TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CARRO COM PROPULSÃO A JATO DE AR

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

     INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – UNIP II

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CARRO COM PROPULSÃO A JATO DE AR

TURMA: EB4RS28

[pic 2]

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

NOVEMBRO DE 2018

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CARRO COM PROPULSÃO A JATO DE AR

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentada como exigência para a avaliação do 4º semestre, do curso de Engenharia da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

Sumário

  1. Introdução............................................................................................................4
  2. Objetivo................................................................................................................5
  3. Desenvolvimento teórico....................................................................................5

III.I - Resumo do protótipo e definição sobre válvula de engate rápido.........5

III.II - Propulsão a jato..........................................................................................6

III.III – O que é pressão? .....................................................................................7

  1. Procedimento experimental................................................................................8

IV.I – Materiais utilizados.....................................................................................8

IV.II – Métodos de construção.............................................................................8

IV.III – Planilha de custos...................................................................................17

  1. Conclusão............................................................................................................17
  2. Referências bibliográficas.................................................................................18

  1. Introdução

   As atividades práticas supervisionadas (APS) é um meio elaborado pela universidade para a melhora da aprendizagem dos alunos, com propostas e desafios cujo os mesmos tendem a elaborar e construir projetos. Nesse caso, o objetivo é construir um protótipo de um carro com propulsão a jato de ar, contemplado por um chassi (com material de livre escolha), no mínimo 3 rodas, 1 válvula para controle do fluxo de ar de saída, e 1 ou mais reservatórios de ar comprimido. É necessária muita atenção ao elaborar e projetar o protótipo, não esquecendo que deve estar dentro das normas especificadas pela universidade. O design é de livre escolha, possibilitando vários modos de inovação e criatividade.

    Nesse trabalho será exposto um breve resumo de como foi realizado o projeto, incluindo os principais detalhes.

  1. Objetivo

  Projetar e construir um carro com propulsão a jato de ar, alimentado por ar comprimido armazenado em garrafa pet 2 litros. Construir dentro das limitações, com comprimento, largura e altura máxima de 900, 700 e 600 mm, respectivamente. Para obter sucesso, o carro precisa percorrer o percurso estabelecido pela universidade, transportando 2kg de massa em algum lugar definido pelos integrantes do grupo.

  1. Desenvolvimento teórico:

  III.I - Resumo do protótipo e definição sobre válvula de engate rápido:

 Os carrinhos em geral precisam de um reservatório para ar comprimido feito por garrafas pet. Não tem um limite certo para o número de garrafas, e podem ser de 2L ou 2,5L. Um simples modelo consiste em um Chassi, válvula (de controle de ar e de bloqueio), coletor, e o próprio reservatório. É permitida uma pressão máxima de 4 bar, e o carro deve percorrer o percurso com um peso de 2kg sobre sua superfície. Nesse caso, foram usadas 14 garrafas pet 2L, encaixadas em 4 fileiras, presas por um arame. Para alimentação dessas garrafas, é necessária uma válvula de bloqueio com engate rápido (pneumático).

 A válvula de engate rápido serve para ser usada em conexões hidráulicas e mangueiras, para bloquear e controlar o fluxo de diversos tipos de produtos químicos em determinados circuitos. Ela passa segurança para que possa ser controlada entrada e saída do fluxo de ar com eficiência.

 

III.II – Propulsão a jato

  Propulsão a jato é o nome dado a uma força que um motor pode expelir através de um jato intenso de algum fluido, o que gera um grande impulso. Essa grande reação foi um dos avanços e descobertas possibilitados pela aplicação da terceira lei de Newton.

  De acordo com a terceira lei de Newton (ou princípio da ação e reação)

 “Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário. ”

Figura 1: ação e reação

[pic 3]

1 Disponível em: Google imagens > Acesso em: novembro de 2017

  Assim, |FA-B| = |FB-A|

Desse modo, o jato rápido do fluido, expelido através de um motor, gera uma força de impulso, levando o objeto ao aposto do jato.

 O primeiro motor a jato surgiu na Alexandria, tratava-se de um invento chamado eolítica, que usava vapor expelido através de dois cubos curvados, com uma esfera oca, cheia de água. Quando aquecida girava em torno do seu próprio eixo, aproveitando a propulsão causada pelo vapor.

Figura 2: Eolípila

[pic 4]

2 Disponível em: Google Imagens. Acesso em: Novembro de 2017

 Apenas no século XI, na china, a propulsão a jato foi utilizada na invenção do foguete. Tempos depois a tecnologia foi usada para lançar armamentos de efeito moral, ficando estagnada por séculos e sendo retomada no século XX, quando foi utilizada para produção de aviões e de foguetes espaciais.

III.III – O que é pressão?

   O nome pressão é dado a relação entre uma força exercida e sua área de distribuição. A pressão é uma grandeza escalar, e pode ter como unidade de medida Pascal (PA), Newtons por metro quadrado, bária, bar, Atm., entre outras. No caso desse protótipo de carro a propulsão a jato de ar, a universidade determinou como pressão máxima total admitida 4 bar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (830.1 Kb)   docx (667.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com