TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE EXTRACLASSE: CARACTERIZAÇÃO DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

Por:   •  26/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE EXTRACLASSE: CARACTERIZAÇÃO DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

ICT 529 – Controle Ambiental

Discentes: Bárbara Macedo, Elisa Melati, Giovanna Villela, Isabela Boschini, Maria Beatriz Lemos e Marina Bueno.

  1. Elabore um quadro comparativo com os parâmetros físicos Cor e Turbidez, quanto a causa (fonte) de presença nas águas, padrões ambientais, métodos analíticos e alternativas de tratamento.

Parâmetro

Origem

Padrões ambientais

Métodos analíticos

Alternativas de tratamento

Cor

Presença de substâncias coloidais ou em solução como metais (ferro, manganês, entre outros)

- Até 15 UH*

- Classe I: nível de cor natural do corpo de água em UH**

- Classe II: até 75 UH**

- Classe III: até 75 UH**

-Técnica de comparação com cloroplatinato

-Espectrofotometria

-Colorímetro

- Coagulação/floculação (com sulfato de alumínio)

- Decantação, ou

- Flotação

- Filtração

Turbidez

Presença de matéria em suspensão na água, como argila, silte e susbstâncias orgânicas

- Até 5 NTU*

- Classe I: Até 40 NTU**

- Classe II: até 100 NTU**

- Classe III: até 100 NTU**

- Medida do espalhamento de luz produzido pela presença de partículas

- Turbidímetro

- Coagulação/floculação (com sulfato de alumínio)

- Decantação, ou

- Flotação

- Filtração

*Padrões ambientais estabelecidos de acordo com Portaria 518/04 do Ministério da Saúde (BRASIL, 2004) para água potável.

** Padrões ambientais de cor e turbidez de acordo com as classes da água, definidos pela Resolução CONAMA 357/05.

  1. Discorra sobre os parâmetros químicos pH e alcalinidade quanto ao significado, importância e aplicação.

pH (potencial hidrogeniônico) é uma média que estabelece a condição ácida ou alcalina de uma água, representado o equilíbrio em íons  e . É um parâmetro de caráter operacional que deve ser acompanhado para otimizar os processos de tratamento de água e prevenir contra corrosões (causada por baixo pH) ou incrustações nas tubulações do sistema de distribuição. É um parâmetro que não tem risco sanitário associado diretamente à sua medida, mas a vida aquática depende do pH, sendo recomendável a faixa de 6 a 9.[pic 2][pic 3]

Alcalinidade é causada por sais alcalinos, principalmente de sódio e cálcio; mede a capacidade da água de neutralizar os ácidos. Em outras palavras, é a quantidade de substâncias presentes na água e que atuam como tampão. A alcalinidade é devida principalmente aos carbonatos e bicarbonato e, secundariamente, aos íons hidróxidos, silicatos, boratos, fosfatos e amônia.  Em teores elevados, pode proporcionar sabor desagradável à água e tem influência nos processos de tratamento da água.

  1. Qual significado da Dureza de uma água, qual comprometimento de utilização industrial de água dura e quais as alternativas de controle.

A dureza da água é um parametro químico que analisa a presença de sais alcalinos terrosos (cálcio e magnésio). Esse metais em excesso, causam sabor desagradável e efeitos laxativos. No tratamento de efluentes líquidos contendo matéria orgânica, faz-se o uso do tratamento biólogico. No entanto, a presença destes compostos inorgânicos pode inibir este a eficiência desse processo. Isso, por exemplo, reduzirá a formação da espuma do sabão, aumentando o seu consumo. Esses resíduos, também provocam incrustações nas tubulações e caldeiras. As atuais alternativas de controle desses minerais são através de processos físicos-químicos de precipitação, troca iônica, adsorção e extração por solventes.

  1. Qual a importância ambiental de avaliar as formas de nitrogênio presente em um efluente industrial?

O nitrogênio é uma substância química de extrema importância na manutenção na vida áquatica e marinha. Ele é responsável pelo crescimento de algas e etc. Porém, de forma excessiva, ele pode gerar uma exagerado crescimentodesses organismos, fenômeno chamado de eutrofização. Além disso, o nitrato na água, pode causar a metemoglobinemia. Além disso, a amônia é tóxica extremamente a vida marinha.

  1. Com base no Quadro 1.5 justifique as diferenças no elenco dos principais parâmetros de investigação de efluentes brutos e tratados.

Os parâmetros de análises de efluentes brutos visam identificar seu potencial poluidor, e definir as operações necessárias para seu tratamento. Já os parâmetros analisados nos efluentes tratados têm por objetivo verificar se eles estão dentro dos limites legais e se atende aos padrões de qualidade exigido pela classe do rio.

  1. Diferencia poluição pontual de difusa e apresente exemplos que podem ocorrer em uma planta de indústria química.

Poluição pontual: os poluentes atingem os corpos d’água de forma concentrada no espaço.

Poluição difusa: os poluentes adentram o corpo d’água de forma distribuída ao longo de sua extensão, provindo de atividades que depositam poluentes de forma esparsa, podendo chegar aos corpos d’água de forma associada aos períodos chuvosos.

Em uma planta de indústria química, podemos observar poluição pontual de corpos d’água devido ao despejo de efluentes industriais por tubulações em um ponto do rio; e poluição difusa provenientes de resíduos de matéria-prima, de produtos químicos ou biológicos utilizados no processo produtivo, de produtos provenientes da higienização dos equipamentos e, até mesmo, do produto final, que podem estar retidos em embalagens sendo estas destinadas de forma inadequada.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (156 Kb)   docx (574.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com