TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADM Anhanguera

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.876 Palavras (12 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 12

Passo 2 – Conclusão do grupo referente à análise do Quadro 1.

[pic 1]

Em 2011 o desgaste familiar extrapolou as barreiras da família e foram parar nos negócios da empresa. O falecimento do fundador teve grande impacto no segmento de fixadores, causando uma desconfiança nos clientes que não confiavam nas palavras e promessas dos herdeiros que, agora, ocuparam o lugar de líderes. Estavam despreparados e não tinham o apoio de todos os colaboradores, que por sua vez não se sentiam seguros trabalhando na MetalFixer.

No ano seguinte foi tomada uma medida de emergência, porém, nada estratégica. A contratação de mais um diretor não houve impacto nas vendas, só gerou desconforto entre a gerência, pois era “mais um chefe” que estava ganhando um alto salário para não ter resultados. Como uma cadeia, não havendo vendas para alavancar negócios a medida a ser tomada foi a de corte no efetivo, impactando fortemente o setor de produção e comercial. Já neste ano verificamos uma grave situação: a empresa já estava com dividas, Devendo vários fornecedores e com parcelas dos equipamentos investidos no passado em atraso. Isso teve um impacto direto no resultado e lucro.

Continuando em decadência, em 2013 a situação piorou. Mantendo quatro gerentes com alta remuneração, viu-se a necessidade de reduzir ainda mais o quadro de funcionários. A força comercial para busca de negócios estava inoperante. Os pedidos que apareciam eram frequentemente entregues em atraso devido o menor número de funcionários na produção que não conseguiam dar conta do trabalho, que multiplicou tendo um menor número de pessoas. E mesmo com a baixa produtividade houve a necessidade de realização de horas extras para entregas de pedidos de clientes expressivos, que demandam 80% dos serviços da empresa. Com o pagamento de horas extras, desconfiança do mercado e inadimplência o resultado de 2013 foi o pior da história da Metalfixer em quase 54 anos.

Passo 3 – Estratégia emergencial

Focando em ações menos óbvias, como a redução de custos demitindo funcionários – esta que não se sustenta em longo prazo, pois se a economia virar, a empresa vai pagar mais caro para contratar ou vai ficar para trás por não ter gente suficiente para crescer. O corte de custos pouco planejado ou emergencial é ineficaz.

A estratégia que irá ser adotada durante estes quatro primeiros meses para um crescimento de curto a médio prazo serão quatro diretrizes eficazes. Redução de custos e retomada nos lucros são baseadas em quatro pilares: definir objetivos com base em dados do mercado externo, não em referências internas, adequar os esforços a redução de custos a estratégia, utilizar métricas corretas e focar na organização como um todo e não apenas nas partes individuais que a compõe.

Apesar de uma estratégia traçada e do laço familiar entre a nova gestão da empresa, isso será deixado de lado pois, alguns não estão preparados psicologicamente e também não possuem formação para tal posição e a primeira medida a ser tomada será a demissão de dois gerentes e dois diretores, transformando a gestão da empresa em um triângulo onde o diretor geral será responsável pela tomada de decisões referente a investimentos e negócios futuros. Os gerentes terão a função de gerente comercial e gerente operacional, coordenando seus respectivos colaboradores. Dentro da gestão comercial estará o time comercial e administrativo e na gestão operacional a produção. Este corte direto na gestão da empresa terá um impacto relevante nos custos, pois altos salários serão cortados de forma contundente.

Dentre os quatro pilares serão estabelecidas algumas ações para um bom desempenho e também para manter o custo reduzido, não só nos quatro meses seguintes, mas como cultura da “nova” organização que está se apresentando.

As ações a serem tomadas serão dividas entre os processos, que por si deverão encontrar as causas raízes dos problemas e terão o acompanhamento do diretor geral da empresa que fará as cobranças em seus gerentes.

Para um primeiro momento as ações emergenciais para retomada da empresa:

- Estudo de mercado e novos negócios: o corpo comercial, que terá a contratação de dois estagiários para funções de menor impacto na estratégia de aumento das vendas. O pessoal efetivo terá como incumbência a função de divulgação da empresa para novos segmentos, envio de email marketing e combate a concorrência. Tudo isso será monitorado de perto pelo gerente comercial que estará a frente de todas as ações, divulgando novos acontecimentos no mercado, novas linhas de produtos, atento as tendências e se relacionando de forma efetiva com novos e antigos clientes.

- Implantação do Lean Manufacturing na fábrica: visando a redução dos custos e otimização dos processos, o Engenheiro Mecânico e Gerente Operacional irá implantar a cultura Lean Manufacturing dentro da fábrica. Com esta cultura o operacional terá uma redução de custos efetivamente notável. O controle de materiais, a diminuição nos tempos de processo, a gestão de qualidade, a aplicação do 5S, as linhas estruturadas em um mapa de fluxo de valor, as metas de produção estabelecidas, set up rápido nas máquinas, entre outras ações elevarão o patamar de produtividade da empresa.

- Comunicação interna: Espalhar a mentalidade de redução de custos para todos os colaboradores. Isso deverá vir de cima para baixo, uma vez que os gestores são o espelho e exemplos para os seus subordinados. Então serão cortados os benefícios para gestores, como carros de luxo, celulares de última geração, viagens para o exterior, entre outras extravagâncias e vaidades. Estas atitudes terão um impacto moral dentro da consciência de cada colaborador.

Passo 4 – Campanha Institucional e Estratégia Motivacional

A motivação do trabalhador é fator primordial para o desenvolvimento empresarial e pessoal de cada colaborador de uma organização. Em meio a um ambiente de trabalho pode – se lidar com inúmeras personalidades. Administração de egos, interesses e vocações deve ser feito de forma criteriosa, justa e acima de tudo imparcial.

Neste conceito a MetalFixer abre espaço para sua primeira campanha institucional, que irá atuar na motivação de seus colaboradores, que devido aos desgastes de anos ruins, estão sem perspectiva de crescimento pessoal, interferindo diretamente em seus desempenhos dentro da empresa.

As ações tomadas foram estudas pelo diretor geral que foi ao chão de fábrica realizar uma pequena entrevista com todos os colaboradores da empresa, onde as principais queixas foram: a não elaboração de um plano de carreira, término da realização de horas extras, distanciamento entre gestores e colaboradores e a falta de reconhecimento.

Com estas informações em mãos a estratégia motivacional foi elaborada com o objetivo de, não somente fazer com que o colaborador “vista a camisa” da MetalFixer, mas que ele se sinta seguro no desempenho de suas funções sem nenhum tipo de pressão para cortes de efetivo de pessoal, que eleve suas qualificações profissionais e pessoais, que seja reconhecido pelos serviços prestados e que tenham suas metas estabelecidas e cumpridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com