TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ETICA

Trabalho Escolar: ATPS ETICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

DESAFIO: “MAPA CONCEITUAL DE ÉTICA”

Junho / 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DESAFIO: “MAPA CONCEITUAL DE ÉTICA ”

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, ministrado pelo professor á distancia Dante Bonetti de Freitas.

Junho / 2012

INTRODUÇÃO

A palavra ética vem do grego – ethos e, nesse idioma, significa caráter, modo de ser. Ética está ligada às diferentes formas como os indivíduos reagem ou respondem ao tradicionalmente estabelecido, depois de julgar as ideias de acordo com seus valores individuais sobre o bem e o mal.

Além de regras de comportamento, a ética estuda as avaliações do ser humano em relação ao seu comportamento ou ao dos outros.

Assim, não se pode conceituar ética sem estudar a moral, pois estão intimamente ligadas. A moral vem do latim – mor, sendo o plural mores, e significa costumes, modos, estando, portanto, no campo da prática. A moral impõe regras, normas e princípios de comportamento.

A ética, por sua vez é a reflexão sobre a moral, questionando a origem e as circunstâncias em que os atos morais se desenvolvem; o objetivo, a natureza e as diretrizes do julgamento moral, além de investigar os motivos pelos quais ocorrem diferentes sistemas morais.

A dimensão ética está determinada em todos os seus atos, em benefício do ser humano, da coletividade e do meio ambiente, sem discriminação de qualquer natureza.

Observa-se diariamente a ocorrência de desvios de conduta nos negócios, seja na administração pública ou privada. Os escândalos se multiplicam com o passar dos dias, No mercado globalizado a concorrência se torna mais acirrada, e o cliente mais exigente. É preciso, portanto, buscar um ponto de equilíbrio entre o lucro, relacionamentos e uma boa clientela nas relações de produção, a fim de que a avidez não leve o homem ou a mulher de negócios para o precipício do capitalismo selvagem.

Para que uma aprendizagem da conduta ética ante os negócios se torne relevante é preciso que ela esteja permeada de valores, de ações concretas que podem contribuir para a melhoria da qualidade dos relacionamentos de uma empresa, pois a consciência, a competência e o envolvimento não se fazem apenas de conceitos preestabelecidos mas, fundamentalmente, da sintonia entre o pensar, o sentir e o agir.

Relatório - Etapa 2/Passo 1

ÉTICA, MORAL E LEI

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais, é tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente que se vive, é o conjunto de principios morais que se devem observar no exercicio de uma profissão. É uma reflexão teórica que analisa, critica ou legitima os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral.

A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, certa tradição cultural etc. Identifica um modo de agir humano, regido por normas e valores, por hábitos e costumes. A moral se relaciona com o comportamento prático do homem.

. Ética é princípio; moral é conduta específica;

. Ética é permanente; moral é temporal;

. Ética é universal; moral é cultural;

. Ética é teoria; moral é prática.

As leis estão no campo da moral, e devem ser avaliadas a partir de seus pressupostos éticos.

A ética deve ser, portanto, aplicada moralmente através dos códigos legais.

As leis são instrumentos de regulamentação social. Em termos práticos, são acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo, para garantir justi¬ça mínima, ou direitos.

Lei é o que é justo estabelecido a partir de certo modelo de produção. Ex: Re¬munerar trabalhos desenvolvidos através de salários. Consi¬dera-se justo.

Relatório – Etapa 3/Passo 1

ÉTICA NOS NEGÓCIOS

É inegável a importância da ética no desenvolvimento das organizações, da postura que as empresas adotam para terem uma conduta ética e dos instrumentos de aplicação da ética nas empresas. Segundo Moreira (1999) o comportamento ético nos negócios é esperado e exigido pela sociedade, pois é a única forma de obtenção de lucro com respaldo moral. Nash (1993) avalia que muitos empresários vêm resgatando os valores morais compreendidos pela conduta ética nos negócios: honestidade, justiça, respeito pelos outros, compromisso cumprido, confiabilidade, entre outros. A aplicação da ética nos negócios consiste num diferencial competitivo, que pode determinar a permanência da empresa no mercado. Confiança e credibilidade serão os diferenciais nas relações de negócios no terceiro milênio. O artigo tem a intenção de contribuir para o resgate dos valores e princípios éticos e morais no sentido de orientar a conduta de profissionais e empresas, com vistas à humanização das relações nos negócios. Realça a importância da ética, moral e valores a serem aplicados nos negócios em busca de um relacionamento de maior lealdade com cliente e fornecedores e ainda com empregadores e empregados, buscando um clima mais humano nessas relações.

Relatório Etapa 4/Passo 1

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Responsabilidade Social deve ser uma prática inserida na cultura da organização, com a inserção dos valores éticos na missão da empresa. É essencial que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com