TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Eletronica

Por:   •  5/4/2015  •  Seminário  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

 Assuntos importantes que nos ajudará a compreender a aplicação do diodo, Esta atividade são importantes para podermos conhecer as características e aplicações dos diodos semicondutores nos ensina a  importância de conhecer  as características e funcionalidades dos transistores bipolares de junção, importantes no desenvolvimento do circuito

Esse trabalho nos da base para a importância de conhecer e estudar a eletrônica e seus,  

Componentes e indispensáveis na vida moderna.

ETAPA I

Passo 1

Pesquisar as principais características dos diodos semicondutores. Fazer um resumo com os pontos mais relevantes e entregá-lo ao professor no final da Etapa..

Pesquisa

O diodo semicondutor é um componente que pode comportar-se como condutor ou isolante elétrico, dependendo da forma como a tensão é aplicada aos seus terminais. Essa característica permite que o diodo semicondutor possa ser utilizado em diversas aplicações, como, por exemplo, na transformação de corrente alternada em corrente contínua.

A aplicação de tensão sobre o diodo estabelece a forma como o componente se comporta eletricamente. A tensão pode ser aplicada ao diodo pela polarização direta ou pela polarização inversa do componente. Diodo semicondutor  é um elemento ou componente eletrônico composto de cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes materiais durante sua formação, que causa a polarização de cada uma das extremidades. É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de eletricamente outras aplicações. Possui uma queda de tensão de, aproximadamente, 0,3 V(germânio) e 0,7 V (silício)

Um diodo semicondutor consiste numa junção de uma camada de semicondutor tipo n com outra e semicondutor tipo p. Num semicondutor n, os portadores de carga – ou seja, as partículas que participam da condução elétrica – são elétrons livres.

O diodo funciona como uma chave de acionamento automático (fechada quando o diodo está diretamente polarizado e aberto quando o diodo está inversamente polarizado). A diferença mais substancial é que, quando diretamente polarizado, há uma queda de tensão no diodo muito maior do que aquela que geralmente se observa em chaves mecânicas (no caso do diodo de silício, 0,7 V). Assim, uma fonte de tensão de 10 V, polarizando diretamente um diodo em série com uma resistência, faz com que haja uma queda de tensão de 9,3 V na resistência, pois 0,7 V ficam no diodo. Na polarização inversa, acontece o seguinte: o diodo faz papel de uma chave aberta, já que não circula corrente, não haverá tensão no resistor, a tensão fica toda retida no diodo, ou seja, nos terminais do diodo há uma tensão de 10 V.

A principal função de um diodo semicondutor, em circuitos retificadores de corrente, é transformar corrente alternada em corrente contínua pulsante. Como no semi ciclo negativo de uma corrente alternada o diodo faz a função de uma chave aberta, não passa corrente elétrica no circuito (considerando o “sentido convencional de corrente”, do “positivo” para o “negativo”). A principal função de um diodo semicondutor, em circuitos de corrente contínua, é controlar o fluxo da corrente, permitindo que a corrente elétrica circule apenas em um sentido.

Passo 2

Pesquisar, na bibliografia padrão e/ou complementar, sobre as aplicações dos diodos, e fazer um texto explicativo listando as mais relevantes. Entregá-lo ao professor no final da Etapa. Site sugerido para pesquisa

Pesquisa

Diodos são componentes eletrônicos de uma aplicação muito vasta. São compostos de dois materiais semicondutores. Por esse motivo, ele permite ou impede a passagem de corrente elétrica dependendo da tensão aplicada no circuito e dependendo do sentido em que é instalado (em corrente contínua), conduzindo apenas tensões acima de 0,6 a 0,7V. Como é um componente que só conduz corrente em um sentido, é comumente utilizado como retificador para corrente alternada.

O fenômeno da condutividade em um só sentido é aproveitado como um chaveamento da corrente elétrica para a retificação de sinais senoidais7 , portanto, este é o efeito diodo semicondutor tão usado na eletrônica, pois permite que a corrente flua entre seus terminais apenas numa direção. Esta propriedade é utilizada em grande número de circuitos eletrônicos e nos retificadores.

Os retificadores são circuitos elétricos que convertem a tensão CA (AC) em tensão CC (DC). CA vem de Corrente alternada, significa que os elétrons circulam em dois sentidos, CC (DC), Corrente contínua, isto é circula num só sentido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (349.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com