TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE  SÃO JOSÉ DOS CAMPOS[pic 3]

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

Marcos Vinicius Martins de Melo (RA:1299200230)

Edilson Itamar Bueno (RA:6277283889)

Leonardo Quintela Simões (RA:6800416036)

Marcos Paulo Faria da Silva (RA:6622255164)

Anhanguera Educacional

engenhariamecanicasjc@gmail.com

Professor orientador:

Marcos Yoshio.

Anhanguera Educacional


ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Desenvolvido por alunos do 6ºC do curso de engenharia mecânica da faculdade Anhanguera SJCampos, a qualidade no trabalho é mantida por pesquisas e organização das informações para a elaboração e conclusão deste projeto.

RESUMO

O desafio dessa ATPS é conceituar e realizar a importante tarefa do estudo sobre a resistência dos materiais de forma ampla e objetiva ao mesmo tempo. Promovendo um estudo por meio do conteúdo proposto nesta ATPS.

Palavras-Chave: Atps; engenharia mecânica; resistência os materiais.

SUMMARY

The challenge this ATPS is to conceptualize and carry out the important task of the study on the resistance of materials wide and objective at the same time . Promoting a study through the content proposed in this ATPS .

Key words: ATPs ; mechanical engineering; resistance materials .

.


ÍNDICE

Introdução.....................................................................................................................3

Etapa 01.........................................................................................................................4

Etapa 02..........................................................................................................................12

Etapa 03.............................................................................................................................14

Conclusão e Considerações Finais.................................................................................16

Bibliografia....................................................................................................................17

INTRODUÇÃO

         A ATPS é uma atividade para assimilar os conhecimentos teóricos e práticos, onde é essencial reconhecer e compreender os princípios da resistência dos materiais de forma ampla e clara, para assim obter as informações necessárias para a construção do conhecimento sobre o assunto. Com questões e referências que assim ajudam a entender melhor os conceitos sobre o mesmo.

DESAFIO

No cenário atual, as empresas estão buscando profissionais capazes de enfrentar desafios e resolve-los de forma eficiente. O aluno, ao final do desafio, deverá apresentar um relatório contendo a memória de cálculo com base nas informações de cada uma das etapas.

ETAPA 1

  •  Aulas-tema: Apresentação do Projeto e Conceito de Tensão.

 PASSO 1

Escolher a sua equipe de trabalho e entregue ao seu professor os nomes, RAs e e-mails dos alunos. A equipe deve ser composta de no máximo 5 alunos.

Resposta:

          Conforme foi proposto no passo 1, foi entregue ao professor os nomes, RA’s e e-mails dos alunos participantes desta atps.

          PASSO 2

Observe as figuras abaixo:

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

Resposta:

          Conforme orientado, foi observado e analisado as figuras acima.

            PASSO 3

Calcular o diâmetro do parafuso necessário para resistir às tensões de cisalhamento provocadas pela ligação de corte simples do tirante com a viga metálica, considerando que a tensão resistente de cisalhamento do aço do parafuso é de 120 MPa. Majorar os esforços, força de tração no tirante, por um coeficiente de segurança igual a 2.

Nota: O valor da tensão de cisalhamento varia da superfície para o interior da peça, onde pode atingir valores bem superiores ao da tensão média. O valor da tensão resistente foi obtido com base nas especificações da NBR 8800:2008.

Aço do parafuso

Tensão de ruptura à tração fu = 415 MPa

          PASSO 4

Descrever as especificações, segundo a NBR 8800:2008 quanto à verificação de parafusos ao corte e interprete o valor da tensão resistente de cisalhamento, fornecido no Passo 2.

         PASSO 5

Calcular as tensões de esmagamento provocadas pelo parafuso em todas as chapas da ligação da Figura 2. Verificar a necessidade de se aumentar a espessura de uma ou mais chapas da ligação considerando uma tensão admissível de esmagamento de 700 MPa. Explicar porque se admite uma tensão superior à tensão de ruptura do aço, que é de 400 MPa.

Respostas do passo 3, 4 e 5 respectivamente:

            

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

Tadmi.= Tcisa

→ Tadmi.= 120 → Tadmi.= 60MPa → Tadmi.= Q

A=Seção sujeita ao cisalhamento

B=Seções sujeitas ao esmagamento Tcisa.parafuso = 120MPa K=2 Acisa

60=12570

→ 60=12570 x 4 → d²=12570 x 4 →

Dimensionamento do diâmetro do parafuso

188,5

π.d²

π.d² π.60

[pic 12]

Diâmetro do núcleo do parafuso = 16,93mm (normatizado)

Diâmetro externo = ISO4017 - M20 X 2,5

A tensão admissível atuante é menor que a tensão admissível, portanto não será necessário aumentar a espessura das chapas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (563.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com