TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]                                 ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

ENGENHARIA MECÂNICA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

FISÍCA III

São José dos Campos

2015

Etapa 1

Passo 1:

Pesquisa:

        

Uma explosão de pó destruiu parte da torre da fábrica de leite em pó da BR Foods em Três de Maio, no Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Foi acionado o alarme de incêndio, e o Corpo de Bombeiros da cidade onde ocorreu o incidente   foram chamados para fazer o rescaldo, com o auxílio de um caminhão munck levaram as mangueiras até o alto da torre.

Segue notícia do incidente:

O setor da fábrica que explodiu era todo informatizado. O local estava vazio no momento do acidente. Não houve feridos. A fábrica começou a funcionar em agosto do ano passado, com capacidade mensal para processar pelo menos 2 mil toneladas de leite em pó.

Em nota oficial emitida às 17h30 da sexta-feira (27), a BR Foods disse que o fogo provocado pela explosão foi rapidamente controlado pelos bombeiros. O incidente ficou restrito à câmara de secagem de leite em pó, equipada com um sistema anti-incêndio. A estrutura física da unidade não foi atingida.

Fotos do incidente:

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

Embora com pouca divulgação no Brasil as explosões de pó já ocasionam mais de 100 mortes em todo mundo, gerando sérias consequências  às pessoas e ao patrimônio.

Alguns desses pós são muito perigosos, inclusive mais danosos que muitas outras substâncias explosivas mais conhecidas pela população, como a pólvora, a gasolina e diversas outras.

Os locais mais propícios para o acontecimento do fenômeno são as indústrias de armazenamento e produção de cereais, fábricas de rações e farelos, instalações de recepção, secagem e armazenagem de grãos, além de locais de manuseio de pós de cortiça, açúcar, carvão, farinha, alumínio, magnésio etc.

Para que ocorra a explosão de pó é necessária a combinação dos seguintes fatores:

  • Combustível: pós secos em suspensão com dimensões entre 0,5 a 10 microns;
  • Oxigênio: mínimo de 12% de concentração no ar;
  • Concentração de pó no ambiente: É a quantidade de material em suspensão dentro de uma faixa passível de explodir, definida como Limites de Explosividade Superior e Inferior.
  • Fonte de ignição: gerada por um uma chama qualquer, descargas atmosféricas, uma faísca de solda, faíscas por fricção ou até mesmo descargas eletrostáticas.
  • Ambiente confinado: necessário a fim de se obter as concentrações ideais tanto do combustível como do comburente.

Industrialmente, precauções devem ser tomadas na presença de fontes de ignição. Para evitar que este tipo de incidente ocorra é necessário adotar medidas preventivas, como as descritas abaixo:

* Manter a limpeza do local a fim de evitar o acúmulo de pó;

* Realizar manutenções periódicas em equipamentos eletromecânicos e em instalações elétricas;

* Não utilizar no manuseio do pó equipamentos que produzam faíscas, usar de preferência materiais plásticos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (217.9 Kb)   docx (70.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com