TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Eletronica e Instrumentação

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Eletrônica e Instrumentação

Prof. Samir M Teixeira

MICHAEL SILVA, RA: 3708614424.

PIRACICABA

2015


SUMÁRIO

  1. ETAPA 1 – PASSO 1        2
  2. ETAPA 1 – PASSO 3        3
  1. ERRO DE PARALAXE        2
  2. ERRO DE INTERPOLAÇÃO        4
  3. ERRO EM INSTRUMENTOS DIGITAIS        5
  1. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA        6

  1. ETAPA 1 – PASSO 1

        Na ciência experimental podemos afirmar inicialmente que nada é exato, ou seja, todas as equações existentes que podem descrever qualquer fenômeno físico são relações entre grandezas medidas, e toda medição esta envolvida em vários e aspectos, que são:

  • Aspectos de Método.
  • Aspectos de Operação.
  • Desempenho dos Instrumentos Utilizados.

Podemos afirmar também que nenhum instrumento é exato em sua medição, porque qualquer instrumento precisa ter uma referencia padrão para que possa efetuar assim sua calibração. Vamos tomar como exemplo uma régua que se compra em lojas de departamentos ou em papelarias, tais réguas têm suas marcações devidamente espaçadas de acordo com o padrão que o fabricante usou. Então como se faria para termos uma medida confiável de um metro com o uso dessas réguas, pois segundo o Sistema Internacional de Unidades um metro corresponde a distancia percorrida pela luz, no vácuo, durante um período de tempo equivalente a 1/299,792.458 de segundo. Podemos perceber então que é necessário o uso de fontes de luz para caracterização do padrão e da medida. Dessa forma podemos concluir nossa régua usada no exemplo possui uma incerteza instrumental, essa incerteza ocorre até mesmo em instrumentos profissionais e de qualidades que são adquiridos em departamentos especializados. Na ciência experimental o problema de falta de exatidão é crucial, como podemos ver abaixo;

  • Resolução é a capacidade de um instrumento em identificar valores que estão muito próximos da grandeza a ser medida.
  • Estabilidade é a aptidão do instrumento de medição em manter seus padrões de medidas.
  • Limiar é a menor possibilidade de variação que um estimulo pode provocar  uma perceptível variação no valor ou na medida do instrumento.
  • Fidelidade é a confiabilidade do instrumento sob condições normais de utilização, a resposta próxima a um estimulo.

As medidas podem ser classificadas em duas famílias;

  • Medidas Diretas

Medidas diretas podem ser entendidas como aquelas medidas que não dependem de nenhuma outra grandeza para a sua determinação, ou seja, é possível obter direto através de algum instrumento, como por exemplo, o tempo medido pelo cronometro.

  • Medidas Indiretas

As medidas indiretas precisam geralmente de uma relação matemática existente de outras medidas ou grandezas que possam ser obtidas diretamente, como por exemplo, a velocidade, ela é obtida através da relação entre as medidas de espaço percorrido e tempo.

  1. ETAPA 1 – PASSO 3

        Em medições com instrumentos sempre haverá uma diferença entre o valor medido e o valor real. Assim, quando se efetua uma medição, o valor obtido é sempre aproximado, não sendo igual ao valor real, isso acontece devido a vários fatores, como falhas em instrumentos como falhas do usuário, ou seja, o erro é uma combinação de fatores.

  1. ERRO DE PARALAXE

        A paralaxe acontece quando a um aparente deslocamento de um objeto observado (Figura 1), mas que na verdade esse deslocamento é causado por uma mudança na posição de quem esta observando o objeto. O erro de paralaxe consiste em um desvio óptico que é causado pelo ângulo de visão de um individuo isso resultante de um posicionamento incorreto do usuário em relação ao instrumento, causando-o a fazer uma observação errada em uma escala de graduação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (188.3 Kb)   docx (510.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com