TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS .

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.444 Palavras (18 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO PEDAGOGIA

6ª SEMESTRE

ACADEMICOS:

Carla Rodrigues de Menezes RA:372053

Elizangela Carvalho de Sousa RA: 364900

Monaliza Mascarenha Rodrigues RA:373870

Seniro Moura RA: 368137

ATPS DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

CORONEL SAPUCAIA– MS

2014

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO PEDAGOGIA

ATPS DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

 Trabalho realizado para fins de avaliação parcial da 6º serie do Curso de Pedagogia, para interagir o significado do estudo, solicitada pelas professoras tutoras interativa e tutora presencial.

CORONEL SAPUCAIA – MS

2014

INTRODUÇÃO

O lúdico é a parte integrante do mundo infantil da vida de todo ser humano. Os jogos e brinquedos fazem parte da infância das crianças, onde a realidade e o faz de conta intercalam-se. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância.

A criança ao brincar e jogar se envolve tanto com a brincadeira, que colocam na ação seus sentimentos e emoções. Pode-se dizer que a atividade lúdica funciona como um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, portanto a partir do brincar, desenvolve-se a facilidade para à aprendizagem, o desenvolvimento social, cultural e pessoal e contribui para uma vida saudável, física e mental. 

Ao brincar a criança também adquire a capacidade de simbolização, permitindo que ela possa vencer realidades angustiantes e domar medos instintivos.

O brincar é um impulso natural da criança, que aliado à aprendizagem torna-se mais fácil à obtenção do aprender devido à espontaneidade das brincadeiras através de uma forma intensa e total. 

Portanto, partindo de tal pressuposto fundamenta-se a necessidade de evidenciar como lúdico influencia no processo aprendizagem estabelecendo a consciência da importância dos jogos no desenvolvimento e na educação da criança?

Nesse sentido, de forma geral,  buscou-se analisar a importância do lúdico para o desenvolvimento cognitivo e estar dando uma breve noção do que e para que, como exemplos o papel a importância e a função.

JUSTIFICATIVA

Atualmente várias são as escolas que agregam atributos extremamente pesados ao desenvolvimento infantil visando apenas à formação escolar da criança contribuindo dessa forma na morte prematura do melhor momento de sua vida, a infância.

         Por isso a importância de se trabalhar também dentro da escola a continuação da infância por mais subjetiva que seja, dando a criança à possibilidade dela estar em contato com aquilo que a satisfaz, o brinquedo e a brincadeira. Sendo assim, este é o ponto chave desse trabalho, estar empreendendo o lúdico dentro da Educação Infanto-juvenil de forma segura e contribuindo de maneira significativa no desenvolvimento geral das crianças pertinentes a esta faixa-etária (8 a 9 anos).

        A obrigação de praticar e desenvolver atividades lúdicas de forma regular mostra a necessidade de o professor praticar e exercer a função de animador, educador físico ou até mesmo a função sublime de criar o universo do riso.

        Deve ser notado também a questão do jovem de 8 até 12 anos em se comunicar, interagir com os coleguinhas, ou até mesmo em criar o seu universo de vivência ou magia.

        Oferecendo a ideia básica de apresentar subsídios para os educadores bem como trabalhar os jogos ou dinâmicas de acordo com a faixa etária da criança, para que este surta efeito na aplicação em sala de aula ou em atividades de recreação, pois os jogos podem ser manipulados tanto como o corpo como com objetos.

A IMPORTANCIA DO ELEMENTO LUDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

A utilização de jogos lúdicos auxilia o sujeito apreendem-te durante a construção de novas estruturas mentais, pois este recurso permite que a criança experimente vivência nas áreas cognitiva e afetiva e psicomotora. O lúdico é uma parte inerente do ser humano e utilizado como recurso pedagógico, em várias áreas de estudo, oportunizando a aprendizagem no indivíduo.

É um importante instrumento para o professor mediar o processo de construção da aprendizagem de uma forma mais dinâmica e atraente, comtemplando os interesses e necessidades dos estudantes e, possibilitando assim, que ocorram saltos qualitativos no processo de ensino aprendizagem. A atividade lúdica pode ser, portanto, um eficiente recurso aliado do educador, interessado no desenvolvimento da inteligência de seus alunos, quando mobiliza sua ação intelectual por esta razão os jogos, pelas suas qualidades intrínsecas de desafio à ação voluntária e consciente, devem estar, obrigatoriamente, incluídas entre as inúmeras opções de trabalho escolar. O lúdico se tornou um dos motivadores na percepção e na construção de esquemas do raciocínio, além de ser uma forma de aprendizagem diferenciada e significativa o objetivo do jogo, como atividade lúdica, é proporcionar ao indivíduo que esta jogando, conhecimento de maneira gratificante, espontânea e criativa não deixando de ser significativo, deixando de lado os sistemas educacionais mais rígidos. O jogo permite que a criança desenvolva a sua autoconfiança e se ajuste ao grupo que esta inserida. Constitui uma ferramenta pedagógica que promove o desenvolvimento cognitivo e social do ser. O principal papel do educador é estimular o estudante à construção de novos conhecimentos. Através das atividades lúdicas, o aprendiz é desafiado a produzir e oferecer soluções as situações-problemas que lhes são apresentadas. Assim cabe ao educador, a condição de estimulador, condutor e avaliador das atividades, ele é o elo entre o lúdico e os estudantes.

Os jogos escolhidos precisam ser estudados e analisados rigorosamente para serem de fato eficiente, pois uma atividade lúdica nunca deve ser aplicada sem que tenha um benefício educativo. O educador pode criar seus próprios jogos a partir dos materiais disponíveis na escola e na sala de aula, não esquecendo os objetos e os conhecimentos a serem desenvolvidos os jogos em sala de aula ajudam a desenvolver a criatividade, a sociabilidade e a inteligência múltipla, sem se falar que aprendem a jogar e a participar acidamente dentre outras como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (249 Kb)   docx (202.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com