TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Competências Profissionais

Artigo: ATPS - Competências Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  3.992 Palavras (16 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

O mercado está atualmente em um dos seus melhores momentos da história, caracterizados pelos tipos de consumidores, a inovação se torna um caráter cada vez mais importante, uma vez que o consumidor quer se manter atualizado e procura por produtos novos e diferentes no mercado. Nos primeiros anos de vida muitas empresas correm riscos, que podem causar sua falência. Iniciar um empreendimento sem nenhuma experiência e conhecimento aumenta ainda mais esse risco, a busca pela informação e pelos meios de desenvolvimentos do negócio ajudam a diminuí-lo.

A utilização do plano de negócios pode ser uma vantagem competitiva que poderá representar a sobrevivência da empresa do mercado atual extremamente globalizado. Ele estimula a preocupação com o planejamento, a organização, a direção e o controle das operações para busca de uma melhor eficiência do processo.

Devido ás pressões competitivas que as empresas sofrem, elas precisam desenvolver desde sua implantação até suas competências estratégicas. Através do plano pode-se analisar a viabilidade do negócio pretendido, avaliar e colocar em prática uma ideia, reduzindo assim possíveis desperdícios e esforços em um negócio inviável. Além disso, pode ser utilizado para expansão da empresa, atrativo para investidores, solicitação de empréstimos e financiamentos junto a instituições financeiras.

Baseando-se neste contexto, implantar em Jundiaí uma empresa de comércio atacadista e varejista de peças para vans, pick-ups e utilitários, faz surgir a necessidade de se elaborar um plano de negócios, pois este possibilita traçar um planejamento empreendedor e coeso, para que se definam as condições de se atingir os objetivos almejados.

O plano de negócios é uma análise de todos os sistemas que compõe ou que irão compor a empresa, das variáveis internas e externas, trata-se de um estudo de riscos e das condições favoráveis para se engajar em um empreendimento.

Este projeto de viabilidade de implantação tem como principal interesse definir e avaliar questões como mercado, produtos e serviços, marketing e viabilidade econômica, assim como o investimento e o retorno que esse empreendimento possa trazer. A fim de adquirir tais informações é que este projeto assume um importante papel para nós, possibilitando a tomada de decisões fundamentadas para o sucesso do empreendimento.

Capitulo 01

A OPORTUNIDADE DE MERCADO

Nem todos estão equipados para perceberem e capturar uma oportunidade. A chave para a capacidade empreendedora é a capacidade de identificar, explorar e capturar o valor das oportunidades de negócios (BIRLEY e MUZYKA, 2001). Quem busca pode encontrar as oportunidades de muitas maneiras e em vários lugares. Há pessoas que têm facilidade muito grande de identificar uma oportunidade de negócio. Outros encontram oportunidades em alguma leitura que fizeram em jornais, revistas, ou até mesmo em alguma conversa com amigos. As feiras, seminários e congressos também são boas fontes inspiradoras para identificação de uma nova oportunidade. Não podemos esquecer as viagens para outros lugares, principalmente para outros países, onde podem ser identificadas necessidades ou até mesmo novidades que podem ser importadas. Ainda pode vir de um resultado de uma investigação exaustiva. O fato é que é preciso estar atento a tudo e exercitar a imaginação.

A experiência de cada indivíduo ou equipe pode torná-los capazes de identificar uma oportunidade. É comum empresas fecharem algum setor e seu funcionário abrir um negócio e prestar aquele serviço para a empresa.

As oportunidades constituem algo que existe no papel ou como idéia. Pode, portanto ser definida como um conceito negocial que se transformado em um produto ou serviço tangível oferecido por uma empresa, resultará em lucro financeiro ou no atendimento á sociedade.

As oportunidades têm a ver com a criação de valor, e não necessariamente com redução de custos. Deve agregar valor para que seja aceita no mercado consumidor. Se valer a pena as pessoas pagam por ela, se não agrega valor não pagam. Se o foco for apenas no preço, pode haver sérios problemas de comunicação e o produto não sair. Outro ponto a ser considerado é que as oportunidades não são iguais para todos e nem todos estão equipados para capturar uma oportunidade. Um comentário relativo a uma situação, pode gerar a percepção de uma oportunidade para um e o outro nem sequer perceber. É o caso da foto copiadora, você conhece? Se alguma coisa é uma oportunidade para mais alguém, talvez você deva evitá-la. É preciso avaliar se cabem os dois no mercado e se você é capaz ou não de implementá-la.

Mesmo tendo a percepção de uma oportunidade que não foi explorada, e você se depara com negócio dando lucro, você se questiona dizendo que teve a mesma idéia. Obviamente o lucro fica para quem explorou e não para quem apenas pensa e não age. O pensamento criativo é fantástico, mas se não leva à ação é um desperdício de energia. Boa parte das pessoas não explora oportunidades porque se sentem acomodadas e satisfeitas da situação em que estão. É o efeito “bicho-preguiça”, ta ruim, mas ta bom, a gente vai levando.

Uma oportunidade não tem que ser complexa demais. Quanto menos pessoas envolver mais fácil será lidar com ela e implementá-la. Com as mais simples é muito mais fácil trabalhar. Adquirindo experiência com o tempo, então podemos voar mais alto.

Neste ponto cabe uma pergunta, as oportunidades surgem de onde? A resposta é abrangente. Há empreendedores que têm facilidades de identificar, explorar e transformar rapidamente idéias em oportunidades lucrativas. Até nos impressiona como são tão hábeis e como ganham dinheiro na exploração dessas oportunidades. Outros identificam oportunidades em leituras que fazem, em seminários que participaram, em viagens ao exterior, a partir de reclamações constantes de clientes, em conversa informal com amigos, experiências profissionais e de muitas outras formas. Vale lembrar aqui que o papel do empreendedor não é de pessoas de idéias e sim de pessoas que implementam oportunidades através de idéias que tiveram.

As oportunidades variam muito. Há oportunidades de risco maior, porém com potencial também maior e existem aquelas de risco menor, mas de retorno também menor. Cabe ao empreendedor definir sua linha de ação. Lembrando que uma característica do empreendedor é a ousadia. Mas você não precisa ser um Bill Gates logo no inicio, isso pode vir mais tarde. Aprenda na prática primeiro.

Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com