TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADM ANHANGUERA

Por:   •  19/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Ribeirão Pires.

Bandeira:

[pic 1]

Mapa:

[pic 2]

Estado: São Paulo

Bioma: Mata Atlântica

Área: 99,119 km²

População: 113,068 hab.

Economia: Ribeirão Pires, como única estância turística da região do ABC, tem como grande fonte de recursos o Turismo. Além do Turismo, a economia local se baseia principalmente nos setores de metalurgia, móveis, plásticos, alimentos, lojas de departamentos e cerâmica.

Pontos Turísticos:

Igreja de Nossa Senhora do Pilar

[pic 3]

Pesquisas indicam que a igreja, em taipas de pilão, com 40 cm de espessura, foi erguida em 1.714 pelo Capitão Mor Antônio Corrêa de Lemos, e abençoada pelo Frei Pacífico, no dia 25 de março daquele ano.

Existem várias teorias sobre a construção da Capela, mas não há qualquer dúvida sobre a importância enquanto marco para toda a região, uma vez que ao seu redor surgiram os primeiros núcleos habitados da cidade, segundos relatos históricos.

Mirante Santo Antônio

[pic 4]´

A devoção a Santo Antônio em Ribeirão Pires remonta ao ano de 1919. Localizado a 807,4 metros de altitude, é uma das melhores vistas panorâmicas da cidade e da Represa Billings.

Passo 2:

Desde seu surgimento a população de Ribeirão Pires se fixou ao redor da Capela de Nossa Senhora do Pilar.

Grande parte dos pontos turísticos da cidade de Ribeirão Pires, são esculturas, Igrejas e mirantes. Criando assim uma grande ligação da cidade com a religião Católica.

Segundo o ultimo Censo, grande parte da população ribeirão-pirense  se declara Católico. O município conta com a paróquia de São José popularmente conhecida como Igreja Matriz e diversas outras paróquias criando assim um habito natural dos moradores ir até elas nos finais de semana.

O município de Ribeirão Pires também conta com praticantes de diversas outras religiões como a Evangélica, Mórmon, Candomblé e Espírita.

Passo 3:

Um exemplo de sincretismo que existe em Ribeirão Pires é a prática da religião do Candomblé, típica de algumas regiões da cidade, religião que mistura a cultura Africana com a religião predominante no resto da cidade à católica.

A religião  conquistou muitos adeptos nas ultimas décadas, ganhando diversos Templos espalhados pelos bairros ribeirão-pirenses.

Apesar de não ter muitos descendentes de escravos africanos em Ribeirão Pires, a religião vem crescido consideravelmente nos tempos, tendo como praticantes além do povo local, descendentes de Italianos e Japoneses, comuns na região.

Passo 4:

A grande maioria da população do município é formada por jovens, sendo uma das maiores fontes de interação entre eles é através das redes sociais como em todo o país.

É comum encontrar entre os moradores, grupos de encontros, festas e estudos. Isso facilita a comunicação entre si.

Considerado por muitos até um ato cultural da nova geração essa forma de comunicação, cada vez mais comum e aceita em todo o país.

 

Referencias Bibliográficas:

http://cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?codmun=354330

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (243.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com