TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Ensaios: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PÓLO JUAZEIRO – BA

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

GESTÃO DO CONHECIMENTO

DESAFIO APRESENTADO PARA NOTA DO CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 4º SEMESTRE DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA.

JUAZEIRO/BA - 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PÓLO JUAZEIRO – BA

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DO CONHECIMENTO

JUAZEIRO/BA - 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................. 04

DESENVOLVIMENTO................................................................................................ 05

APLICAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO............ 07

DISCUTINDO O QUESTIONÁRIO............................................................................ 08

CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................................ 11

BIBLIOGRAFIA .............................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Com este trabalho, foi possível identificar, atualmente a aplicação não apenas intuitiva, mas consciente, de técnicos e procedimentos na gestão de conhecimentos em organizações, processos e produtos.

Pode-se afirmar que ainda não existe definição amplamente aceita sobre o que vem a ser a Gestão de Conhecimento.

O debate de casos práticos de aplicação de Gestão de Conhecimento em empresas parece ser uma das maneiras mais efetivas de comparar iniciativas e avaliar resultados positivos e negativos.

Entende-se que só tem sentido o registro de casos de aplicação de Gestão de Conhecimento para entidades que foram capazes de proporcionar estruturas compostas por pessoas, sistemas e relações capazes de garantir a existência de uma consciência empresarial para gestão pró-ativa do conhecimento.

DESENVOLVIMENTO

A Gestão do Conhecimento é, portanto, o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização.

O tema “Conhecimento” inclui, mas não está limitado a descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou uteis ou verdadeiros.

O desenvolvimento de método científico deu uma contribuição significativa para a nossa compreensão do conhecimento. Para ser considerado cientifico, um método deve ser baseado na coleta de provas observáveis e mensuráveis, sujeitas aos princípios específicos do raciocínio. O método cientifico consiste na coleta de dados através de observação e experimentação.

A teoria da “Espiral do conhecimento” para criação do conhecimento organizacional parte da premissa que o conhecimento humano e criado se expande através de interações sociais. Assim as formas de conhecimento se expandem em termos de qualidade e quantidade num processo de conversão do conhecimento. É um processo de aprendizagem que produz desenvolvimento organizacional a partir do momento em que o conhecimento é incorporado e usado para realizar atividades que compõem algum processo do negócio.

Este processo “Espiral do Conhecimento” foi subdividido pelos autores em quatro etapas:

• Socialização: Tácito para tácito

• Externalização: Tácito para explicito

• Combinação: Explicito para explicito

• Internalização: Explicito para tácito.

O professor Marcelo Barbosa dos Santos relata no seu artigo que tem o título “A Gestão do Conhecimento como pratica corporativa geradora de vantagens competitiva sustentada.”

Da Venport e Prusck (1998) argumentam que: “A vantagem do conhecimento é sustentável porque gera retornos crescentes e dianteiros continuados.”

Veiby (1998) diz que: O papel principal das organizações do conhecimento é a transferência e o compartilhamento do conhecimento existente em seu interior.

O propósito da gestão do conhecimento é, portanto um processo sistêmico de identificação, renovação e aplicação dos conhecimentos estratégicos da organização. É a administração do ativo de conhecimento das organizações e permite a organização saber o que ela sabe.

Stewart (1998) diz que: “Através do seu interesse destaca a ascensão do trabalhador do conhecimento”. Por isso, as realizações das atividades dependiam do uso do conhecimento, provoca uma reflexão na força de trabalho e na sua consequente evolução. Dando lugar a utilização do conhecimento e o destaque daqueles que o detinham, apontando o surgimento de um novo perfil do trabalhador.

APLICAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO

A aprendizagem organizacional significa avaliar resultados de desempenho, na medida em que o conceito é apropriado pela teoria das organizações, o foco passa a ser os processos. Trata-se, assim, de buscar responder, por meio do conceito, como organizações que agem para conquistar os resultados que indicam a realização de aprendizagens. Busca-se compreender que estruturas organizacionais, que políticas de gestão de pessoas, que cultura, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com