TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  17/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  1.249 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia 5° Semestre

UNIVERSIDADE PAULISTA

Graduação em Engenharia Civil

TRELIÇAS

Carlos Eduardo de Paula

RA: C873BI-8 EC5P

Guilherme Henrique de Carvalho Gonçalves

RA: C900AI8 EC5Q

Leandro Alves de Aquino

RA: C3662C-3 EC5P

Marcus Vinicius de Lima

RA: D00445-0 EC5P

Matheus Marques Lima

RA: D00031-4 EC5Q

São José dos Campos – SP

2018

DE PAULA, C.E.; GONÇALVES, G.H.C.;AQUINO, L.A.; LIMA, M.V.; LIMA, M.M.

RESUMO: O projeto apresentado foi proposto pela disciplina de “Atividades Práticas Supervisionadas – APS”, ministrada em 2018 para os estudantes de Engenharia Civil do quinto semestre, da Universidade Paulista – UNIP; e mais uma vez o APS vem auxiliando os estudantes de engenharia a lidar com problemas e dificuldades que irão enfrentar ao longo de suas carreiras. Nesse trabalho vamos apresentar os tipos de treliças e suas aplicações para telhados, e principalmente em pontes, logo após expormos o conteúdo sobre treliças devemos esclarecer todo trabalho feito para a realização da ponte de espeto de churrasco na forma de treliça, para competição do APS, onde tivemos êxito e conseguimos realizar o conceito da ponte aguentar pesos colocados em sua base, abordando tipos de materiais, procedimento utilizado e realização das ações.

Para poder ser executado o trabalho na prática o grupo juntou-se em local, e todos foram auxiliando na montagem das bases, das laterais e nos cálculos para que pudéssemos encontrar um tamanho ideal da ponte e que aguentasse uma quantidade de peso que fosse colocado pelo grupo no dia da competição. E com isso o grupo conseguiu agregar valores tanto nas pesquisas feitas para elaboração do relatório como na pratica, sabendo trabalhar em equipe, desenvolver projetos.

Palavras-chave: Treliça. Ponte. Telados.

 1 - Introdução

As treliças são formas triangulares para soluções estruturais simples, formadas por elementos rígidos "barras". Os mesmo são ligados entre si por nós, que sofrem boa parte da carga aplicada, e são considerados no calculo estrutural para obter maior eficiência.

em treliças as cargas são aplicadas somente nos nós, não havendo momento fletor nos seus elementos, sendo assim as barras são colocadas em teste de tração ou compressão. então optamos por usar uma do tipo "Warren" que também são largamente usadas para vencer vãos ate 100 metros.

a competição para construção de uma ponte em treliça e posterior teste da mesma é uma proposta da (UNIP)  universidade paulista, para seus alunos do curso de engenharia civil, do 5° semestre, para colocar em pratica seus conhecimentos acadêmicos adquiridos no curso de resistência dos matérias.

a construção da ponte de treliças, feita de espetos de madeira   para churrasco, tinha que vencer um vão de 90 cm e ter entre 20 cm a 50 cm de altura, e suportar uma carga mínima de 3,kg. através de analises e pesquisas chegamos a conclusão desta que será apresentada.

2- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Utilizamos palitos de churrasco de madeira para a construção da ponte, fizemos em um dia em um grupo de cinco pessoas, onde cada um ajudou de alguma forma, nossa ponte ficou com 179g e aguentou 13,8kg com um fator de 77.

  • 1° passo
  • Compra dos materiais.

  • 2° passo
  • Elaborar o projeto.
  • 3° passo
  • Executar o projeto seguindo as medidas dos espaçamentos e o tamanho dos palitos.
  • 4° passo
  • Apresentar o trabalho na faculdade.

[pic 1]

FONTE: Arquivo do autor

3- TRELIÇA

Treliça é uma estrutura composta de membros interligados em seus extremos formando uma estrutura rígida com formato triangular. Esse formato é utilizado nas treliças porque não perdem a forma quando submetidos ao estresse.

Uma treliça tridimensional (figura 1) é um tipo de estrutura utilizada para dar maior resistência e apoio a estruturas de construção, como pontes e edifícios. Essas armações são extremamente fortes e capazes de suportar uma grande quantidade de força, sem alterar a forma ou causar ruptura.

Assim como outras treliças, a treliça tridimensional é formada por uma serie de formas triangulares. Usando peças desse formato, treliças conseguem suportar uma força muito maior do que as outras formas para estruturas. É bom lembrar que os membros de uma treliça podem suportar tração e compressão, porem não capazes de suportar cargas laterais.

Para um bom desempenho de uma treliça é interessante que as cargas sejam aplicadas nas juntas ou nós.

[pic 2]

Figura 1: ponte construída com treliças tridimensionais

3.1- TIPOS DE TRELIÇAS

[pic 3]

Treliça Pratt com apoio no banzo superior. (Diagonais tracionadas e montantes comprimidos).

[pic 4]

Treliça Pratt com apoio no banzo inferior. (Diagonais externas e montantes comprimidos; diagonais internas tracionadas.)

A treliça Pratt é facilmente identificada pelos seus elementos diagonais que, com exceção dos extremos, todos eles descem e apontam para o centro do vão. Exceto aqueles elementos diagonais do meio próximo ao meio, todos os outros elementos diagonais estão sujeitos somente à tração, enquanto os elementos verticais suportam as forças de compressão.

  

[pic 5]

Treliça Warren com apoio no banzo inferior. (Algumas diagonais comprimidas e outras tracionadas; alguns montantes comprimidos e outros tracionados)

[pic 6]

Treliça Warren com apoio no banzo superior. (Não tem montantes; algumas diagonais comprimidas e outras tracionadas. Triângulos isósceles)

A treliça Warren é talvez a mais comum quando se necessita de uma estrutura simples e contínua. Para pequenos vãos, não há a necessidade de se usar elementos verticais para amarrar a estrutura, onde em vãos maiores, elementos verticais seriam necessários para dar maior resistência. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (245.3 Kb)   docx (245.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com