graduando em Engenharia Ambiental danielsantosgtr@hotmail.com.

Jakeline Oliveira Evangelista: graduando em Engenharia Ambiental jakeline.ea@hotmail.com.

José de Souza Profilo Junior: graduando em Engenharia Ambiental juniorprofilo@gmail.com.

Renan Alves Brito: graduando em Engenharia Ambiental renanalves_1@hotmail.com.

Tathiane Santos da Silva: graduando em Engenharia Ambiental tathiane.ea@gmail.com.

Thayná Gonçalves Vasconcelos: graduando em Engenharia Ambiental nanah.vasconcelos95@gmail.com.

Antônio Pereira Junior: Biólogo, especialista em planejamento e gestão de águas, especialista em gestão hídrica e ambiental e Mestre em Ciências Ambientais; antonio.junior@uepa.br.

RESUMO

A pecuária é uma atividade econômica que demanda grandes áreas para a utilização de pastagens. No entanto, as alterações na estrutura da vegetação em condições naturais e sucessivas perturbações antrópicas podem contribuir para modificação na taxa de regeneração da vegetação e capacidade de resiliência do solo. O processo de degradação do solo decorre do seu uso indisciplinado, tendo como resultado as queimadas, o desmatamento, a compactação, a erosão, etc. Neste contexto, exige-se estudos, técnicas e métodos que possibilitem a recuperação ou restauração dessas áreas, sendo o pousio uma técnica utilizada para preservar a solo que mantém uma área sem cultivo por um certo período de tempo para que essa reestabeleça de forma natural os nutrientes perdidos com o plantio anterior. Este estudo teve como objetivo diagnosticar as alterações das pastagens no meio ambiente em áreas com pousio de quarenta anos, e levantar aspectos eminentes para recuperação e monitoramentos dessas áreas. Fora aplicada uma metodologia observativa e indireta, com levantamento bibliográfico em periódicos, livros, revistas eletrônicas e na própria legislação brasileira, de forma a ter melhor compreensão dessa temática. A partir disso, fora discutido a viabilidade de técnicas de replantio com determinadas espécies florestais a fim de enriquecimento do solo e da vegetação durante o período de pousio por meio da fitossociologia, que é um método de reconhecimento e definição de comunidades de plantas, no qual é definido parâmetros fitossociológicos utilizados para caracterizar a estrutura de uma comunidade vegetal. Espera-se a partir das informações adquiridas sobre o estudo da fitossociologia analisar a viabilidade de aplicação do mesmo nas ações de recuperação de áreas degradadas, produção de sementes e mudas, e identificação de espécies ameaçadas. E destacar as possíveis tomadas de decisão sobre ações de manejo, com auxílio da mensuração contínua dos indicadores e variáveis ambientais ao longo do tempo o ambiente propício a evolução do estágio clímax para o estágio de ecese desta área.

Palavras-chave: Sucessão ecológica. Restauração. Revegetação. Fitossociologia.

ABSTRACT

Livestock farming is an economic activity that requires large areas for the use of pastures. However, changes in vegetation structure in natural and human disturbances successive conditions can contribute to change in the rate of regeneration of vegetation and soil resilience. The soil degradation process stems from its undisciplined use, resulting in fires, deforestation, compaction, erosion, etc. In this context, it requires studies, methods and techniques that allow recovery or restoration of these areas being resting a technique used to conserve soil that maintains an uncultivated area for a certain period of time for which such re-establish the natural way the nutrients lost to the previous planting. This study aimed to diagnose the changes of pastures in the environment in areas with fallow forty years, and raise eminent aspects of recovery and monitoring of these areas. Out applying a observativa and indirect methodology, literature in journals, books, electronic magazines and Brazilian legislation itself, in order to have better understanding of the subject. From this it was discussed the feasibility of revegetation techniques with certain tree species to soil enrichment and vegetation during the fallow period by phytosociology, which is a method of recognition and definition of plant communities in which it is defined phytosociological parameters used for characterizing the structure of a plant community. The information acquired on the study of phytosociology can subsidize actions in the recovery of degraded areas, production of seeds and seedlings, identifying threatened species and decision-making on management actions and with the help of continuous measurement of indicators and environmental variables over time the environment conducive to development stage climax to the primary succession stage of this area.

Key- words: Ecological succession. Restoration. Revegetation. Phytosociology.

INTRODUÇÃO

O uso e ocupação do solo causa o seu desgaste por meio da diminuição dos nutrientes que a compõem, e tem por consequência, a redução de sua fertilidade e produtividade. Neste contexto, pastagem é a vegetação utilizada para a alimentação do gado feita em extensões ou terrenos (Corrêa et al. 2011). Em relação às pastagens, diversos estudos são realizados no decorrer do tempo em função do aprimoramento na produção pecuarista, como principalmente a climatologia do local e o tipo de solo a serem cultivados.

É indiscutível a rentabilidade financeira advinda desta atividade pecuarista, porém a alterações na estrutura da vegetação em condições naturais e sucessivas perturbações antrópicas podem contribuir para modificação na taxa de regeneração da floresta e para ineficiência da vegetação em realizar a apreensão e deposição de nutrientes via biomassa (CBA, 2015). Comumente, o processo de degradação do solo decorre do seu uso incorreto, resultado do desmatamento, queimada, negligência no manejo da pastagem, compactação e erosão.

Neste contexto estudos, técnicas e metodologias tais como proposto por Araújo et al. (2005), o qual ressalta que a Geomorfologia juntamente com a Pedologia tem papel importante no diagnóstico de áreas degradadas, visto que as atividades desenvolvidas por seres humanos na superfície terrestre estão gerando impactos sobre alguma forma de relevo ou algum tipo de solo. Além da Geomorfologia e Pedologia, a Geoestatística também pode ser empregada para diagnosticar, em áreas com diferentes usos, as principais alterações ocorridas tomando-se por base um ambiente virgem (Neto et al. 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (210.4 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com