TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Competências Profissionais .

Por:   •  4/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

Atps de Competencias profissionais

Etapa 1, passo 1

A palavra “ADMINISTRAÇÃO” tem sua origem no latim (ad, direção para, tendência e minister, comparativo de inferioridade; o sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço. Em sua origem a palavra administração significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro.

Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas por outrem. A administração é um ramo das ciências humanas que se concretiza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada principalmente em empresas, sejam elas publicas, privadas, mistas e entre outras, ou seja, administrar é a tomada de decisões sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e  também pensando previamente as consequências de suas decisões. O bom desemprenho  da administração depende de que o profissional consiga se um bom líder, capaz de lidar com pessoas, negociando e comunicando e também apto a tomar decisões, tendo uma visão global e sistêmica da situação que administra.

Em uma empresa, o ato de administrar significa planejar, organizar, coordenar e controlar tarefas visando alcançar produtividade, bem-estar dos trabalhadores e gerando lucratividade, além de outros objetivos pré-determinados pela organização ou empresa.

Cada vez mais esta ciência adquire importância na formação de profissionais para estruturar e impulsionar o funcionamento dos mais diversos setores das organizações, como as empresas adquirem crescente complexidade e tamanha economia de mercado, é essencial que haja profissionais com competência e qualificados para exercer tais cargos.

Em toda sua história, o ser humano sempre inventou maneiras de melhor aplicar seus esforços para, assim, conseguir melhores resultados de suas ações. E isso ficou evidenciado a partir do momento em que aprendeu a reunir forças, juntou pessoas, idéias e experiências e passou a trabalhar em conjunto. Isso vem desde os tempos do homem das cavernas, onde eles se reunião pra caçar se união, ou se juntavam  para obter seus alimentos, ou seja, se agrupavam para um bem maior, onde juntos tinham maior chances de sobreviver e tinham maiores chances de planejar o ataque.

Com tudo, a administração teve inicio com ciência a partir do começo do século XX pelo engenheiro chamado Frederick W. Taylor (1856-1915), considerando-o o fundador da TGA (teoria geral da administração).

Logo vieram muitos outros estudiosos da administração que em seu inicio eram engenheiros, tais como: Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth e entre outros, mas não devemos deixar de comentar sobre Fayol com sua teoria clássica, Weber com sua teoria da burocracia e a teoria estruturalista que revolucionou a administração.

Todas as teorias administrativas são validas, mas cada uma deles mostra somente uma parte da verdade, cada uma delas prioriza ou valoriza apenas umas ou algumas das 6 variaveis básicas do sucesso organizacional, tarefas, estruturas, pessoas, tecnologia, ambiente, competitividade. Na realidade, cada teoria administrativa surgiu em resposta a um problema empresarial mais relevante da época, todas elas foram bem sucedidas em apresentar soluções para os problemas de sua época. Ou seja, todas elas são aplicáveis as situações de hoje. O administrador precisa conhece-las muito bem para ter a sua disposição um mix ou um naipe de alternativas para emprega-las da melhor forma possível para cada situação que se apresente a ele e sempre estar atualizado com novas teorias. A administração de uma forma geral é uma ciência que veio para ficar e está sendo atualizada e aperfeiçoada a cada dia, para poder assim acompanhar os novos tempos, que a todo tempo surgem novas necessidades, ainda mais com a globalização que acelera muito, fazendo com que empresas lidem com clientes de todo o mundo, assim tendo que acompanhar essa globalização e as novas tecnologias o administrador deve ser se atualizar e ficar de olho nas teorias administrativas para que ele possa fazer o melhor uso delas, tanto das teorias quanto da tecnologia.

Etapa 1, passo 2

Foco da Teoria

Nome da Teoria

Enfoque da Teoria

Criticas da Teoria

Nas tarefas

Administração Cientifica

Racionalização do trabalho no nível operacional

Não levar em consideração as relações humanas

Nas estruturas

Teoria Clássica

Organização formal

Imposição de regras para o administrador

 

Teoria Neoclássica

Princípios gerais da adm Funções do administrador

Foi desenvolvida sem comprovação cientifica

 

Teoria da Burocracia

Organização formal burocrática                          Racionalidade organizacional

Impessoalidade das relações Humanas

 

Teoria Estruturalista

Organização formal e informal Analise intra-organizacional e Inter organizacional

Hage apenas sobre os problemas e/ou patologias das empresas ou organizações

Nas pessoas

Teoria das Relações Humanas

Organização informal          Motivação, liderança, comunicação e dinâmica de grupo

Maneira com que o administrador conduz seus administradores

 

Teoria do Comportamento Organizacional

Estilos de adm, teoria das decisões, integração dos objetivos, organizacionais e individuais

O chefe agia conforme se subordinado

 

Teoria do Desenvolvimento Organizacional

Mudança Organizacional planejada  Abordagem sistema aberto

O poder da gestão frustra e aliena o empregado

No ambiente

Teoria Estruturalista

Analise intra-organizacional e interorganizacional                        Analise Abordagem sistema aberto

O foco permanece na organização e não no individuo

 

Teoria da Contingência

Analise ambiental                       Abordagem sistema aberto

Depende de Outras teorias

Na tecnologia

Teoria da Contingência

Administração da tecnologia

Depende de Outras teorias

Na competitividade

Novas Abordagens na ADM

Caos e complexidade                 Aprendizagem organizacional      Capital intelectual

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com