TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Empreendedorismo 1 Etapa

Ensaios: ATPS Empreendedorismo 1 Etapa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1 (Aluno)

Estude individualmente o conteúdo dos capítulos 1 e 2 do PLT Empreendedorismo: transformando ideias em negócios, de autoria de Dornelas, que tratam de Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor.

Passo 2 (Equipe)

Analise cuidadosamente o conteúdo do quadro 2.3 Características dos empreendedores de sucesso e, em seguida, desenvolva individualmente o exercício de Auto-avaliação de seu perfil empreendedor (Ambiente, Atitudes e Know-how), para promover uma reflexão sobre o que é ser empreendedor.

Discuta com seu grupo sobre a aprendizagem desses temas, enfatizando a diferença entre o administrador e o empreendedor, assim como dos resultados que cada integrante do grupo encontrou do exercício de auto-avaliação

Passo 3 (Equipe)

Utilize os resultados da discussão indicada no passo 2 e, em grupo, elabore um relatório de uma página, indicando e criticando o resultado da média que os alunos conseguiram no exercício de auto-avaliação. Complemente o relatório, comentando o que o grupo

CST em Marketing - 1ª Série - Empreendedorismo

Edna de Almeida Rodrigues

Pág. 4 de 8

compreendeu sobre as diferenças entre ser Administrador e ser Empreendedor. Entregue o relatório com todos os passos resolvidos ao seu professor na aula 3.

ETAPA 2 (tempo para realização: 15 horas )

 Aula-tema: Identificando Oportunidades.

Esta atividade é importante para que você identifique as etapas essenciais para se criar um novo negócio, buscando o sucesso do empreendimento.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

1. Analisar criticamente os capítulos 3 e 4 do PLT que tratam de Identificando Oportunidades I e II.

2. Pesquise sobre oportunidade de negócios em outras fontes de consulta disponíveis na biblioteca ou localizadas na Internet. Faça essa atividade individualmente, para somente depois discutir com seu grupo.

3. Reunir-se com a equipe e cada aluno deverá apresentar um ideia que visualiza como uma oportunidade de um negócio de acordo com as pesquisas realizadas. 4. Façam um brainstorming2, com as apresentações das ideias e depois uma discussão e análise de cada oportunidade, ao final a equipe deve eleger aquela que será realizado o plano de negócio, ou seja a ideia que tem mais viabilidade de dar certo.

NOTA: Nem todos os sites da internet são confiáveis. Quando for solicitada pesquisa da internet, para garantir a qualidade de sua aprendizagem, pesquise em sites de universidades, congressos, associações de classe, por exemplo, evitando sites como o Wikipedia, que por não se saber ao certo quem são os autores de seus textos, não é confiável, podendo levar os alunos a uma aprendizagem errada. Também, lembre-se: Google não é fonte, é ferramenta de busca, portanto não deve ser citado.

Passo 2 (Equipe)

Refletir que após formada a base conceitual necessária, é hora de o grupo começar a criação de um novo negócio, como se cada integrante do grupo fosse um sócio dessa empresa fictícia.

1 Em conjunto, dê início às definições do negócio a ser criado, decidindo sobre as seguintes questões da nova ideia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com